Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Profissionais da contabilidade que atuam no setor público já têm data marcada para um dos eventos mais importantes do calendário estadual da área. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizará o 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, no auditório da sede do Conselho, em Curitiba. Organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, o encontro será totalmente presencial e oferecerá uma programação intensiva de três dias, reunindo especialistas de destaque e proporcionando um espaço de atualização técnica e troca de experiências entre profissionais. O evento conta ainda com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC)* e terá ingressos solidários, arrecadando no dia do evento 2kgs de alimentos não perecíveis por participante.

Para inscrever-se, clique aqui!

Uma das palestras do dia 14 terá como tema "Como Gerar Resultado e Cuidar da Saúde Emocional das Equipes ", e será conduzida pela psicóloga com especialização em Administração Estratégica em Recursos Humanos, Maristela Steinwandt Prado.

Confira a seguir entrevista com a palestrante Maristela Prado, que falará sobre saúde emocional das equipes:

Maristela Steinwandt Prado

CRCPR Online: Quais são os principais fatores que impactam o bem-estar emocional das equipes de trabalho?  

Maristela Prado (MP): Fatores emocionais pesam mais do que fatores organizacionais quando se trata da felicidade no trabalho. Propósito, autonomia e bem-estar emocional são os principais motivadores, enquanto remuneração e relacionamentos são supervalorizados em termos de impacto real. A percepção e o valor dado por um colaborador, quando solicitado a sua avaliação sobre o seu bem-estar, estão diretamente correlacionados ao seu grau de felicidade no trabalho. E como criar a sensação duradoura de felicidade, para gerar bem-estar? Primeiro, as condições estruturais e de governança, tais como cultura, liderança inspiradora, satisfação no cargo e desafios saudáveis. Depois, estímulo permanente para o engajamento, por meio de um ambiente psicologicamente seguro, capaz de sustentar a humanização das relações. Por fim, estratégias sistêmicas que assegurem a continuidade das ações de bem-estar e não apenas campanhas pontuais.

CRCPR Online: Quais são as principais ações que as empresas podem ter para conciliar as exigências por resultados com a saúde mental dos colaboradores?

MP: Com o aumento intenso, ano após ano, do número de afastamentos do trabalho, pós-pandemia, por motivos de doença mental (68% de 2023 p/ 2024) e a atualização da norma Regulamentadora 1 - NR1 (Ministério do trabalho e emprego), as empresas têm adotado novas estratégias que possam minimizar os impactos desta demanda. As ações, prioritariamente, devem ser pensadas de acordo com a cultura organizacional e as particularidades dos seus colaboradores. As diretrizes fundamentais devem considerar: as suas diferentes gerações, as possibilidades do trabalho híbrido, os benefícios flexíveis e o desenvolvimento da liderança. Os resultados desejáveis são: ter um ambiente de trabalho saudável, com comunicação clara e aberta; a promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional; alinhamento de propósito de vida com a realização profissional e ações de promoção de saúde física e emocional.

Garanta sua vaga para o  9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público clicando aqui!

Clique na imagem para se inscrever

Além dos entrevistados, na programação estão confirmados nomes de expressão nacional, como Ivens Linhares, presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCU-PR); Dalmo Palmeira, assessor de Economia e Orçamento Público do Senado Federal; Alexandre Di Pietra, integrante da Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Vagner Alves Arantes, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Diego Messias, representante da Itaipu Binacional.

"Nosso objetivo é propor discussões que instrumentalizem os participantes a repensar práticas e se abrirem aos constantes desafios que a contabilidade pública nos propõe em ritmo cada vez mais acelerado, tendo sempre como foco a adequação às constantes mudanças de exigências legais e regulatórias e o cultivo da mentalidade de inovação, como ferramenta para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados à sociedade", explica a coordenadora da Comissão CRCPR Contador PúblicoAline Bogo. "Preparamos a programação com muito carinho e buscando contemplar demandas dos mais diversos segmentos da contabilidade pública", complementa.


Serviço: 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público

Data: 12, 13 e 14 de novembro

Local: sede do CRCPR, em Curitiba - Rua XV de Novembro, 2987

Inscreva-se aqui! 

Confira a seguir entrevistas anteriores com palestrantes do 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público

*Pontuação em processo de homologação.


Reprodução permitida desde que citada a fonte.