Nelson Zafra é o novo coordenador da Comissão do Profissional do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). Empresário da contabilidade, professor universitário e líder expressivo da classe contábil paranaense, Zafra formou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), onde ministrou aulas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis por sete anos. Com MBA em Controladoria pela USP e especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FGV-SP, lecionou em cursos de pós-graduação em nível nacional. Presidente do CRCPR no biênio 2002-2003, ocupou também as vice-presidências de Registro e Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, tendo atuado em comissões para o estudo da convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional (IFRS). Na sexta-feira (8) toma posse como vice-presidente do Sescap-PR. Nesta entrevista, ele revela que pretende trabalhar em propostas para aprimorar as normas contábeis específicas do Terceiro Setor e para promover o aprimoramento dos profissionais que atuam nessa área.

CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Nelson Zafra: Com muito orgulho e lisonjeado pelo convite do presidente.

CRCPR Online: Como o senhor avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

NF: Achei interessante, pois a entidade dá oportunidade de outras pessoas que têm interesse em participar.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

NZ: Embora o Terceiro Setor conte com normas contábeis específicas, cujo cumprimento determina o acesso das entidades a recursos públicos e possibilitam que elas prestem contas à sociedade, muitas vezes a complexidade esse marco regulatório acaba criando dificuldades para que as entidades tenham acesso a esses recursos. Outro gargalo é que nem sempre o profissional da contabilidade que assessora ou trabalha nas entidades tem uma formação especializada. O trabalho da comissão é voltado para minimizar esses gargalos e possibilitar que o trabalho das entidades do Terceiro Setor continue amparando seus beneficiários e respondendo a importantes demandas que o Estado não consegue atender.

CRCPR Online: Poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

NZ: O plano é revisar a norma específica atual, buscando algumas adequações. Também queremos promover eventos para os profissionais que atendam entidades do setor.

Contato Comissão do Profissional do Terceiro Setor

comissao.terceiro.setor@crcpr.org.br

Confira a seguir a composição da comissão, estabelecida pela Portaria CRCPR nº 045/2022:

Nelson Zafra (coordenador); Almir Pazinato Nanemann; Anabel Batim Macan Nunes; Eder Alexandre Souza; Edson Aparecido Gomes; Fernando Luís Mazur; Nelson Ribeiro Machado; Sandro Gabriel da Silva; Sirlene Siqueira Alves; William Fischer da Silva Júnior; e Juliano Lirani (advogado). Funcionária de apoio: Victória Rossini Andreiu.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.