A Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) terá o professor Sérgio Augusto Porciuncula Júnior como coordenador. Além de professor universitário, o contador é mestre em Governança e Sustentabilidade, especializado em Controladoria, Professional & Self Coach, sócio em empresa contábil, com experiência em gerência de auditoria interna e atuação em auditoria externa no corpo técnico e gerencial da PricewaterhouseCoopers por mais de 14 anos.

Em entrevista, Porciuncula comenta o histórico e propósitos da Comissão, bem como o planejamento do grupo de trabalho e convida a todos para contribuírem com comentários, críticas e sugestões.

CRCPR Online: Como o senhor recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Sérgio Porciuncula Júnior: Recebi o convite para ser o novo coordenador com grande satisfação profissional e sentimento pessoal de gratidão. No meu caso, em particular, tive a honra de receber um convite "duplo", advindo do presidente, Sr. Laudelino Jochem, e do vice-presidente de Administração e Finanças, Sr. Everson Carlin, que é fundador e, até então, era coordenador da Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil.

CRCPR Online: O senhor já tinha contato com esta comissão? Acompanhou o trabalho anterior? Como avalia a evolução deste grupo de trabalho?

SPJ: Iniciei minha participação na Comissão em 2016. Durante esses cinco anos, fui convidado pelo Sr. Everson Carlin para participações nos Fóruns do Auditor em 2018, 2020 e 2021.

A evolução da Comissão de Auditoria foi em direção ao amadurecimento na escolha de temas relevantes, complexos e com participantes renomados, apresentados em eventos como o Fórum do Auditor e webinares realizados na TV CRCPR, e com o rigor interno necessário para a comissão ter sua relevância no desenvolvimento de temas de auditoria reconhecida. Além disso, nossas reuniões passaram a contar com a participação de um funcionário do CRCPR, no nosso caso o gerente [de Fiscalização] Fabrízio Guimarães, que nos auxiliou a documentar os temas tratados e a controlar as pautas, entre outros assuntos internos.

CRCPR Online: Como o senhor avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

SPJ: Acredito representar uma evolução significativa e natural do CRCPR, buscando estar alinhado com um dos fatores mais cobrados atualmente pela nossa sociedade: a transparência. De forma geral, a procura pelos profissionais da contabilidade em participar em comissões do seu interesse demonstrou também o grau de evolução e amadurecimento da relevância que nossa profissão tem e, a cada dia, ganha, sob a ótica da sociedade empresarial e, mesmo no geral, por nossas atividades profissionais estarem baseadas na defesa do interesse público, conforme indicado em nosso Código de Ética Profissional.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta comissão?

SPJ: Temos como prerrogativas principais proporcionar uma melhor atuação dos profissionais de auditoria contábil no mercado de trabalho, por meio de estudos, discussões e eventos de temas atuais e relevantes, e estimular o conhecimento técnico e o desenvolvimento da Educação Continuada na área de atuação.

CRCPR ONLINE: Poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

SPJ: Já temos alguns temas eleitos para discussão ao longo de 2022, como: criptoativos, block chain e o papel do auditor na Revolução Tecnológica 4.0.

CRCPR ONLINE: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?

SPJ: Permanecemos receptivos a assuntos diversos e que os profissionais da contabilidade, em especial, os auditores contábeis, entendam como sendo importantes para o desenvolvimento da nossa profissão. Por isso, convido a todos a enviarem seus comentários, críticas e sugestões para que possam ser discutidos e aprofundados na medida da alçada da nossa Comissão dos Auditores.

Contato da Comissão dos Profissionais de Auditoria do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.