Durante todo este mês, em adesão ao Outubro Rosa, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, está iluminada com a cor rosa, a fim de alertar a população quanto à importância da prevenção ao câncer de mama. Já a Comissão CRCPR Mulher percorre o estado com o projeto "Um toque a mais", apresentando uma programação voltada à conscientização de prevenção, diagnóstico, tratamento e superação da doença. Nesta semana, o evento esteve em Apucarana, Pato Branco e Foz do Iguaçu; nos próximos dias, ainda visitará Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba.

Em Apucarana, o evento aconteceu às 9h do dia 18 e foi liderado pela conselheira Marcia Ojido Hokama, integrante da Comissão CRCPR Mulher. Sediado na Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), o "Um toque a mais" recebeu a psicóloga Mariana Akemi Vieira Luz, que falou sobre a unidade de tratamento de câncer do município, as unidades de acolhimento e os voluntários que auxiliam de forma anônima. O encontro contou com a presença de Denisa Borçato (integrante da Comissão), Dayse Liboni (da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná), José Carlos da Silva (presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana) e Lucinéia Chiarelli (coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unespar). Nesse dia, aconteceu também a arrecadação de água de coco e leite longa vida, doados pelos participantes.

No mesmo dia, às 19h, foi a vez de Pato Branco receber o evento. As palestrantes foram Mirian Arisi da Costa, agente de saúde do município, e Cleuza Alves Chiochetta, presidente do Grupo Gama, instituição filantrópica e sem fins lucrativos que auxilia pacientes em tratamento contra o câncer oferecendo-lhes, gratuitamente, os serviços de hospedagem, alimentação e transporte de casa até o hospital. Os participantes fizeram doações de açúcar, óleo, leite integral, gelatina, água de coco, água sanitária, detergente, álcool 70%, esponja de aço, papel toalha e papel higiênico. Estiveram presentes a vice-presidente de Controle Interno do CRCPR, Eunice Maria Cavali Duarte, a conselheira Eva Schran de Lima, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região Sérgio Bebber, Maria Cristina Hamera, da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco, e Anubes Smiderle, da empresa Polimed.

No dia 19, o "Um toque a mais" aconteceu em Foz do Iguaçu. As palestras aconteceram às 19h30, na sede do Sicredi, com falas de Kemeli Zaghi Cavalcante, paciente do tratamento contra o câncer, da artesã Ivanice Salete Grotto e de Regyna Maura de Castro Santos, coordenadora do Projeto Remadoras Rosa. Estiveram presentes a coordenadora da comissão, Rosemere Hayashi, Paulo Rosset (gerente da agência Sicredi), Leandro Ricardino Correa (presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu e representante da Fecopar), Rejane Lino da Silva dos Reis (Sescap-PR) e Rosana Torina (OAB- Foz do Iguaçu). Nesse dia, foram arrecadadas lãs para tricot.

Da esq. para a dir: os eventos em Apucarana, Pato Branco e Foz do Iguaçu

Eventos Outubro Rosa

As palestrantes de Foz também estarão presentes no evento de Cascavel, do qual também participará o palestrante Wilson Riedlinger. A fala inicia às 18h30 do dia 20, na sede do CRCPR do município, e serão aceitas doações de leite longa vida. Inscreva-se aqui!

Ponta Grossa recebe o evento no dia 21, às 19 horas, na Sede Regional do Sicredi Campos Gerais. A palestra abordará a temática "Câncer e Diversidade" e receberá doações de lenços para cabelo. Inscreva-se aqui!

No dia 25 (terça-feira), às 8h, o Sicredi União - Espaço Coopconecta, em Londrina, recebe a palestra "Câncer e Acolhimento", com fala de Iracema Fabian, presidente do voluntariado do Hospital de Câncer da cidade. É solicitada a doação de produtos como leite e açúcar cristal. Inscreva-se aqui!

Para fechar o ciclo de eventos, no dia 26, às 9h, a sede do CRCPR, em Curitiba, terá a palestra "Câncer e Diversidade na Contabilidade", com os palestrantes Tânia Mary Gomez, da Federação Brasileira de Apoio à Saúde da Mama, e Fabian Algarte da SIlva, contador na área de perícia processual trabalhista. Nesse dia, serão arrecadados fraldas geriátricas e cremes hidratantes, a serem destinados à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Inscreva-se aqui!

Os eventos contam com o apoio do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), Sescapr-PR, Sescap-Londrina, Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontabil),Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região (Sincop), Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel), OAB Foz do Iguaçu, Rede de Combate ao Câncer de Maringá, Associação Comercial de Apucarana (ACIA), ACIC, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), Polimed e Hospital do Câncer de Londrina (HCL).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.