Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O contador e administrador, sócio em organização contábil e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Francisco Savi, seguirá como coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Nesta entrevista, Savi conta sobre os resultados obtidos nos últimos anos e o planejamento de novas ações. Confira!

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia a evolução deste grupo de trabalho?

Francisco Savi: Nos últimos anos, temos trabalhado com o empenho de muita gente e conseguimos que as destinações para os Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa tivessem um incremento considerável, sendo Curitiba a primeira no ranking nacional. Assim, ajudamos muito diversas entidades beneficentes neste momento crítico que estamos passando. Também foram realizados alguns eventos para arrecadação de alimentos e outros produtos. Além disso, os Observatórios Sociais estão crescendo no Brasil. O de Foz do Iguaçu, por exemplo, tem sido referência nacional. Porém, um projeto, o de educação financeira, ficou prejudicado em função da pandemia, que dificultou os encontros presenciais. 

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

FS: É uma experiência nova, que abre oportunidades para muitos contadores colocarem em prática projetos pessoais e coletivos nas diversas comissões existentes. Também servirá para que novos contadores tenham contato com as atividades do Conselho Regional.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

FR: São a destinações do Imposto de Renda; a Educação Financeira; os trabalhos voluntários nos Observatórios Sociais e ações locais diversas, como arrecadação de alimentos, incentivo à doação de sangue e doações de diversos itens destinados a ajudar entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade. 

CRCPR ONLINE: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

FS: Estamos planejando uma live sobre educação financeira e uma sobre as destinações para os fundos das crianças e idosos. Também, queremos fazer palestras sobre educação financeira presenciais, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) municipais e retomar o Projeto Jovens Promissores, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná. Além disso, queremos trabalhar pela valorização do Dia do Voluntariado e Dia da Pessoa Idosa. 

Contato Comissão Estadual do PVCC

 comissao.voluntariado@crcpr.org.br

Confira a seguir a composição da comissão, estabelecida pela Portaria CRCPR nº 044/2022:

Francisco Savi (coordenador); Andressa Cordoni Savi; Jéssica Fernanda Pereira Rossi; Leandro Biasi Locatelli; Lourdes Teixeira Ferreira; Márcia Regina Cordoni Savi; Naira Cuenca Moraes; Rafaela Neves Cargnin; Simone Vanni Soares (conselheira suplente) Taís Suzani Zucco Maeda; e Vanessa de Souza Pinheiro. Funcionária de apoio:  Nadja Nayra Baptista. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.