O programa “Contador Parceiro – Construindo o Sucesso” foi apresentado ao público do Conexão Contábil Sul na tarde dessa quarta-feira (31). O evento, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), foi gratuito e aconteceu no formato híbrido, com transmissão pelo canal do CFC no YouTube.
O programa é fruto de uma parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para falar sobre o tema, foram convidados a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pernambuco (CRCPE) e coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, Maria Dorgivânia Arraes Barbará; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, e o consultor da Regional Centro do Sebrae Paraná, Agenor Felipe Krysa. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, foi a moderadora do painel.
Krysa iniciou a sua apresentação afirmando a relevância da classe contábil para os pequenos negócios:
“O profissional da contabilidade é fundamental para o desenvolvimento das pequenas empresas, especialmente na retomada econômica no período pós pandemia de covid-19”
O consultor do Sebrae falou que é justamente por esse motivo que a entidade mantém forte a parceria com o CFC na manutenção do programa e ressaltou o valor da relação de confiança estabelecida entre empresários, empreendedores e contadores. O painelista ainda apresentou um estudo realizado pelo Sebrae/PR voltado para entender quem são os micro e pequenos empresários, bem como as suas dificuldades e necessidades. O objetivo foi justamente compreender esse público para oferecer soluções customizadas, que impactem positivamente em seus negócios e contribuam para seu desenvolvimento. Os resultados do estudo foram apresentados e explicados por Krysa, que também falou sobre as mudanças do mercado consumidor e dos ambientes externos e seus reflexos nessas empresas de menor porte.
Outro ponto abordado pelo representante do Sebrae foi a capacidade dos profissionais da contabilidade em assessorar as empresas:
“Os contadores têm muita força para atuar com essas empresas como consultores nesse processo [de gestão] de ajudar, realmente, as empresas a estruturarem os seus custos e as suas despesas, a entenderem o seu ponto de equilíbrio, a poderem calcular o seu resultado”, completou Agenor.
Krysa também afirmou que os contadores são fundamentais para o planejamento estratégico desses negócios. Com base nessas reflexões, expôs aos participantes o foco do programa Contador Parceiro – Construindo o Futuro. Segundo apresentou, uma das finalidades da iniciativa é “capacitar os profissionais da contabilidade para atuar em gestão, empreendedorismo e gestão visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios”. A proposta é que a classe contábil esteja ainda mais preparada para assessorar esses negócios em busca dos seus crescimentos.