Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



Vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro, durante solenidade de abertura do Fórum


No dia 18 de outubro, aconteceu o 6º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, evento realizado pela Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na sede do órgão, em Curitiba. Depois do período de pandemia, esse foi o primeiro evento do CRCPR a ser realizado 100% no formato presencial

A programação do Fórum iniciou-se às 13h30, com abertura realizada pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior. Em seguida, a primeira palestra "Gestão Contábil, Tributação e Prestação de Contas do Terceiro Setor", foi ministrada pelo contador Marcelo Roberto Monello e mediada pelo coordenador da Comissão, Nelson Zafra. Monello iniciou sua fala com uma contextualização sobre o setor e dissertou sobre o regime tributário das entidades, além de realizar uma explanação sobre as normas contábeis aplicadas e os principais aspectos da ITG 2002 (R1) para as entidades sem finalidade de lucro. 

Na sequência, às 15h15, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falou sobre "Governança e Contabilidade do Terceiro Setor", em palestra mediada também por Nelson Zafra. Jochem deu exemplos práticos para auxiliar contadores envolvidos no Terceiro Setor a realizarem seus julgamentos, considerando as mais recentes posições técnicas assumidas pelos órgãos normatizadores contábeis, desde que utilizem uma estrutura conceitual semelhante à do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Marcelo Roberto Monello ministra primeira palestra do evento


  Presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, durante palestra sobre "Governança e Contabilidade do Terceiro Setor" 


Um talkshow com os convidados Almir Pazinato Nanemann, Sandro Kaiber, Eder Alexandre Souza e William Fischer, integrantes da Comissão do Terceiro Setor, além dos palestrantes e mediador, encerrou o evento discorrendo sobre outros temas relacionados à contabilidade de entidades sem fins lucrativos, como os principais aspectos contábeis da LC 187/21, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes.

Solidariedade

Os participantes inscritos têm direito a quatro pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e os certificados podem ser emitidos na área restrita do site do CRCPR. Com inscrições gratuitas, os participantes foram requeridos apenas a realizar doações de alimentos não perecíveis no ato de credenciamento, que serão destinados a organizações sociais parceiras do CRCPR.

Da esq. pra dir.: William Fischer, Almir Pazinato Nanemann, Nelson Zafra, Laudelino Jochem, Eder Alexandre Souza 
                                                                               e Sandro Kaiber


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.