Bacharel em Ciências Contábeis pela FAE Business School, com pós-graduação em Controladoria e Finanças pela PUC-PR, MBA em Gestão Corporativa pelo ISAE/FGV e mestrado profissional em Gestão de Cooperativas pela PUC-PR, o coordenador administrativo/financeiro da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e coordenador da Comissão de Profissionais Contábeis da Área Cooperativista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Claudiomiro Rodrigues, descreve nesta entrevista os desafios que os profissionais desse segmento têm adiante e como a comissão do CRCPR atuará em 2022. Confira!

CRCPR ONLINE: Como o senhor recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Claudiomiro Rodrigues: Ele me convidou há pouco mais de dois anos, quando eu era integrante da comissão.

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia a evolução deste grupo de trabalho?

CR: Tenho sido integrante desde o início. Os trabalhos evoluíram em qualidade e abrangência. Uma das nossas primeiras conquistas foi a mudança de uma importante norma contábil, que passou a classificar as cotas-partes das cooperativas como patrimônio líquido, uma antiga discussão que o presidente Laudelino, coordenador da comissão à época, capitaneou junto ao Conselho Federal de Contabilidade. De lá para cá, realizamos diversos eventos voltados especificamente para o profissional contábil que atua nesse segmento, sujeito a normas específicas.

CRCPR ONLINE: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

CR: Bem democrático e oportuniza outros interessados a se manifestarem.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

CR: Continuaremos mantendo o foco em aspectos práticos que envolvem o tema contábil em cooperativas.

CRCPR ONLINE: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

CR: Pretendemos manter esse espírito democrático acentuado pelo processo de chamamento público de participantes, abrindo oportunidades para sugestões de temas a serem  indicados pelas cooperativas.

Contato da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.