Notícias


COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES

A coordenadora geral das Comissões, Ariane Yumi de Almeida Rocha, reuniu-se com coordenadores de comissões temáticas do CRCPR para discutir a possibilidade de parceria com grupos de trabalho similares de outras entidades. Participaram os coordenadores Sérgio Porciuncula Júnior (Profissionais de Auditoria Contábil), Cesiro Aparecido da Cunha Junior (Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis), Nelson Zafra (Terceiro Setor), João Eloi Olenike (Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários), Elisete Ferreira de Carvalho (Valorização Profissional), Renê Reque Filho (Peritos Contábeis), Décio Galdino (Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária), Rosemere Kiyomi Hayashi (Mulher Contabilista) e o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.  




COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A coordenadora da Comissão Especial de Valorização Profissional, Elisete Ferreira de Carvalho, concedeu uma entrevista na rádio AM 630 sobre pobreza menstrual. Elisete comentou sobre o movimento o Coletivo Igualdade Menstrual, de Curitiba, que promove educação e acesso a produtos de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade. "Aqui no Brasil a carga tributária é alta, principalmente por causa do ICMS. Por isso, foi encaminhado por entidades da classe contábil à Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná um estudo de redução de tributação dos absorventes em âmbito estadual. Hoje, há uma redução na alíquota do IPI, entretanto a alíquota de ICMS é de 18%, e ainda há o ICMS ST, no qual esse item está caracterizado como produto de cosméticos, perfumaria, artigos de higiene, o que causa uma elevada tributação. A doação de absorventes não é suficiente. São necessárias políticas públicas", reforçou. Na entrevista, a contadora falou também sobre a finalização da entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).

Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui


COMISSÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DA ÁREA COOPERATIVISTA

No dia 27 de maio, a Comissão do Profissional Contábil da área Cooperativista reuniu-se de forma remota para discutir o próximo evento do grupo de trabalho, sugestões a serem apresentadas para alteração da grade curricular do curso de Ciências Contábeis e a ITG-2004 aplicável às sociedades cooperativas. Participaram o coordenador Claudiomiro Santos Rodrigues e os integrantes Alcir Sebastião Ribeiro, Alcemar Luiz Candiotto, Devair Antonio Mem, Junior Zub, Rafael Kazuo Yamamoto Guirão e Jose Ronkoski, além do funcionário de apoio do CRCPR,  Marcos Euclides Alves. 





COMISSÃO DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (PVCC)


A contadora Naira Cuenca Moraes, integrante da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e voluntária cadastrada no programa, concedeu uma entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan News sobre a entrega da Declaração de Imposto de Renda, no último dia do prazo de entrega das declarações de imposto de renda pessoa física, 31 de maio. 

Na entrevista, além de falar sobre aspectos da declaração, Naira mencionou ainda a possibilidade de destinação de parte do IR devido aos fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso. "No caso de quem tem o Imposto a restituir, a pessoa vai pagar um DARF para poder fazer esta destinação, mas esse valor volta pra ela [somado na restituição]", explicou a contadora. 

Para conferir a reportagem, clique aqui!