Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


No dia 14 de agosto, em Curitiba, o do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou a cerimônia de entrega da Comenda Destaque CRCPR à contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, pelos relevantes serviços prestados à classe contábil. Esta é a maior honraria da instituição e é ofertada a personalidades que se destacam por colecionarem um legado de bons atos, boas práticas, bons trabalhos, conquistas, dedicação, comprometimento pessoal e profissional em prol da causa contábil. A homenagem aconteceu após a palestra sobre a Reforma Tributária ministrada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly, moderada pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prada Dantas Júnior.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, explicou que a Comenda Destaque CRCPR foi criada em 2022, pela Resolução nº 840/2022, e a indicação de Maria Clara Bugarim foi aprovada de forma unânime pelo plenário paranaense. “Ultrapassamos as fronteiras do Paraná e fomos buscar, no Nordeste do Brasil, uma pessoa cuja história de dedicação à causa contábil é grandiosa. Maria Clara, esta homenagem é mais que um reconhecimento. É um muito obrigado pela sua trajetória em benefício dos mais de 520K profissionais da contabilidade, onde 43% (229.716) são mulheres, que atuam na área. Que você continue a nos brindar com a sua, sempre, desejável presença, apoio, estratégia e inteligência”, destacou Laudelino Jochem.

“Além da sua relevância na atividade classista, essa alagoana possui extensa produção acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento das Ciências Contábeis no país e no exterior. Sem dúvidas, a sua competência e dedicação tem elevado a Contabilidade brasileira a patamares cada vez mais elevados”, ressaltou o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, uma das autoridades presentes na solenidade. 

Aécio lembrou que, ao longo de sua brilhante carreira, Maria Clara foi a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Alagoas, a Fundação Brasileira de Contabilidade, o CFC, a Associação Interamericana de Contabilidade, o Comitê de Integração Latino Europa-América e a Academia Brasileira de Contabilidade. “Todos esses feitos geram um grande impacto social. Afinal, sem dúvidas, Maria Clara é exemplo e vem inspirando gerações de profissionais da contabilidade, que foram e são encorajadas a partir da sua primorosa história”, concluiu.


Não faltaram homenagens de mulheres que representam a classe contábil em agradecimento ao legado de luta e resistência de Maria Clara Bugarim pela equidade de gênero na contabilidade, bem como pela ocupação de grandes cargos de lideranças. A conselheira do CRCPR e coordenadora do CRCPR Mulher, Rosemere Kiyomi Hayashi, disse que Bugarim sempre foi um “exemplo de força e liderança” e agradeceu por incentivar as outras mulheres. Já a conselheira e coordenadora geral das Comissões Temáticas do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha, comentou que, mesmo em um mundo onde os homens ainda são predominantes, “Maria Clara Bugarim consegue definir o conceito de mulher multitarefas, que está disposta a perpassar, de forma sempre proativa e exitosa por lugares como o profissional e o pessoal”.

A presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), a contadora Nilva Amália Pasetto, relembrou a vida acadêmica da agraciada Maria Clara Bugarim que possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e outro em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal. Para ela, a sua competência transcende a contabilidade, “Ela é o retrato de que, pela educação, as mulheres podem ser o que quiserem e alcançar espaços até então inimagináveis”, salientou.

A presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, a conselheira suplente Ana Cláudia Serrato Kruger; e a representante do CRCPR no CFC Mulher, a conselheira Eva Schran de Lima, encerraram as homenagens ratificando o quanto a contadora Maria Clara Bugarim tem influenciado a vida das mulheres e incentivado as contadoras na busca por espaços de liderança.

Maria Clara Bugarim

Após tantas honrarias, a emoção se fez presente no discurso da grande homenageada. “Ouvindo cada relato neste auditório, é difícil não olhar para trás e não se emocionar. Primeiro, quero dizer que a palavra gratidão define o que estou sentindo; a Deus, a minha família, amigos e a todas as mulheres que vieram antes e depois de mim. Vocês me inspiram e me orgulham”, afirmou Bugarim.

Maria Clara Bugarim é alagoana, natural de União dos Palmares; é mestre em Controladoria e Contabilidade e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento; detentora de três graduações - Ciências Contábeis, Administração e Direito - e duas especializações, em Auditoria e Administração em Recursos Humanos. 

Presidiu por duas gestões o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por dois mandatos consecutivos (2006 a 2009), a Fundação Brasileira de Contabilidade (de 2002 a 2005) e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (de 1998 a 2001). A contadora atuou como auditora-geral do Estado de Alagoas; técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL); vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), de 2013 a 2017; diretora Financeira do Instituto de Previdência (Ipaseal); e secretária de Assistência Social do Município de Santana do Mundaú (AL). 

Maria Clara ocupa as cátedras n.º 5 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e n.º 194 da Academia Nacional de Economia (ANE). Foi a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Atualmente, Maria Clara Bugarim é controladora-geral do Estado de Alagoas; empresária contábil; presidente da Abracicon; assessora técnica da International Federation of Accountants (Ifac); vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor); e presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea).

A nova comendadora do CRCPR relembrou a sua luta classista e ratificou que a equidade de gênero significa muito mais que o alcance de números, mas a conquista por espaços de fala e decisões, tanto para homens quanto para mulheres. “Estou recebendo essa comenda, representando a força dessa classe e do nosso movimento feminino. É um privilégio e uma honra representar as mulheres. Aqui não sou a Clara, sou as Marias, mulheres que se dedicam, todos os dias, ao esforço e ao trabalho de muitas, para um futuro melhor”, concluiu.




Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.