Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



A Comissão CRCPR Sustentável está comprometida em promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis na entidade. Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a comissão elaborou uma campanha interativa para ser divulgada nas redes sociais, visando engajar e educar sobre questões ambientais.

"Na Semana do Meio Ambiente, em que diversos debates são trazidos sobre temas ambientais, dentre as ações promovidas no Plano de Logística Sustentável (PLS), o processo informativo para sensibilização dos colaboradores para a adoção das práticas sustentáveis se torna um dos mais importantes. Tocar na consciência de cada colaborador para entender a importância do seu papel na mudança de hábitos que visem a preservação e a proteção dos recursos naturais, além de representarem ações para atingimento das metas propostas no PLS, são ações para o exercício da cidadania responsável e uma transformação na atitude dentro e fora do CRCPR", explica a coordenadora da Comissão CRCPR Sustentável, Luciana Cristina Correr.

A adoção de práticas sustentáveis torna-se cada vez mais crucial para enfrentar a crise climática, visando proteger a biodiversidade do nosso planeta e garantir boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Além disso, as mudanças climáticas colocam em risco a vida e a saúde humana, além de intensificarem desastres naturais, como as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul, em maio. Confira a seguir dados do último ano sobre o impacto do aquecimento global:

  • Desde junho do ano passado, temos quebrado recordes mensais de temperatura da superfície do ar. A temperatura média global dos últimos doze meses (de maio de 2023 a abril de 2024) é a mais alta já registrada, estando 0,73°C acima da média de 1991-2020 e 1,61°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.
  • Maio de 2024 é o décimo terceiro mês consecutivo em que a temperatura da superfície do mar é a mais alta já registrada para o respectivo mês do ano.
  • Em 2024, a extensão do gelo marinho antártico atingiu um dos níveis mais baixos já registrados pelo terceiro ano consecutivo. Em 20 de fevereiro, a redução de 200 mil km² ultrapassou o recorde do ano anterior. No Ártico, a cobertura está abaixo do registrado em maio de 2012 (último recorde), sugerindo a possibilidade de um novo recorde mínimo neste ano.
  • 2023 foi o ano mais quente da história, com uma anomalia de temperatura de 1.1ºC. Todos os anos da última década bateram taxas recordes de temperatura

Atendendo demanda atual, CRCPR realizará dois eventos que abordam o tema

Entre os dias 19 e 20 de junho, acontece em Cascavel, a "Imersão em Normas Contábeis e ESG". O evento vale 12 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias e contará com conteúdo de palestras do presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem. Os palestrantes discutirão a Estrutura Conceitual do Relatório Financeiro, a Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Arrendamento, Ativo Biológico e Produto Agrícola, Implantação do Processo de Sustentabilidade e Elaboração do Relatório de Sustentabilidade. A programação englobará ainda ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia do profissional e cases de sucesso. As vagas são limitadas e devido à quota inicial de ingressos esgotada, o CRCPR disponibilizou um novo lote extra de inscrições. Garanta sua vaga, aqui!

No dia 28 de junho, às 14h, acontece ainda uma live da Comissão CRCPR Cooperativas sobre Relatórios de Sustentabilidade. Os palestrantes serão Bernardo Moreira e Cristiano Kruk. O evento, moderado pelos integrantes da Comissão Claudiomiro Rodrigues (coordenador) e Junior Zub, será transmitido na TV CRCPR e já está com inscrições abertas, clique aqui!


Conheça a Comissão CRCPR Sustentável

Fundada em 2019, a Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR é composta por funcionários de diferentes setores que trabalham diariamente para tornar o CRCPR uma entidade cada vez mais sustentável. Com iniciativas socioambientais, que visam também a racionalização do uso de materiais e serviços, a comissão estimula toda a organização a realizar boas práticas ambientais e sociais. 

A comissão também divulgou o relatório de desempenho anual do Plano de Logística Sustentável (PLS) do CRCPR referente ao exercício de 2023. O documento apresenta avanços notáveis e conquistas da entidade na área, por uma análise abrangente das ações e resultados obtidos ao longo do ano.

Além da melhoria nos processos de coleta de lixo e das ações de redução do consumo de água, energia e outros materiais, a Comissão realizou diversas ações de conscientização aos funcionários, colaboradores e público externo, instruindo com palestras, treinamentos, cartazes orientativos, e-mails marketing e outras ações de comunicação interna e externa, com foco na educação socioambiental e no consumo consciente. O CRCPR também tem trabalhado no desenvolvimento de seus processos de Compras e Licitações, para que se adéquem às melhores práticas de sustentabilidade do mercado, bem como sua estrutura física para o uso inteligente dos recursos naturais e reutilização, quando possível. Assim, nas especificações de compras, são requeridos produtos que tenham menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; é dada preferência por materiais de origem local; requisitada maior eficiência na utilização de recursos como água e energia em obras ou equipamentos, assim como maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; e também requerida a origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras adquiridos e contratados. A entidade trabalha ainda na análise da possibilidade de, nos próximos anos, realizar contratação de empresa para aquisição e instalação de painéis de energia solar fotovoltaica na sede, em Curitiba.



Leia ainda o artigo "ESG traz oportunidades para empresas de contabilidade", do presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, publicado no CRCPR Online, em janeiro de 2024.


Com informações do G1 Meio Ambiente

Reprodução permitida desde que citada a fonte.