Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Durante todo este mês, em adesão ao Outubro Rosa, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, está iluminada com a cor rosa, a fim de alertar a população quanto à importância da prevenção ao câncer de mama. Já a Comissão CRCPR Mulher percorre o estado com o projeto "Um toque a mais", apresentando uma programação voltada à conscientização de prevenção, diagnóstico, tratamento e superação da doença. Nesta semana, o evento esteve em Apucarana, Pato Branco e Foz do Iguaçu; nos próximos dias, ainda visitará Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba.

Em Apucarana, o evento aconteceu às 9h do dia 18 e foi liderado pela conselheira Marcia Ojido Hokama, integrante da Comissão CRCPR Mulher. Sediado na Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), o "Um toque a mais" recebeu a psicóloga Mariana Akemi Vieira Luz, que falou sobre a unidade de tratamento de câncer do município, as unidades de acolhimento e os voluntários que auxiliam de forma anônima. O encontro contou com a presença de Denisa Borçato (integrante da Comissão), Dayse Liboni (da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná), José Carlos da Silva (presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana) e Lucinéia Chiarelli (coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unespar). Nesse dia, aconteceu também a arrecadação de água de coco e leite longa vida, doados pelos participantes.

No mesmo dia, às 19h, foi a vez de Pato Branco receber o evento. As palestrantes foram Mirian Arisi da Costa, agente de saúde do município, e Cleuza Alves Chiochetta, presidente do Grupo Gama, instituição filantrópica e sem fins lucrativos que auxilia pacientes em tratamento contra o câncer oferecendo-lhes, gratuitamente, os serviços de hospedagem, alimentação e transporte de casa até o hospital. Os participantes fizeram doações de açúcar, óleo, leite integral, gelatina, água de coco, água sanitária, detergente, álcool 70%, esponja de aço, papel toalha e papel higiênico. Estiveram presentes a vice-presidente de Controle Interno do CRCPR, Eunice Maria Cavali Duarte, a conselheira Eva Schran de Lima, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região Sérgio Bebber, Maria Cristina Hamera, da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco, e Anubes Smiderle, da empresa Polimed.

No dia 19, o "Um toque a mais" aconteceu em Foz do Iguaçu. As palestras aconteceram às 19h30, na sede do Sicredi, com falas de Kemeli Zaghi Cavalcante, paciente do tratamento contra o câncer, da artesã Ivanice Salete Grotto e de Regyna Maura de Castro Santos, coordenadora do Projeto Remadoras Rosa. Estiveram presentes a coordenadora da comissão, Rosemere Hayashi, Paulo Rosset (gerente da agência Sicredi), Leandro Ricardino Correa (presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu e representante da Fecopar), Rejane Lino da Silva dos Reis (Sescap-PR) e Rosana Torina (OAB- Foz do Iguaçu). Nesse dia, foram arrecadadas lãs para tricot.