Teve início, na tarde dessa terça-feira (30/8), a edição Sul do Conexão Contábil! O evento híbrido, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), superou a marca de 1.800 inscritos. Nesta edição, o Conexão Contábil Sul acontece no auditório Boleslau Sliviany, na sede do CRCPR, em Curitiba (PR), que recebeu o público presencial. Para aqueles que optaram pela modalidade virtual, as palestras estão sendo transmitidas pela plataforma Zoom para inscritos, e pela TV CRCPR e pelo canal do CFC no YouTube, para o público geral.

Contador Laudelino Jochem, presidente do CRCPR
Contadora Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC
Contador Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS

Durante a solenidade de abertura, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, deu as boas-vindas ao público falando sobre a alegria de receber a todos os presentes, provenientes de várias partes do país.

“Desejamos a vocês nossas boas-vindas à capital paranaense, e àqueles que nos acompanham pela internet, também o nosso muito obrigado. Temos certeza de que vocês ficarão encantados com o conteúdo que será apresentado nestes dois dias”, disse.
Em seguida, a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, ressaltou o empenho dos Regionais do Sul para oferecer um excelente evento ao público.
“Santa Catarina veio em peso porque estamos irmanados na construção deste encontro, para que nestes dois dias possamos efetivamente contribuir com a capacitação e com o aprimoramento de todos nós”, disse Marisa, referindo-se à numerosa presença de conselheiros de seu estado.

O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, comemorou o sucesso do evento e falou sobre os benefícios da iniciativa.

“É uma grande alegria estarmos aqui, porque estamos entre amigos com grandes propósitos em comum: a valorização da profissão contábil e a discussão sobre o conhecimento contábil e o quanto a nossa profissão pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade”.  Ele parabenizou o vice-presidente de desenvolvimento profissional do CFC, José Donizete Valentina, pela iniciativa do Conexão Contábil: "Já é um grande sucesso”, afirmou.
Contador Valdir Renato Coscodai, presidente do Ibracon
Contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC
A presidente da FBC, Sandra Elvira Santiago; a diretora da Fenacon, ex-vice-presidente do CFC e ex-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; e o presidente da ACCPR, Moacir Carlos Baggio, também compuseram a mesa da solenidade.

O presidente do Ibracon, Valdir Renato Coscodai, explicou que há muitos temas fundamentais para se manter a relevância da Contabilidade, destacando três pontos presentes na programação do evento:

“A questão da governança corporativa e pública, porque sem governança não há a transparência e a ética necessárias para conduzir os negócios, tanto no setor privado como no público; a questão da inovação e do empreendedorismo, fundamental para que os profissionais se diferenciem no mercado, é o que gera os melhores resultados, o aumento de receita e a produtividade, a partir de melhorias contínuas em todos os nossos processos; e também um outro assunto que, para mim, é extremamente caro e tem sido debatido atualmente, é a discussão sobre as mudanças das diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis”, pontuou.

Arrematando a solenidade, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente Aécio Dantas, refletindo sobre temas que, para ele, precisam ser constantes no dia a dia da Contabilidade. Falou sobre a importância da Educação Profissional Continuada (EPC) e destacou que, somente em 2022, mais de 135 mil pessoas foram atendidas pelos eventos promovidos pelo Sistema CFC/CRCs.
“Estamos, a cada edição, reforçando temáticas que antes estavam muito afastadas de uma discussão mais técnica, de uma propriedade mais efetiva da própria Contabilidade, como a governança, o ESG e a própria discussão sobre as reformas das diretrizes curriculares, argamassas que levam a técnica da Contabilidade a produzir um efeito de transformação social. A cada edição deste evento, esse debate tem feito com que nós possamos construir um legado de dizer que, sim, a responsabilidade socioambiental, a liderança e a governança são papéis da Contabilidade”, ressaltou.

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago; a diretora da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), ex-vice-presidente do CFC e ex-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; e o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Moacir Carlos Baggio, também fizeram parte da cerimônia de abertura.

O Conexão Contábil é um espaço que promove a educação profissional. Composta de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC, a iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

Para assistir à gravação da solenidade e das palestras do dia 30/8, clique aqui e acesse o vídeo na TV CRCPR.

Com informações do CFC

Fotos: Fabrício Grigoletto

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.