O presidente do CFC, Aécio Dantas, e o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, durante Plenária do CFC, em Curitiba

No dia 17, encerrando a semana de atividades do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em Curitiba, a entidade realizou sua 1.099ª Reunião Plenária, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). Passagem pela cidade incluiu reuniões regimentais, homenagemtreinamento do Comitê do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE)palestra sobre a Reforma Tributária e edição do "Quintas do Saber".

Durante a sessão, foram debatidos assuntos relevantes para os profissionais da contabilidade, além de apresentar as atividades conduzidas pela presidência e vice-presidências do CFC.

Participaram da reunião o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior, o coordenador do CRCPR Voluntário, Francisco Savi, e os conselheiros do CFC, Maurício Cândico e Aguinaldo Mocelin.

Participaram da reunião representantes do CRCPR, como o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Júnior, o coordenador do CRCPR Voluntário, Francisco Savi, e os conselheiros do CFC representantes do Paraná, Maurício Cândico e Aguinaldo Mocelin.

No decorrer da reunião, integrantes da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgaram os resultados da arrecadação do Fundo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa provenientes de doações feitas durante a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2023. Participaram deste momento a auditora-fiscal da RFB, Valéria de Carvalho Sobral; o coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da RFB, Eduardo Augusto Caimbro; a coordenadora nacional da Cidadania Fiscal da RFB, Ana Paula Sacchi Kuhar; o delegado da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi; e a superintendente da 9ª Região da RFB, Cláudia Regina Thomaz.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, agradeceu a presença dos representantes durante a sessão, ressaltando a importância dos resultados alcançados e elogiando os esforços colaborativos. Ele salientou: "Tenho certeza de que os números que vocês compartilham hoje são ainda mais favoráveis em comparação ao ano anterior, refletindo o crescimento contínuo e robusto do trabalho realizado em todo o país para expandir as doações e contribuições para ambos os fundos."

Para iniciar a apresentação, o delegado Marcos Rinaldi destacou uma campanha realizada em Curitiba que abrangeu diversos municípios com o CRCPR Voluntário. "Envolvemos várias cidades, algumas aumentaram significativamente suas contribuições, mas há margem para melhorias. Portanto, esta reunião é crucial para aprofundar o diálogo com a contabilidade", mencionou Marcos Rinaldi.

Em seguida, a coordenadora Ana Paula Sacchi Kuhar delineou os programas de cidadania fiscal da RFB e realçou a parceria com o CFC com o programa CFC Voluntário. Ela enfatizou a relevância dos profissionais de contabilidade para regularizar os fundos municipais e estimular a destinação de parte do Imposto de Renda. "Nossos programas de apoio à cidadania fiscal, como o NAF, o 'Eu Sou Cidadão Solidário', o 'Mulher Cidadã' e o 'Conhecemos na Nossa Aduana' têm como base a colaboração com instituições e estudantes de ciências contábeis, que prestam assistência à população", explicou Ana Paula.

Durante a reunião foi feito um panorama geral sobre o NAF, evidenciando sua versatilidade em diversos contextos sociais no país, indo além do suporte tributário e incorporando um caráter solidário. O coordenador do NAF, Eduardo Augusto Caimbro, ressaltou a importância da campanha de destinação de 2023, enfatizando a conexão entre cidadania e ação coletiva. "O termo 'cidadania fiscal' deriva da ideia de que cidadania é sobre 'você'. Quando as pessoas compreendem esse conceito, vão além do pagamento de tributos. Usamos jogos para incentivar os jovens a entender a importância das ações sociais. Este ano, alcançamos um recorde de doações, e agradeço ao CFC por sua contribuição nesse resultado", declarou Eduardo.

O delegado da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi, destacou campanha realizada em Curitiba que abrangeu diversos municípios com o CRCPR Voluntário

Valéria de Carvalho Sobral, auditora-fiscal da RFB, apresentou os resultados da campanha de destinação até o momento. "Hoje, estamos compartilhando os valores arrecadados em 2023, focando nas doações realizadas através do DARF durante a Declaração de Imposto de Renda. Os dados completos dos últimos quatro anos, incluindo o Fundo da Pessoa Idosa, demonstram um crescimento significativo, especialmente em 2023, estabelecendo recordes de doações para ambos os fundos", explicou Sobral. Valéria também detalhou os dez municípios com maiores arrecadações (informações disponíveis no site da Receita Federal).

o delegado da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi Marcos Rinaldi destacou uma campanha realizada em Curitiba que abrangeu diversos municípios com o CRCPR Voluntário

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Júnior, enalteceu a colaboração do CFC com a Receita Federal. "Nossa equipe tem se dedicado para melhorar os resultados a cada ano. Ficamos satisfeitos com os números, mas reconhecemos que há um caminho a percorrer para beneficiar ainda mais crianças, adolescentes e idosos. O compromisso do CFC com essa causa é forte, e em nome do presidente Aécio, reafirmo nosso desejo de duplicar esses resultados no próximo ano”, finalizou.

A reunião continuou com outras demandas pertinentes sobre as atividades do CFC em ações para os profissionais da contabilidade.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.