COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

No dia 24 de maio, foi realizada a segunda reunião mensal da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários. Foram discutidos um evento a ser realizado em setembro, definições para realização de lives, publicação de atualizações tributárias vinculadas a área temática da comissão e parcerias com comissões de outras entidades.

Participaram a coordenadora geral das Comissões do CRCPR Ariane Yumi de Almeida, o coordenador da Comissão João Eloi Olenike, os integrantes Angelita Roza, Dermival Oliveira Alves, Édipo Alonso de Oliveira Moreira, Elaine Cristina Azevedo, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, Ronaldo Bosco Soares, José Julberto Meira Junior, Valdir Marques Di Freitas e o funcionário de apoio do CRCPR Carlos Alberto Jungles de Camargo.

Clique na imagem para assistir à reportagem.

Nesta segunda-feira (23), o coordenador da Comissão Para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, João Eloi Olenike, concedeu entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na qualidade de presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), sobre a quantidade de dias que o brasileiro precisa trabalhar apenas para pagar os impostos.  Segundo a reportagem, em 2022, a população terá que trabalhar, em média, 149 dias - até o próximo domingo, 29 de maio - para dar conta de todos os 62 impostos, taxas e contribuições a que está sujeita, o que corresponde 40,82% do rendimento médio do trabalhador, cujo valor médio em 2021 foi R$ 2.789,00, pelos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados apontam que a classe média (renda entre R$ 3 mil e R$ 10 mil) é a que proporcionalmente mais vai trabalhar para pagar impostos, 157 dias em média.

Olenike afirma que a carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo, e que o retorno em forma de serviços públicos e infraestrutura está entre os mais baixos. "O problema não está na arrecadação em si - o Brasil é um país gigante! O problema é o retorno. O Brasil, entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, é aquele que dá o pior retorno em relação àquilo que é arrecadado, e não consegue melhorar a qualidade de vida da população", disse. Clique aqui para assistir à reportagem completa.

COMISSÃO DO TERCEIRO SETOR

No dia 17 de maio, a Comissão do Terceiro Setor realizou reunião virtual para tratar das sugestões de temas para programação de lives para os próximos 12 meses. Estiveram presentes o coordenador Nelson Zafra, os membros Anabel Batim Macan, Eder Alexandre Souza, Edson Aparecido Gomes, Fernando Luís Mazur, Juliano Lirani, Sandro Gabriel da Silva Kaiber, Sirlene Siqueira Alves, William Fischer da Silva Júnior, e a funcionária de apoio do CRCPR, Victória Rossini Andreiu.

COMISSÃO ESTADUAL DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (PVCC)

No dia 17 de maio, a Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) reuniu-se virtualmente para discutir o evento DOA CURITIBA realizado no dia 29/4, chamada de novos voluntários, ações e resultados das destinações de Imposto de Renda e a alteração da lei de destinações, convênio com a Secretaria de Administração do Estado e Municípios referente ao tema Orçamento Familiar, as palestras do Programa Jovens promissores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), divulgação do Programa “SESCON SOLIDÁRIO” para doação de sangue e a arrecadação e doação de alimentos em cursos e palestras. Estiveram presentes virtualmente o coordenador Francisco Savi, os membros Andressa Cordoni Savi, Jéssica Fernanda Pereira Rossi, Leonardo Biasi Locatelli, Marcia Regina Cordoni Savi, Naira Cuenca Moraes, Rafaela Neves Cargnin, Simone Vanni Soares, Tais Suzani Zucco Maeda e a funcionária de apoio do CRCPR, Nadja Nayra Baptista Andreacci.

COMISSÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO PARANÁ

Comissão de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino (IES) do Paraná reuniu-se virtualmente, no dia 25, para discutir o plano de trabalho para 2022. Além do coordenador Cesiro Aparecido da Cunha Júnior e dos membros, esteve presente a coordenadora geral das Comissões Ariane Yumi de Almeida e a funcionária de apoio do CRCPR, Jeruza Fernandes Moura Burges.

COMISSÃO PERMANENTE DE SUSTENTABILIDADE

Na tarde do dia 19 de maio, a Comissão Permanente de Sustentabilidade reuniu-se na sede do CRCPR, em Curitiba, para discutir e revisar as ações realizadas nos anos anteriores; o cronograma de 2022; e levantar novas ideias sustentáveis que podem ser adotadas pelo Conselho. Participaram a coordenadora Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia e os membros Alisson Bobato Dalsanto, Jeruza Fernandes Moura Burges, Luciana Cristina Correr, Manoel Marcelino Amaral, Márcia Pordeus Torres, Marla Cristina V. Moraes, Nadja Baptista Andreacci e Rogers Silva Garcez das Neves.

ENTREVISTAS COM COORDENADORES DE COMISSÕES

Dando continuidade à publicação de entrevistas com os coordenadores das Comissões Temáticas de Trabalho, a última edição do CRCPR Online apresentou a conversa com Décio Vicente Galdino Cardin, coordenador da nova Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária.  Para ler a entrevista, clique aqui!