Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, nomeou para coordenar a Comissão dos Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis pelo biênio 2022-2023 o professor Cesiro Aparecido da Cunha Júnior. Mestre em Contabilidade, com especialização nas áreas de Controladoria, Gerência Contábil e Gestão Tributária, Cesiro é professor adjunto do Curso de Ciências Contábeis da Uniandrade e leciona nas áreas de Contabilidade Financeira, Contabilidade Tributária e Perícia Contábil. O coordenador já atuou em diversas organizações como Bosch, América latina Logística do Brasil (ALL), Transgires Transportes, HSBC Bank Brasil, O Boticário, Copel Distribuição e, atualmente, é diretor de organização contábil.

Nesta entrevista exclusiva, Cesiro falou sobre o trabalho, desafios e oportunidades da comissão. Confira!

CRCPR ONLINE: Como o senhor recebeu o convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Cesiro Aparecido da Cunha Júnior: Foi com muita surpresa, e uma surpresa realmente muito grata. Sempre busquei lutar e contribuir para desenvolver um ensino de qualidade para formar, além de um bom contador, um bom cidadão. Sempre busquei contribuir, com esse intuito, com os demais professores e colegas, e por algumas vezes apresentei ideias ao nosso ilustre presidente do CRCPR. Tenho a crença que foi por este esforço que me foi atribuída esta confiança e espero poder retribuir por meio de um bom trabalho junto aos demais membros da comissão.

CRCPR ONLINE: O senhor já tinha contato com esta comissão? Como avalia a evolução deste grupo de trabalho? 

CACJ: Já acompanho a comissão desde 2017, quando buscava participar regularmente, com o intuito de apreender e colaborar com os demais colegas. 

O trabalho da comissão vem crescendo. Inclusive, agradeço todo o empenho das professoras Melania Carnhelutti e Luci Michelon Lohmann, as quais se dedicaram muito no período em que estavam à frente do grupo de trabalho. A comissão ainda tem muitos desafios e ainda temos muito espaço para desenvolver novos projetos. Espero poder colaborar com os colegas professores e coordenadores nesta missão.

CRCPR ONLINE: Como o senhor avalia o novo procedimento adotado pelo CRCPR para definir a composição da comissão, em que quatro integrantes são indicados pelo coordenador e os demais são escolhidos a partir de candidaturas apresentadas por meio de chamamento público?

CACJ: Este novo procedimento adotado pelo CRCPR é muito positivo para as comissões, possibilitando a composição por meio de grupos mais heterogêneos, com pluralidade de ideias e visões. Esta diversificação possibilita que novas ideias, planos e projetos sejam discutidos, assim tornando o CRCPR cada dia mais inclusivo e participativo. Esta inovação irá gerar belíssimos frutos para a classe contábil paranaense em todas as áreas e devemos parabenizar a gestão do CRCPR por adotar a iniciativa.

CRCPR ONLINE: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta comissão?

CACJ: A comissão busca conhecer, compreender e desenvolver o processo do ensino-aprendizado e dos princípios da Ciência Contábil, proporcionando a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IESs) do estado e o CRCPR, sempre na busca por diálogos e projetos que permitam abrilhantar a Ciência Contábil. Nesta busca, encontramos uma jornada permanente de trabalho e pesquisa.

CRCPR ONLINE: O senhor poderia antecipar alguns planos da comissão para o biênio 2022-2023?

CACJ: A comissão ainda irá realizar uma reunião inicial para discutir os projetos, mas já temos em nosso horizonte a retomada de alguns eventos que fazem parte da história do CRCPR, como o Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (CECOC) e o Concurso Aluno Nota 10. Também vamos focar em desenvolver projetos que permitam aproximar cada dia mais o CRCPR, as instituições de ensino, a classe contábil e a sociedade. Vamos buscar desenvolver trabalhos em conjunto com outras comissões sempre que for possível, buscando o melhor para todos.

CRCPR ONLINE: O senhor gostaria de acrescentar algum comentário?

CACJ: Gostaria de deixar a todos os coordenadores, professores e contadores o contato da comissão (e-mail: comissao.professores@crcpr.org.br), pois todas as sugestões e ideias serão muito bem recebidas e discutidas. Sabemos que a gestão participativa fortalece a democracia e o desenvolvimento da classe.


Contato da Comissão dos Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis 

E-mail: comissao.professores@crcpr.org.br


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.