Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS

No dia 18, Renê Miguel Reque Filho e João Matias Loch, integrantes da Comissão de Peritos Contábeis, estiveram em reunião com o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e o diretor superintendente do órgão, Gerson Borges de Macedo, para alinhar as futuras ações do grupo de trabalho.




COMISSÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DA ÁREA COOPERATIVISTA



Nesta semana, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR está realizando, na TV CRCPR, lives sobre assuntos relacionados ao Ato Cooperativo. No dia 20 (quinta-feira), às 11h, o doutor em Ciência Política e mestre em Direito Econômico Social, Paulo Roberto Stöberl falou sobre aspectos legais e doutrinários. Já no dia 21 (sexta-feira), também às 11h, a transmissão será conduzida pelo contador, administrador, auditor e perito contábil Dorly Dickel, pós-graduado em Cooperativismo, que falará sobre aplicação na contabilidade das cooperativas. Nos dois dias, os contadores Rafael Kazuo e Nelson Beltrame, ambos membros da Comissão realizadora do evento, ficam a cargo da mediação das falas.

Para participar da live Ato Cooperativo - Aplicação na Contabilidade das Cooperativas, no dia 21, inscreva-se aqui!

COMISSÃO CRCPR MULHER



Ao longo deste mês, aderindo às ações do Outubro Rosa, voltadas à conscientização da importância da prevenção e do tratamento contra o câncer de mama, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) ilumina seu prédio com a cor rosa. Além dessa ação simbólica, a Comissão CRCPR Mulher, com apoio do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), tem percorrido o estado com o projeto "Um toque a mais", que conta com palestras recheadas de informação sobre os cuidados necessários às pessoas em tratamento contra doenças consideradas graves. O projeto tem arrecadado, através de ingressos solidários, insumos como lenços de cabelo, água de coco, leite longa vida e papel higiênico, que são doados pelos participantes e destinados a entidades sociais. Já aconteceram palestras na cidade de Maringá, Apucarana, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Cascavel. Serão realizadas falas também em Ponta Grossa (dia 21), Londrina (25) e em Curitiba (26), encerrando as atividades do projeto.

COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE

No dia 4 de novembro, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense realiza nova live sobre a Integração das Informações de Sistemas Contábeis. Em pesquisa realizada pelo grupo de trabalho no primeiro semestre, constatou-se dores comuns a empresários contábeis locais. Uma das principais dificuldades identificadas foi a automação, ou seja, a integração, em seus sistemas contábeis, de dados dos clientes e de terceiros contratados pelos clientes. As integrações aumentam a segurança da informação, reduzem custos e possibilitam que o contador tenha mais tempo para realizar as análises necessárias. O evento do dia 4 será conduzido pela coordenadora da Comissão, Elizangela de Paula Kuhn, e contará com os palestrantes Helton Muriel Salai, sócio de organização contábil, e Ricardo Adriano Machado, fundador de empresa de automação contábil e de comunicação para organizações contábeis. 

Inscreva-se aqui!




COMISSÃO DO CONTADOR PÚBLICO

No dia 19, a Comissão do Contador Público reuniu-se para tratar dos últimos detalhes para o 6º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, que será realizado em Curitiba nos dias 10 e 11 de novembro. O evento será 100% presencial e acontecerá na sede do CRCPR, em Curitiba. Com carga horária total de 12 horas, o Fórum deste ano será guiado pelo tema "Contabilidade e Controle: muito além do SIAFIC". Ao longo dos dois dias de evento, serão abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, gestão de custos, SIAFIC, fiscalização do TCE-PR na Gestão Municipal, novas tecnologias e responsabilidade ética do contador, além de outros tópicos relacionados ao cotidiano dos profissionais da contabilidade do Estado do Paraná. A participação no Fórum deste ano requer, além da inscrição, um ingresso solidário, sendo solicitada a doação de um brinquedo novo, que será destinado a entidades sociais parceiras do CRCPR. Para inscrever-se, clique aqui!

Participaram da reunião do dia 19 o coordenador Marcio José Assumpção, os integrantes Décio Vicente Galdino Cardin, Luciane Maria Gonçalves Franco, Aline Bogo, Antonio Marcos dos Santos Alves, Francieli Aparecida Garcia, Hélio Soares, Idimara Schlindvein e o funcionário de apoio do CRCPR, Valdair de Souza.




COMISSÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



No dia 7 de novembro, das 10h às 11h30, a Comissão de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis realiza, com transmissão na TV CRCPR, live "EAD no Ensino Contábil - Práticas de Sucesso", que abordará perspectivas futuras, desafios e metodologias do ensino remoto para a área contábil. O evento será conduzido pela professora Neide Borscheid Mayer, doutoranda em Controladoria e Contabilidade, mestre em Engenharia de Produção e coordenadora do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional Uninter, e pelo professor Allan Marcelo de Oliveira, mestre em Contabilidade e pós-graduado em Formação Docente.

Para inscrever-se, acesse a Agenda e Inscrições de Desenvolvimento Profissional no site do CRCPR (ou clique aqui!)



Já nos dias 8 e 9, das 19h às 22h, a Comissão realiza também o Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP) com o tema "Perspectivas e Horizontes do Futuro Contador". O evento, que acontece na sede do CRCPR, em Curitiba, abordará temas como "Governança, Riscos e Compliance", "Ética", "Empreendedorismo" e "Normas Contábeis e IFRS" e receberá palestrantes de renome, como o presidente do CRCPR Laudelino Jochem, Eliseu Martins, Eloir Joakinson, Elizangela Kuhn, Daniella Novak, Daniel Pereira de Jesus, Iago Lopes e Guillermo Braunbeck.

Para inscrever-se para o evento, clique aqui!

Para inscrever-se para acompanhar a transmissão ao vivo, clique aqui!

COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta semana do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “Rendimentos recebidos de Pessoa Física”. Para acompanhar, ouça aqui a gravação!

COMISSÃO DO TERCEIRO SETOR

No dia 17, sob a coordenação de Nelson Zafra, a comissão realizou reunião virtual para discutir a atualização da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002 – Entidade sem finalidade de lucros, norma que regulamenta a contabilidade das entidades do Terceiro Setor, e o 6º Fórum da Comissão do Terceiro Setor, ocorrido no último dia 18. Participaram do encontro os integrantes Almir Pazinato Nanemann, Anabel Batim Macan Nunes, Eder Alexandre Souza, Edson Aparecido Gomes, Fernando Luis Mazur, Sandro Gabriel da Silva Kaiber, Sirlene Siqueira Alves e a funcionária de apoio do CRCPR Victória Rossini Andreiu. 
6º Fórum Paranaense do Terceiro Setor foi o primeiro evento 100% presencial, após a pandemia, na sede do CRCPR, em Curitiba. A participação valia quatro pontos no PEPC-CFC para os participantes inscritos. Além de palestras relacionadas à contabilidade de entidades sem fins lucrativos, essa edição do evento contou também com um talk show, que recebeu convidados para discutir temas relevantes a esse assunto. 

Para saber mais, leia a matéria completa aqui!




CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.