Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas, com especialização em Administração de Empresas - Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas e Perícias Judiciais Cíveis, Avaliação de Empresas e Cálculos Atuariais, e com formação complementar em várias especialidades afins, o contador e perito Renê Miguel Reque Filho continua à frente da Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR e nesta entrevista, fala sobre a continuidade das ações para o aprimoramento dos profissionais que atuam nesse segmento. Confira!

CRCPR ONLINE: Como o senhor recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Renê Miguel Reque Filho: O convite para continuar à frente da Comissão de Peritos do CRCPR foi e é motivo de enorme satisfação profissional. Ao integrar o seleto grupo de profissionais escolhidos pelo presidente Laudelino, de fato, sinto-me honrado.

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia a evolução deste grupo de trabalho?

RMRF: Acompanhei o trabalho da comissão desde sua instalação, no ano de 2016, criada através da Portaria CRC nº 041/2016. No que concerne ao trabalho anterior (última gestão), ao assumir a coordenação, não escondo o respeitável desafio que estaria por vir. Isto porque herdamos o legado de uma coordenação e comissão extremamente competente e atuante. Contudo, os integrantes nesta nova fase responderam com elevada competência e sinergia, razão pela qual os trabalhos desenvolvidos foram alvo de reconhecidos elogios no seio do CRCPR e Justiça Cível e Trabalhista.

CRCPR ONLINE: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

RMRF:  O procedimento ora adotado, desde que observadas as competências previstas pelo CFC em cada atividade, permite aproximação cada vez maior dos contadores junto ao Conselho, especialmente, nas comissões. Ou seja, torna cada vez mais o ambiente democrático, ofertando oportunidades para o progresso da sociedade contábil, seja pela constante qualificação profissional, ou pelo uso de ferramentas e inovações tecnológicas.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

RMRF:  Estimular o estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade inerentes à área de Perícia; realizar trabalhos conjuntos com o Poder Judiciário e demais autoridades constituídas quanto à competência de trabalhos periciais na esfera contábil, e difundir conhecimentos específicos destes profissionais para a comunidade em geral.

CRCPR ONLINE: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

RMRF: Vamos manter e intensificar a atuação do Grupo de Estudos em Perícia Contábil do CRCPR, com encontros mensais, realizar reuniões, organizar gravações junto ao maior canal de aprendizado instalado em nosso Conselho, a TV CRCPR, realizar o VI Seminário Paranaense de Perícia Contábil do CRCPR e Mesa Redonda, ambos voltados a debates e estudo das normas que disciplinam a Perícia.

CRCPR ONLINE: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?

RMRF: Gostaria de agradecer publicamente a todos aqueles que integraram a comissão no ano de 2021, cuja contribuição foi fundamental para o sucesso e realização dos trabalhos desenvolvidos pela coordenação: Carlos Eduardo Torres Galarda, Edson Marcelino Lazarini, Emerson Raksa, Fernanda Castro Voltolini, João Matias Loch, Marlon Athos Marçal Oliveira, Maurício Cadenas Prado e Viviane Gambale Miranda Dos Santos Daenecke e Iran Luiz Cordeiro.
.

Contato da Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.