A contadora de Foz do Iguaçu Elizangela de Paula Kuhn, que foi vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina e de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), contadora, advogada e proprietária da maior empresa contábil de sua região e uma das maiores do Paraná,  assume a Comissão do Empresário Contábil Paranaense com o desafio de ajudar o empresário contábil a se manter atualizado e competitivo em um cenário tão cheio de incertezas como o mercado brasileiro. Nesta entrevista, ela fala sobre seus planos para fomentar o crescimento das empresas de contabilidade em todo o estado. Confira!

CRCPR ONLINE: Como a senhora recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão e como avalia a evolução deste grupo de trabalho?

Elizangela de Paula Kuhn: Fiquei muito feliz com o convite. Confesso que já não pensava mais em voltar as atividades ligadas às entidades depois de 12 anos no CRCPR, mas a Comissão do Empresário me faz brilhar os olhos, pela possibilidade de troca de experiências, informações e compartilhamento de melhorias entre as empresas do segmento. Não tinha como recusar o convite do presidente Laudelino, especialmente pelo respeito que tenho ao profissional que ele é.

CRCPR ONLINE: A senhora já tinha contato com esta comissão? Acompanhou o trabalho anterior? Como avalia a evolução deste grupo de trabalho?

EPK: Em função da pandemia, que consumiu a atenção dos empresários contábeis muito acima do normal, para mim foi bem difícil acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas entidades  ao longo dos dois últimos anos. Mas pude observar que o CRCPR fez muita coisa para ajudar os empresários nesse período a superar as dificuldades e realizar um bom trabalho diante de um cenário completamente inesperado.

CRCPR ONLINE: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

EPK: Acho excelente! É a possibilidade de desenvolvermos novas lideranças, das quais somos tão carentes. As entidades têm dificuldade de criar e trazer novas lideranças e esse formato pode contribuir para isso. Além disso, temos a possibilidade de trazer pontos de vista e experiências diferentes, a realidade da capital e do interior do estado, enfim, é na adversidade e nas diferenças que crescemos. Nunca gostei de "panelas" e esse formato ajuda muito na renovação. Torço para termos grandes experiências!

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

EPK: Discussão sobre a realidade das empresas contábeis paranaenses, troca de experiências, trazer os melhores cases nas mais diversas áreas de necessidade e de possibilidades do mercado de empresas contábeis no Brasil, discussão sobre o mercado da contabilidade atual... As frentes de atuação são inúmeras e o cenário muda a todo instante, por isso temos que estar sempre atentos e em contato, para oferecer conteúdos relevantes para os empresários da contabilidade.

CRCPR ONLINE: A senhora poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

EPK: Como temos representantes dos SESCAPs em nossa comissão, empresários com experiência e excelente rede de contatos, vamos procurar aproveitar a expertise de todos para trazer muita informação aos empresários contábeis paranaenses, cases nas áreas de interesse de uma empresa contábil, diagnóstico do cenário atual com profissionais que estão no dia a dia de nossas empresas, enfim, compartilhamento de ideias, dores, soluções para nos prepararmos para um futuro cada vez mais competitivo.

CRCPR ONLINE: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?

EPK: Quero reforçar que estamos muito motivados a fazer um trabalho de relevância para as empresas de contabilidade, que busque o crescimento de todos.

Contato Comissão do Empresário Contábil Paranaense

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.