Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



Vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro, durante solenidade de abertura do Fórum


No dia 18 de outubro, aconteceu o 6º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, evento realizado pela Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na sede do órgão, em Curitiba. Depois do período de pandemia, esse foi o primeiro evento do CRCPR a ser realizado 100% no formato presencial

A programação do Fórum iniciou-se às 13h30, com abertura realizada pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior. Em seguida, a primeira palestra "Gestão Contábil, Tributação e Prestação de Contas do Terceiro Setor", foi ministrada pelo contador Marcelo Roberto Monello e mediada pelo coordenador da Comissão, Nelson Zafra. Monello iniciou sua fala com uma contextualização sobre o setor e dissertou sobre o regime tributário das entidades, além de realizar uma explanação sobre as normas contábeis aplicadas e os principais aspectos da ITG 2002 (R1) para as entidades sem finalidade de lucro. 

Na sequência, às 15h15, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falou sobre "Governança e Contabilidade do Terceiro Setor", em palestra mediada também por Nelson Zafra. Jochem deu exemplos práticos para auxiliar contadores envolvidos no Terceiro Setor a realizarem seus julgamentos, considerando as mais recentes posições técnicas assumidas pelos órgãos normatizadores contábeis, desde que utilizem uma estrutura conceitual semelhante à do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Marcelo Roberto Monello ministra primeira palestra do evento