A solenidade de abertura da edição Norte do Conexão Contábil teve início na tarde de terça-feira (27/9). Gratuito, o evento acontece no formato híbrido e encerra-se nesta quarta-feira (28/9). Ao todo, o encontro reuniu um público de mais de 2 mil pessoas entre aqueles que participaram presencialmente, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), e a audiência remota, pela plataforma Zoom e pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube. O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) esteve representado no evento pela vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte, que também representou, no dia 27, o presidente Laudelino Jochem na reunião dos Presidentes do Sistema CFC/CRCs, e pelas conselheiras Eva Schran de Lima e Rosemere Kyiomi Hayashi.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, abriu os discursos da solenidade e ressaltou que a programação do evento inclui debates e o levantamento de propostas para ações a curto, médio e longo prazo relacionadas à pauta da sustentabilidade, principalmente da Amazônia. O presidente do CFC, Aécio Dantas, relacionou a agenda ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance) à realidade da Floresta Amazônica, como uma referência de sustentabilidade. O contador ainda destacou a importância de os profissionais da contabilidade compreenderem e aplicarem esses valores em seu cotidiano trabalhista. “Somos nós, profissionais da contabilidade, os responsáveis por demonstrar as informações não-financeiras. E, para isso, precisamos conhecer o assunto e saber como funciona esse processo. Da mesma forma, precisamos nos engajar e contribuir com comentários e sugestões nas consultas públicas que são abertas no Brasil e no exterior sobre o assunto”, ressaltou.

A cerimônia ainda contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Érico Desterro; da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; da vice-presidente do TCE/AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai; da ex-presidente do CRCAM, Lucilene Florêncio Viana, representando os profissionais que presidiram esse Regional; e do subsecretário da Receita Federal, Arminio Adolpho, representando o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida.

Sobre o Conexão Contábil

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.  A edição Sul do Conexão Contábil aconteceu entre os dias 30 e 31 de agosto, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba.

Para assistir ao primeiro dia de evento, clique aqui, e para acompanhar o segundo dia, acesse.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.