Whatsapp Logo Quadrado

Auditor, perito judicial, professor universitário, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e sócio em empresa de consultoria e planejamento tributário, o contador e advogado João Eloi Olenike seguirá como coordenador da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no biênio 2022-2023.

Nesta entrevista, ele comenta sobre o grupo de trabalho e próximos eventos. Confira!

CRCPR Online: Como o senhor avalia a evolução da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários?

João Eloi Olenike: Em 2018, quando fui convidado para a função, eu montei a Comissão mantendo Dermival [Oliveira], que era então o coordenador, e convidei mais dois renomados professores, para desempenharmos nossos objetivos. Desde então, estamos fazendo um trabalho profícuo em prol da classe dos contabilistas. Nossa comissão tem obtido um grande sucesso no número de participantes em nossos eventos e temos nos esforçado para ajudar tecnicamente a classe contábil, com esmero e dedicação! O resultado tem sido positivo e vamos continuar nos aprimorando para melhorar ainda mais nossa eficácia!

CRCPR Online: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

JEO: Achei muito bom, pelo fato de podermos ter mais integrantes e dividirmos mais tarefas. Precisamos transformar quantidade em qualidade!

CRCPR Online: Quais são os pontos centrais de discussão da área de trabalho desta Comissão?

JEO: São os principais temas nas áreas contábil, fiscal e tributária, que venham a afetar o trabalho dos contabilistas no dia a dia, principalmente no que se refere às atualizações legais e de procedimentos administrativos.

CRCPR Online: Poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

JEO: Temos uma live sobre IRPF já agora, no dia 1º de abril, abordando o tema "Atualizações no IRPF – 2022", com inscrições abertas. Pretendemos, fazer ainda este ano, um evento maior, de três dias, tendo nossa área como tema. Para o próximo ano, pretendemos apresentar assuntos importantes, de acordo com a disponibilidade de calendário da entidade.

Contato da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários

E-mail: comissao.assuntos.contabeis@crcpr.org.br

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.