O contador Décio Vicente Galdino Cardin, membro desde 2014 da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), autor de livros e palestrante, com MBA em Administração Pública, será o coordenador da nova Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), criada pela Portaria 62/2022

Em entrevista, Décio fala sobre a formação da nova comissão e a necessidade de discussão e preparo técnico sobre o tema.

CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Décio Galdino: Foi uma honra terem me escolhido. Com muito prazer tentarei fazer o melhor para orientar a classe contábil. Existem comissões semelhantes em muitos estados, como Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul e outros. Todas com foco nas eleições.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta comissão?

DG: Após a criação da comissão, nos dias 8 e 9 de junho, acontecerá junto ao CFC o lançamento nacional do livro “Contabilidade Eleitoral – Aspectos Contábeis e Jurídicos – Eleições 2022”, do qual sou um dos autores, e a comissão local estará envolvida na divulgação da obra. Outro ponto é o Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral, com foco na orientação à classe contábil eleitoral, que será repassado às Comissões Estaduais para divulgação. Também montaremos nosso próprio calendário estadual para orientação e capacitação sobre as eleições 2022.

CRCPR Online: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

DG: Com a publicação do livro e encaminhamento das eleições 2022, estaremos focados também na criação da Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral e Partidária, que será de grande valia para os partidos e candidatos, como também para nós, profissionais da contabilidade eleitoral. Não temos uma Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral, estamos escrevendo agora. Atualmente, o que se utiliza são as leis nºs 9.096 e 9.504, das quais emanam as regras dos partidos e dos candidatos, normatizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que publica as regras para cada eleição.

CRCPR Online: Com a proximidade do pleito para eleição de presidente de república e renovação das casas legislativas federais e estaduais, quais são os principais pontos a que os profissionais da contabilidade envolvidos na prestação de contas dos partidos e das campanhas devem ficar atentos?

DG: Para cada eleição, novas regras são definidas pelo TSE, que pode inclusive impugnar candidatos. Por isso, a importância dos eventos do Sistema CFC/CRCs orientando os profissionais contábeis para estarem preparados para as regras eleitorais.

CRCPR Online: Existe mercado de trabalho para um profissional contábil especializado em contabilidade partidária e eleitoral?

DG: Este é o grande problema. Mercado tem, não tem quem conheça as regras para efetuar um bom trabalho. Em todas as eleições, sempre aparecem vários candidatos correndo riscos ou mesmo sendo caçados por erro contábil. Todo o planejamento de campanha, execução e lançamentos passam pelo contador e este, não estando preparado, pode causar desaprovação das contas do candidato, que pode não se eleger ou ficar no cargo com processos jurídicos.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.