Laudelino Jochem (presidente do CRCPR).

No dia 23 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou, em Ponta Grossa, o 1º Workshop de Planejamento de Gestão da Autarquia Federal. O evento contou com o compartilhamente das perspectivas, das atualizações e dos obstáculos que moldaram a gestão da instituição. Além disso,  foi apresentada a "Carta de Ponta Grossa", que objetiva firmar a continuidade dos avanços da entidade em benefício da profissão contábil.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, destacou o reconhecimento que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e outros Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) têm expressado em relação à excelência dos programas oferecidos pelo CRCPR, como as Escolas Técnicas (ETECs), e o emprego da tecnologia na fiscalização.

"É com grande satisfação que destaco o reconhecimento que tanto o CFC quanto outros CRCs têm gentilmente atribuído à qualidade dos nossos programas, como as ETECs, e à aplicação da tecnologia inovadora na área de fiscalização. É importante enfatizar que esse sucesso não é apenas o resultado do trabalho individual, mas sim da colaboração e dedicação conjunta de nossos valorosos conselheiros, coordenadores e membros das comissões. Não posso deixar de mencionar também o imprescindível esforço de nosso dedicado grupo de colaboradores. Juntos, temos conquistado avanços significativos e continuaremos a fortalecer nossa missão em prol da excelência contábil", comentou Jochem.
Estiveram presentes, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, membros do Conselho Diretor, conselheiros, gerentes, coordenadores de comissões e os funcionários de apoio dos grupos de trabalho. A programação iniciou pela manhã, com a inauguração da nova sede do CRCPR em Ponta Grossa, no prédio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Durante a tarde, todos os presentes puderam participar de atividades do workshop, no qual foram apresentados os três principais pilares de atividades desenvolvidas pelo CRCPR: Registro, Fiscalização e Educação Continuada. Na sequência, o presidente Laudelino Jochem, comentou sobre os desafios enfrentados desde o início da gestão, que coincidiu com um período pandêmico repleto de incertezas e mudanças nas rotinas de trabalho, impactando diretamente nas atividades desenvolvidas em todos os pilares da Autarquia, inclusive nos trabalhos realizados pelas Comissões.

O presidente também elencou as principais soluções e os novos caminhos que tiveram que ser trilhados pela gestão após esse primeiro período, quando se discutiu e reconheceu-se a essencialidade da profissão contábil. Foram pensadas soluções de comunicação, segmentação, coordenação e regramento, que atingiram, também, todas as 20 comissões do CRCPR, seis criadas na gestão atual.

Além dos desafios e soluções, todos os programas e produtos oferecidos pelo Conselho à classe contábil também foram revisitados durante a apresentação: A TV CRCPR, que atualmente é o 3º maior canal do Sistema CFC/CRCs, o podcast CRCPR, aplicativo para celular, projeto Contador do Amanhã, os serviços realizados de forma online, como o TTRT-e, Banco de Oportunidades, Primeiros Passos CRCPR, Escola Técnica, ETEC Básica, ETEC Normas Contábeis e ETEC Contabilidade Pública. Foram destacados também: o Fiscalizações em debate, Fiscal Digital CRCPR, CADU (atendente virtual), Contabilistas Inspiradores, Escola de Formação de Lideranças, Certificação Digital, Programa de melhoria contínua de qualidade, Homenagem 50+, Plantão Itinerante da Fiscalização, Bate-papo com a Fiscalização, Café com o presidente do CRCPR, Autor Parceiro e os programas Por dentro do CRCPR, Comenda Destaque CRCPR, CRCPR em sua Região e as Comunidades do CRCPR no WhatsApp. Para saber mais sobre os programas e produtos do CRCPR, clique aqui!

O vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, também participou da apresentação, comentando sobre os principais planos para a próxima gestão do Conselho. Os coordenadores das Comissões do CRCPR puderam expor as contribuições de seus grupos de trabalho para o fortalecimento da classe contábil.

Everson Breda Carlin (VP de Administração e Finanças do CRCPR).
Ariane Yumi de Almeida Rocha (coordenadora geral das Comissões de Trabalho do CRCPR).

Além das atividades, ao final do evento, foi apresentada a "Carta de Ponta Grossa", oficializando o compromisso de todos os participantes pela cooperação, implementação e reconhecimento do Conselho como uma entidade profissional que participa ativamente do desenvolvimento sustentável do país.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.