Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Na terça-feira, 14 de junho, a Comissão Especial de Valorização Profissional reuniu-se de forma remota para prosseguir com a elaboração dos projetos previstos para o segundo semestre,  entre os quais a coordenadora da comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, destacou a importância de informar o profissional contábil a respeito das diferenças entre as funções dos Conselhos e dos Sindicatos Patronais e Trabalhistas. Também comentou-se sobre novas formas de atuação da comissão, pela elaboração de pesquisas, podcasts e TV CRCPR. Participaram os integrantes Diego Maurício Paim Bottcher, Carolina Araújo dos Santos Feijó, Keli Lemos, Roseli de Souza Ruiz e Alexandre de Lara e Silva, bem como a funcionária de apoio do CRCPR, Ana Paula Ambiel Gaigner




Elisete concedeu também mais uma entrevista ao radialista Uiliam Barbosa, da Rádio Paraná Educativa AM 630, sobre "Trabalhador Autônomo". Elisete exemplificou a diferença entre profissional liberal, MEI e autônomo, falou sobre a "pejotização" dos funcionários e a importância de o profissional estar registrado em seus respectivos conselhos. Ela reforçou, ao final da entrevista, que é importante para o profissional autônomo sair da informalidade, pensando principalmente no seu futuro e de seus familiares, atentando-se ao imposto de renda, à previdência social e à criação de uma identidade financeira que lhe possibilite realizar a comprovação de sua condição financeira, ficando assim, livre de possíveis cobranças fiscais no futuro e longe dos perigos da informalidade. Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui


COMISSÃO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO PROFISSIONAL




A Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional reuniu-se, no dia 14 de junho, para debater os novos projetos de trabalho para 2022, que foram submetidos à aprovação do presidente do Conselho, Laudelino Jochem. Um dos projetos já foi aprovado, que se refere à realização de uma live para apresentação da Comissão à comunidade contábil, no dia 8 de julho, com o tema: "Diversidade e Inclusão na Contabilidade". Mais informações sobre a live serão divulgadas em breve. Participaram da reunião, o coordenador da comissão Iago França Lopes e os integrantes Bento Rosa Junior, Juh Círico, Fabian Algarte da Silva, Lisiane Bazzo, Rosineide Alves e a funcionária de apoio do CRCPR, Jeruza Fernandes Moura Borges. 



Na próxima segunda-feira (27/06), o coordenador da Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR, Prof. Iago França Lopes (@iago.flopes) participa do Webinar “Os Conselhos de Diversidade e Inclusão nos CRC’s: esse orgulho é nosso também”, organizado pelo CRCBA com o objetivo de apresentar as Comissões de Diversidade e Inclusão dos Conselhos de Contabilidade (BA, CE e PR) e suas ações estratégicas que dialogam com o exercício humano e ético na Contabilidade. O webinar será apresentado por Daniel de Jesus Pereira (@abelhacontabil) , coordenador da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCBA; e contará também com a participação de Julyanne Lages de Carvalho Castro (@julyannelcastro) , presidente da Comissão de diversidade e Inclusão Social do CRCCE; Leonardo Caldas Passos de Souza (@eu_leocaldas) , membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA; com mediação de Germane Sacerdote (@germanesacerdote) , coordenadora adjunta da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA. Para participar, inscreva-se clicando aqui.


COMISSÃO CRCPR MULHER



Na próxima terça-feira (28), às 16h30, a Comissão CRCPR Mulher promove em Foz do Iguaçu o evento CRCPR Mulher Perto de Você, com o apoio do SESCAP-PR Foz do Iguaçu e do Sincofoz. Trata-se de um bate-papo com as profissionais da contabilidade da região sobre os desafios femininos no mercado de trabalho contábil e na sociedade. As convidadas poderão conhecer de perto as ações e planos da Comissão CRCPR Mulher, opinar, apresentar sugestões e reforçar o networking. O encontro acontece na sede do SESCAP-PR Foz do Iguaçu, que fica na Rua Quintino Bocaiuva, 682, salas 31 e 32, no centro da cidade. As interessadas devem confirmar presença até 27/6 pelos telefones (45) 3572-3948 e 99122-1807.


COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS



No dia 21 de junho, a Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários realizou de forma remota uma reunião que teve como pauta ações e projetos propostos pelos integrantes. Entre eles, a realização de um evento no mês de setembro, na semana do Dia do Contador, e a realização de eventos futuros com os temas "Tributação da Energia Elétrica" e "Essencialidade e Seletividade da Tributação de Produtos". Também foi discutido a aproximação das comissões similares de outras entidades e outros assuntos gerais da comissão. Participaram da reunião o coordenador, João Eloi Olenike, os integrantes Angelita Roza, Édipo Alonso de Oliveira Moreira, Elaine Cristina Azevedo, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, Ronaldo Bosco Soares, José Julberto Meira Júnior e o profissional de apoio do CRCPR, Carlos Alberto Jungles de Camargo.


COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

No dia 22, aconteceu a reunião do grupo de trabalho, liderado pelo coordenador Décio Vicente Galdino Cardin. Foram discutidos os problemas no Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) e a dificuldade de os partidos políticos municipais cumprirem a obrigação legal de prestarem contas anuais, bem como a possível prorrogação do prazo para esta prestação de contas, que termina em 30 de junho. Também se comentou sobre a consulta pública realizada pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE), até 30/6, que objetiva coletar sugestões para o desenvolvimento de um novo sistema de prestação de contas de partidos políticos. Participaram os integrantes Denilson Pasin e Sérgio Roberto Bebber e a funcionária de apoio do CRCPR, Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia.




COMISSÃO DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A Comissão reuniu-se, no dia 22, sob a coordenação do professor Cesiro Aparecido da Cunha Junior, para discutir a elaboração da Revista CRCPR, palestras educacionais em parceria com a Comissão de Valorização Profissional, palestra técnica para professores e coordenadores da área e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Participaram Alison Martins Meurer, Claudio Nogas, Everton Carlos dos Anjos, João Valdir Falat, Luciano Gomes dos Reis, Paulinho Renê Stefanello, Ronaldo Madeira, Sirlene Siqueira Alves e a funcionária de apoio do CRCPR, Jeruza Moura Burges.






COMISSÃO PERMANENTE DE SUSTENTABILIDADE



A Central de Apoio Santa Inês foi a entidade beneficiada pelas doações arrecadadas entre os funcionários da sede do CRCPR durante a Campanha do Agasalho promovida pela Comissão Permanente de Sustentabilidade. Os itens doados foram entregues na última segunda-feira (20) pelo diretor superintendente Gerson Borges de Macedo (à direita), pelo gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior (à esquerda) e  pela coordenadora da Comissão, Eryka Renata Ferreira de Mello Senff Maya (à direita). Os agasalhos foram recebidos pela gestora da entidade, Fabiana Vaz Venâncio e pela assistente social Flávia Canavarro de Assis. A entidade atua desde 2014 no bairro curitibano do Cajuru, arrecadando e oferecendo materiais de necessidades básicas a pessoas carentes que buscam ajuda no local. A entidade distribui leite, comida, suplementos, fraldas, medicamentos, órteses, roupas e móveis. Além disso, presta informação à sociedade sobre seus direitos e deveres, seja com visitas semanais nas casas dos cadastrados ou oferecendo palestras gratuitas. Clique aqui para conhecer o trabalho da entidade e saber como colaborar.

Ainda durante o mês de junho, a comissão vem colaborando com a conscientização dos funcionários do CRCPR quanto à necessidade de doar sangue.

O trabalho consistiu no envio de comunicações, destacando a importância do gesto nesta época de clima frio, quando as doações caem devido ao aumento da incidência de doenças respiratórias na população.



COMISSÃO CRCPR JOVEM



No dia 23 de junho, a Comissão CRCPR Jovem se reuniu de forma remota para dar boas-vindas aos novos integrantes e apresentar a comissão e seus respectivos projetos e eventos em andamento. O coordenador da Comissão, Everson Lopes, ressaltou a intenção e os objetivos da Comissão de estar presente nas Universidades, garantindo a aproximação da comunidade acadêmica com o CRCPR desde o primeiro ano de graduação dos estudantes. Participaram da reunião, o coordenador Everson Luiz Lopes e os integrantes Rafael Micheviz, Vitor Hideo Nasu, Eduardo Murro, Viviane da Silva Ezaú de Oliveira e o funcionário de apoio do CRCPR, Gustavo Elias Muenz.



COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES

No dia 22 de junho, a coordenadora geral das Comissões do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha, reuniu-se individualmente com diversos coordenadores de Comissões para tirar dúvidas e discutir o planejamento dos grupos de trabalho. Participaram Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior (Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil), Cesiro Aparecido da Cunha Junior (Comissão dos Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis), Renê Miguel Reque Filho (Comissão de Peritos Contábeis), Elisete Ferreira de Carvalho(Comissão Especial de Valorização Profissional), Francisco Savi (PVCC), Everson Luiz Lopes (CRCPR Jovem), Décio Galdino Cardin (Comissão dos Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária) e Danilo Alves Grani (Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense). A coordenadora também esteve reunida com os funcionários de apoio das Comissões de Trabalho para alinhar questões operacionais. 

No dia seguinte, Ariane reuniu-se com o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, para reportar o andamento de suas atividades e de cada uma das Comissões.


ENTREVISTAS COM COORDENADORES DE COMISSÕES

Márcio Assumpção

Comissão do Contador Público

Francisco Savi

Comissão do PVCC

Everson Luiz Lopes

Comissão CRCPR Jovem

Rosemeri Kiyomi Hayashi

Comissão da Mulher Contabilista

Renê Miguel Reque Filho

Comissão de Peritos Contábeis

CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.