As discussões do Conexão Contábil Sul, na sede do CRCPR em Curitiba, foram encerradas na tarde dessa quarta-feira (31) com o painel “Inovação e Empreendedorismo com foco em resultado”. Na ocasião, o tema foi apresentado por Valdir Novaki, o conhecido Pipoqueiro Valdir, cuja gestão da atividade de vender pipoca se tornou um case de sucesso por todo o país.

Valdir Novaki, que já foi boia-fria e lavador de carros, atualmente dá palestras para executivos e profissionais de empresas como Microsoft, Santander, Odebrecht, Toyota, Boticário, entre muitas outras, mas continua a atender seus fregueses na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba (PR). Mas o que levou um pipoqueiro a se destacar de forma tão excepcional na gestão de atividade tão corriqueira? O público identifica a resposta já nos primeiros minutos de palestra: visão, foco e uma brilhante capacidade de se comunicar com seu público.

O pipoqueiro contou que, antes de iniciar a venda de pipocas, realizou uma pesquisa de mercado para conhecer o nicho e identificar os diferenciais que poderia ofertar ao público para se destacar entre os mais de 50 ambulantes que exercem essa mesma atividade na Praça Tiradentes. Como resultado, Valdir passou a priorizar a qualidade dos produtos (grão de milho que não solta casca, por exemplo) asseio (dos instrumentos, carrinho de pipoca e uniformes) e atendimento diferenciado.

Sobre esse último tópico, o pipoqueiro desenvolveu estratégias de atendimento, que proporcionam ao público uma experiência inédita na compra do produto. Valdir oferece aos seus fregueses, como ele gosta de chamar, higienização das mãos, oferta de um kit higiene composto por guardanapo, fio dental e bala de hortelã, degustação dos produtos, wi-fi gratuito, TV, e, principalmente, um sorriso estampado no rosto, olho no olho e um bom papo. A receita é certa. Valdir já possui uma “carteira de clientes” fidelizados: “O cliente para mim só é interessante até a segunda vez. Se não for para torná-lo freguês, não me interessa, pois quero que todos os dias ele compre pipoca comigo”, afirma.

Além dessas e de muitas outras estratégias, o pipoqueiro investe muito em inovação. Em seu carrinho, ele possui placa de energia solar, que permite a Valdir não ter que empurrar a estação de trabalho nos deslocamentos, gerar energia para os demais equipamentos e contribuir com o meio ambiente, como destaca o empreendedor. Além disso, o carrinho possui também lâmpadas LED, em substituição ao antigo lampião de tempos atrás. Valdir também oferece aos fregueses variadas formas de pagamento (crédito, débito e PIX) e já estuda aderir aos recebimentos em criptoativos, como Bitcoins. O pipoqueiro não descuida do social. Ele também realiza ações voluntárias, como participação gratuita em eventos realizados em asilos, escolas, creches, entre outros.

A visão de Valdir surpreendeu a todos os presentes. O pipoqueiro ressaltou ainda que o segredo de empreender está no foco. Valdir ainda deixou aos presentes um grande ensinamento, que pode ser aplicado a todos os formatos de negócios:  “O trabalho pode até ser simples, mas tem que ser completo”, destaca.

O painel foi moderado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, José Donizete Valentina, e contou também com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem.

Fonte: Comunicação CFC

Fotos: Fabrício Grigoletto

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.