A realização do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista em Manaus, capital do estado do Amazonas, entre os dias 20 e 22 de setembro, foi uma verdadeira celebração à cultura local. Organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional do Amazonas (CRCAM), o evento plural, com o lema "A Nossa Trajetória é o Nosso Sucesso!" reuniu profissionais da contabilidade de todo o Brasil para participar de debates cruciais para a profissão, com foco no universo feminino e sua crescente importância e representatividade.
O encontro, que teve sua primeira edição em 1993, em Recife, Pernambuco, é realizado a cada quatro anos e já se tornou uma tradição na agenda da contabilidade brasileira.
O Paraná esteve representado por uma delegação de quase 60 integrantes. O estande do Conselho Regional e Contabilidade do Paraná (CRCPR), posicionado logo na entrada da feira de negócios, foi ambientado com os inúmeros programas, produtos e serviços prestados pela entidade aos profissionais da contabilidade do estado, conectados como favos de mel. O destaque foi o boneco representando o Fiscal Digital e atendente virtual CADU, com o qual centenas de participantes fizeram questão de tirar fotos, movimentando as redes sociais.
Na noite da quarta-feira, 20, ocorreu a solenidade de abertura, com discursos das autoridades e apresentações culturais, além da abertura da Feira de Negócios e Oportunidades. A intensa programação técnico-científica aconteceu ao longo da quinta e sexta-feira (21 e 22), apresentando diversos painéis simultâneos, todos dentro da mesma arena.
"Havia um palco único, sem som ambiente. Para acompanhar as palestras, a organização disponibilizou radinhos com fones, e a gente só precisava sintonizar o canal que estava transmitindo o conteúdo que queríamos assistir. Também era possível ouvir usando o próprio celular e fones de ouvido, escaneando os QR-Codes disponíveis nos painéis de LED que exibiam o conteúdo de cada palestra", explica a coordenadora da Comissão CRCPR Mulher, Rosemere Kyiomi Hayashi.
Todo o espaço do Centro de Convenções do Amazonas foi ambientado com luzes, sons e elementos cenográficos que remetiam ao ambiente da selva amazônica. Os estandes da feira de negócios também entraram nesse clima, com elementos em madeira e plantas naturais.
"Em termos estéticos, foi um dos eventos mais bonitos dos quais eu já participei no âmbito do Sistema CFC/CRCs, destaca o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "Nosso estande também estava muito alegre e chamativo, comunicando com leveza a grande quantidade de atividades que ofertamos à classe contábil do nosso estado", comemora.
O simpático CADU, atendente virtual do CRCPR, que também representou os "robôs" utilizados na Fiscalização, cativou a todos que passaram pelo estande da entidade, e pessoas de todas as partes do país paravam para tirar foto ao lado do boneco.
"Depois de ter sido o mote que iniciou várias conversas e de tanto nos alegrar, deu até um aperto no coração deixá-lo para trás", lamenta Sara Martins Scarpetta, funcionária do Desenvolvimento Profissional do CRCPR que ficou responsável pelo atendimento ao público no estande. "Não tinha como a gente levá-lo na bagagem. Mas, afinal, ele fazia parte do estande, então acho que ele não ficou tão tristinho", brinca.
Na tarde de sexta-feira, o estande do CRCPR recebeu a ilustre visita da presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), para o biênio 2023/2024, Maria Clara Cavalcante Bugarim, acompanhada pelo ex-presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, e pelo atual presidente, Aécio Prado Dantas Júnior. Recentemente homenageada pelo CRCPR com a Comenda Destaque, a contadora, que participou de diversos painéis ao longo da programação do XIII ENMC, dedicou quase meia hora para conversar, com exclusividade, com integrantes da delegação paranaense.
"Ficamos muito honradas com as palavras que ela nos dirigiu, de valorização, de reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos em nosso estado e de incentivo para que sigamos firmes no propósito de fortalecer a participação e a liderança das mulheres na Contabilidade paranaense", relara a contadora Eva Schran de Lima, que representa o Paraná na Comissão CFC Mulher.
Em mensagem enviada em um grupo de aplicativo de mensagens formado para facilitar a comunicação entre as representantes do Paraná que participaram do evento, a contadora Roseli de Souza Ruiz resume o sentimento com integrantes da delegação retornaram às suas cidades após esses dias de intensa aquisição de conhecimentos e troca de experiências:
"As mulheres do Paraná marcaram sua presença e mostraram sua importância num cenário onde ainda predominam os homens. Sem concorrer mostram que sabem se posicionar e contribuir para fazer uma sociedade mais justa e humana. Parabéns mulheres contadoras do Paraná e do Brasil!"
CRCPR participa do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Manaus
ENMC: participantes do ENMC foram recepcionados pelo som da natureza, através do grupo Gaponga
ENMC: Inteligência Artificial é tema de painel no XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
ENMC: Longevidade se conquista com as pessoas que amamos, cercados de afeto
ENMC: RBC edição especial Tributação e Contabilidade foi lançada na tarde de hoje
ENMC: Pink Tax – O custo de ser mulher
ENMC: Mulheres de sucesso compartilharam suas trajetórias profissionais durante Talk Show
ENMC: Inovação no relacionamento da RFB com os contribuintes é destaque no XIII ENMC
ENMC: Compliance de gênero – inclusão é responsabilidade de todos
ENMC: A inclusão digital pela economia circular e o direito ao meio ambiente digno
Manaus encerra o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC)
Com informações do CFC
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.