Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL 

Na manhã de 10 de maio, a Comissão Especial de Valorização Profissional promoveu uma reunião extraordinária, com vistas a elaborar uma proposta de mudança das diretrizes na Resolução CNE/CES nº 10/2004, que trata dos critérios curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado. Além dos membros desta comissão – Carolina Araújo dos Santos Feijó, Diego Maurício Paim Bottcher, Rafaela Neves Cargnin, Roseli de Souza Ruiz e a coordenadora, Elisete Ferreira de Carvalho, participaram a conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha, coordenadora geral das comissões, Claudiomiro Santos Rodrigues, coordenador da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista; Cesiro Aparecido da Cunha Junior, coordenador da Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis; Sérgio Augusto Porciuncula Júnior, coordenador da Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil; Iago França Lopes, coordenador da Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional e Rafael Kazuo Yamamoto Guirão, membro da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista. Ficou acordado que as propostas serão estudadas em pequenos grupos e enviadas pelas diferentes comissões ao Professor Cesiro, que as apresentará e colocará para debate durante o Dia D da Educação Contábil, 24/05, evento que mobilizará os CRCs de todos os estados e que no Paraná será transmitido ao vivo pela TV CRCPR, a partir das 9 horas (para inscrever-se, clique aqui). Após as discussões, será elaborada uma minuta com as propostas a serem encaminhadas ao Conselho Federal de Contabilidade, que colocou em audiência pública minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, norma que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil e poderá receber comentários até o dia 31 de maio.  





COMISSÃO DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Também na terça-feira (10), a Comissão de Inovação e Transformação Digital realizou sua primeira reunião do ano. Após as apresentações pessoais de cada um dos integrantes, a comissão e discutiu a criação de projetos para serem realizados em 2022/2023. A reunião contou com a participação da coordenadora geral das comissões, conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha, e foi conduzida pelo coordenador do grupo de trabalho, Danilo Alves Grani. Participaram do encontro os membros Márcia de Oliveira Sell Prates, João Cunha, Luiz Henrique da Silva, Nilson Fabiano Júnior, Fábio Júnior Damacena e Anselmo Luiz Pedrangelo, além do funcionário de apoio Maurício Ostrowski Júnior, gerente operacional do CRCPR. 



COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE

Na manhã de 11 de maio, quarta-feira, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense realizou reunião virtual para discutir os pontos da pesquisa que os integrantes planejam realizar junto a empresários contábeis do Paraná, para identificar as principais “dores” da categoria. Os integrantes sugeriram que o questionário aborde, entre outros aspectos, terceirização, home office e falta de mão de obra adequada. A comissão pretende gravar alguns vídeos e realizar um evento para incentivar o empresário a responder à pesquisa, que deve ser lançada no final de junho. Participaram da reunião a coordenadora da comissão, Elizangela de Paula Kuhn, e os integrantes Lucelia Lecheta, Adriano Anderson Rosa, Diego Maurício Paim Bottcher, Michel Vitor Alves, Ricardo Denck, Rodrigo Luiz Glesse , além de Sara Emmanuelle Martins, funcionária de apoio. 




COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

No dia 3 de maio, a Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária realizou sua primeira reunião, na qual se discutiu a importância de abordar a temática com quem pratica contabilidade eleitoral, de modo que, no futuro, considerações relevantes sejam levadas ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estiveram presentes o presidente Laudelino Jochem, o vice-presidente de Administração e Finanças Everson Luiz Breda Carlin, o gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, o coordenador da comissão, Décio Vicente Galdino Cardin, o integrante Denilson Pasin, os convidados Wesley Montechiari Figueira e Sérgio Porciúncula Júnior, e a funcionária do CRCPR Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia.




COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS

Encerraram-se nesta terça-feira, (10) as inscrições para a edição 2022 do “Grupo de Estudos Técnicos em Perícias Contábeis". A Comissão de Peritos Contábeis criou o  grupo de estudos com o objetivo de fomentar o debate e o aprimoramento profissional mediante estudos práticos, bem como propiciar aos participantes o cumprimento da pontuação requerida pelo Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Em breve, mais informações sobre o grupo. 




COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

No dia 6, a Comissão Permanente de Licitação (CPL), constituída pela Portaria nº 24/2022, reuniu-se para proceder à 2ª sessão de abertura de envelopes do credenciamento de Corretores de Imóveis, pessoa física ou jurídica, para intermediar a venda direta dos bens imóveis não operacionais do CRCPR, na forma do edital de Credenciamento CRCPR nº 18/2022. Foram credenciados dois corretores. Estavam presentes os funcionários Alisson Bobato Dalsanto, Nadja Nayra Baptista Andreacci, Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia e Gustavo Elias Muenz.





ENTREVISTAS COM COORDENADORES DE COMISSÕES

Dando continuidade à publicação de entrevistas com os coordenadores das Comissões Temáticas de Trabalho, a última edição do CRCPR Online apresentou a conversa com Iago França Lopes, coordenador da nova Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional.  Para ler a entrevista, clique aqui

Leia também as entrevistas já publicadas:

Márcio Assumpção

Comissão do Contador Público

Francisco Savi

Comissão do PVCC

Everson Luiz Lopes

Comissão CRCPR Jovem

Rosemeri Kiyomi Hayashi

Comissão da Mulher Contabilista

Renê Miguel Reque Filho

Comissão de Peritos Contábeis

CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.