Natural de Paranaguá, conselheiro integrante das Câmaras de Ética e Disciplina e de Desenvolvimento Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o contador Danilo Alves Grani foi nomeado pelo presidente Laudelino Jochem para coordenar a Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense. Nesta entrevista, ele fala sobre o desafio demostrar a profissionais e empresários contábeis que ainda resistem à mudança como a tecnologia pode ser aliada de empreendimentos de qualquer porte. Confira!

CRCPR ONLINE: Como o senhor recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Danilo Alves Grani: Foi uma grande surpresa. Este é o meu primeiro mandato como conselheiro aqui no CRCPR e não esperava ter a honra de já ser nomeado para coordenar uma comissão de trabalho.

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia a evolução deste grupo de trabalho?

DAG: A comissão é uma das mais novas, criadas no mandato anterior do presidente Laudelino, mas já teve a oportunidade de experimentar um certo protagonismo, em função da pandemia de Covid-19. Quando saíram os decretos determinando as severas medidas de distanciamento social, a comissão prontamente entrou em ação, disponibilizando informações pelos canais do CRCPR para que os empresários e profissionais da contabilidade pudessem dar continuidade ao seu trabalho no modelo home office. Foi toda uma nova discussão que surgiu em torno do uso da tecnologia pelo mercado contábil, pois até então a preocupação era com os softwares de automação das emissões de documentos, os sistemas cada vez mais digitalizados usados pelos governos para arrecadar tributos e fiscalizar, computação em nuvem, empresas de contabilidade online. Naquele momento, foi preciso antecipar tendências que estavam previstas para acontecer só daqui a alguns anos, especialmente no que diz respeito ao trabalho remoto, e a comissão se desincumbiu bastante bem dessa tarefa.

CRCPR ONLINE: Como avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

DAG:  As escolhas do coordenador são de grande importância para a trabalho da Comissão, pois ele pode trazer gente com quem tem familiaridade e relacionamento de confiança para trabalhar. Por outro lado, o chamamento público abre espaço para quem pretende realmente participar do projeto e permite agregar novas ideias, fora da nossa zona de conforto.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

DAG:  A Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense tem por objetivo promover debates, buscar e propor mecanismos, ações e soluções, compartilhando melhores práticas e ferramentas para a transformação do cenário contábil, de forma mais dinâmica, científica e propositiva. O mercado tem situações muito díspares no que diz respeito à transformação digital do profissional. De um lado, empresas altamente inovadoras, usando tecnologia de ponta tanto em termos de sistemas contábeis quanto em termos de autogestão. De outro, empresas e profissionais que consideram que a contabilidade online está tirando a sua clientela e derrubando os preços de honorários, e até mesmo aqueles que têm dificuldade de obter um simples acesso de qualidade à internet. Como atender aos anseios de todo esse espectro de pessoas e ajudá-las a serem mais competitivas e melhorar a sustentabilidade dos seus negócios? Acho que este é um caminho muito importante a ser trilhado pela nossa comissão.

CRCPR ONLINE: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

DAG: Por se tratar de uma equipe nova, o primeiro passo é nos conhecermos, entender os trâmites, procedimentos e possibilidades oferecidas pelo CRCPR, para depois trabalhar no planejamento das ações. Em breve espero ter a oportunidade de poder voltar a este assunto e dar mais detalhes sobre o que pretendemos desenvolver.

Contato Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.