A técnica em contabilidade e administradora de empresas, sócia em organização contábil, ex-conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e integrante da atual diretoria do SESCAP-PR, Elisete Ferreira de Carvalho, segue como coordenadora da Comissão Especial de Valorização Profissional. Nesta entrevista, Elisete conta sobre os resultados obtidos nos últimos anos e o planejamento de novas ações da comissão, cujos quadros foram amplamente renovados, permanecendo apenas uma integrante da formação anterior. Confira!
CRCPR ONLINE: Como a senhora avalia a evolução deste grupo de trabalho?
Elisete Ferreira de Carvalho: Recebi com alegria o convite para permanecer à frente da Comissão Especial de Valorização Profissional. Sinto-me honrada por ter sido escolhida para continuar e sei que assumo uma grande responsabilidade. Assumi essa comissão na última gestão e foi desafiador; uma equipe nova dentro do ambiente institucional, com vontade de fazer a diferença. À medida em que nos reuníamos, íamos compreendendo a grandeza do trabalho das comissões do CRCPR. E a responsabilidade em levar aos profissionais ações significativas, que nos levem ao reconhecimento do papel importante do contador perante a sociedade.
CRCPR ONLINE: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?
EFC: Na minha opinião, este processo é bastante democrático e oferece oportunidades de trazer para dentro do CRCPR excelentes profissionais, que podem contribuir com ideias e atitudes dentro das comissões. Nossa comissão foi renovada em 90% com integrantes vindos do chamamento público. Pelos currículos e projetos apresentados, temos certeza da qualidade profissional desses novos integrantes.
CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?
EFC: Encontrar caminhos e maneiras de atingir a sociedade de modo geral, trazendo um olhar de valorização à nossa classe. Para isso temos que levar aos nossos colegas profissionais a importância de atualização constante. Novos cenários econômicos trazem comportamentos diferentes por parte da sociedade. Novos formas de investimentos, de associações, de comércio, de relações de trabalho, nos obrigam a mudarmos também a forma de prestar serviços. Há uma invasão de empresas digitais oferecendo serviços on-line e isso representa uma facilidade aos nossos clientes. Entretanto, nossa presença, com informação e assessoria consultiva, não será substituída por essas ferramentas, porque atrás de um CNPJ existem pessoas de verdade, empregadores e colaboradores e nosso olhar deve contemplar essa dinâmica.
CRCPR ONLINE: A senhora poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?
EFC: Em primeiro lugar, cabe ao coordenador acolher os novos membros da comissão e integrá-los à dinâmica do CRCPR. A partir desse ponto, buscar viabilizar os projetos por eles apresentados. Pretendemos elaborar um bom plano de trabalho, utilizando as ferramentas disponíveis em todas as mídias disponibilizadas pelo CRC. Nossa equipe tem profissionais muito competentes e capazes e certamente iremos preencher os espaços com artigos que objetivem transformar positivamente a visão que ainda uma parcela de profissionais tem de si mesmos.
CRCPR ONLINE: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?
EFC: Gostaria de agradecer publicamente ao presidente Laudelino Jochem pelo convite e de dar as boas-vindas aos integrantes da nossa comissão – Ademir Oscar Dreher, Alexandre de Lara Silva, Carlos Eduardo Schefer, Carolina Araújo dos Santos Feijó, Diego Maurício Paim Bottcher, Keli Lemos, Rafaela Neves Cargnin e Roseli de Souza Ruiz, a única que continua conosco da composição anterior, além da funcionária de apoio, a inspetora fiscal Ana Paula Ambiel Gaigner.
Na manhã desta terça-feira (12), a Comissão Especial de Valorização Profissional realizou sua primeira reunião com a nova composição completa, em formato virtual. Prosseguindo sob a coordenação da profissional contábil Elisete Ferreira de Carvalho, o grupo iniciou o encontro recebendo as boas-vindas do presidente Laudelino Jochem e do vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, que falaram sobre os planos do CRCPR para 2022-2023 e sobre a importância do trabalho das comissões para que eles se concretizem.
O diretor superintendente Gerson Borges de Macedo também participou da abertura. A nova composição da comissão abrange profissionais das cidades de Barracão, Marechal Cândido Rondon, Paranavaí, Cascavel e Curitiba.
Segundo o presidente Laudelino, essa diversidade acaba por ser um aspecto bastante positivo, visto que a experiência e o conhecimento desses profissionais agregam diferentes pontos de vista, podendo resultar em ações com resultados mais abrangentes.
Na sequência, os integrantes se apresentaram e a coordenadora Elisete deu o direcionamento quanto aos objetivos da comissão e ao trabalho inicial de planejamento. Participaram da reunião os profissionais Ademir Oscar Dreher, Alexandre de Lara Silva, Carlos Eduardo Schefer, Carolina Araújo dos Santos Feijó, Diego Maurício Paim Bottcher, Keli Lemos, Rafaela Neves Cargnin e Roseli de Souza Ruiz, além da funcionária de apoio, a inspetora fiscal Ana Paula Ambiel Gaigner. Os principais tópicos tratados foram o calendário das reuniões e os projetos a serem inseridos no planejamento para 2022.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.