Profissionais da contabilidade que atuam no setor público já têm data marcada para um dos eventos mais importantes do calendário estadual da área. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizará o 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, no auditório da sede do Conselho, em Curitiba. Organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, o encontro será totalmente presencial e oferecerá uma programação intensiva de três dias, reunindo especialistas de destaque e proporcionando um espaço de atualização técnica e troca de experiências entre profissionais. O evento conta ainda com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC)* e terá ingressos solidários, arrecadando no dia do evento 2kgs de alimentos não perecíveis por participante.
Uma das palestras do dia 14 terá como tema "Como Gerar Resultado e Cuidar da Saúde Emocional das Equipes ", e será conduzida pela psicóloga com especialização em Administração Estratégica em Recursos Humanos, Maristela Steinwandt Prado.
CRCPR Online: Quais são os principais fatores que impactam o bem-estar emocional das equipes de trabalho?
Maristela Prado (MP): Fatores emocionais pesam mais do que fatores organizacionais quando se trata da felicidade no trabalho. Propósito, autonomia e bem-estar emocional são os principais motivadores, enquanto remuneração e relacionamentos são supervalorizados em termos de impacto real. A percepção e o valor dado por um colaborador, quando solicitado a sua avaliação sobre o seu bem-estar, estão diretamente correlacionados ao seu grau de felicidade no trabalho. E como criar a sensação duradoura de felicidade, para gerar bem-estar? Primeiro, as condições estruturais e de governança, tais como cultura, liderança inspiradora, satisfação no cargo e desafios saudáveis. Depois, estímulo permanente para o engajamento, por meio de um ambiente psicologicamente seguro, capaz de sustentar a humanização das relações. Por fim, estratégias sistêmicas que assegurem a continuidade das ações de bem-estar e não apenas campanhas pontuais.
CRCPR Online: Quais são as principais ações que as empresas podem ter para conciliar as exigências por resultados com a saúde mental dos colaboradores?
MP: Com o aumento intenso, ano após ano, do número de afastamentos do trabalho, pós-pandemia, por motivos de doença mental (68% de 2023 p/ 2024) e a atualização da norma Regulamentadora 1 - NR1 (Ministério do trabalho e emprego), as empresas têm adotado novas estratégias que possam minimizar os impactos desta demanda. As ações, prioritariamente, devem ser pensadas de acordo com a cultura organizacional e as particularidades dos seus colaboradores. As diretrizes fundamentais devem considerar: as suas diferentes gerações, as possibilidades do trabalho híbrido, os benefícios flexíveis e o desenvolvimento da liderança. Os resultados desejáveis são: ter um ambiente de trabalho saudável, com comunicação clara e aberta; a promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional; alinhamento de propósito de vida com a realização profissional e ações de promoção de saúde física e emocional.
Garanta sua vaga para o 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público clicando aqui!
Além dos entrevistados, na programação estão confirmados nomes de expressão nacional, como Ivens Linhares, presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCU-PR); Dalmo Palmeira, assessor de Economia e Orçamento Público do Senado Federal; Alexandre Di Pietra, integrante da Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Vagner Alves Arantes, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Diego Messias, representante da Itaipu Binacional.
"Nosso objetivo é propor discussões que instrumentalizem os participantes a repensar práticas e se abrirem aos constantes desafios que a contabilidade pública nos propõe em ritmo cada vez mais acelerado, tendo sempre como foco a adequação às constantes mudanças de exigências legais e regulatórias e o cultivo da mentalidade de inovação, como ferramenta para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados à sociedade", explica a coordenadora da Comissão CRCPR Contador Público, Aline Bogo. "Preparamos a programação com muito carinho e buscando contemplar demandas dos mais diversos segmentos da contabilidade pública", complementa.
Data: 12, 13 e 14 de novembro
Local: sede do CRCPR, em Curitiba - Rua XV de Novembro, 2987
Inscreva-se aqui!
Confira a seguir entrevistas anteriores com palestrantes do 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público
"Municípios: Reforma Cultural , Tecnológica e Tributária " e "Análise de Dados do Setor Público": Entrevistas com Aexandre Di Pietra e Diego Messias - Clique aqui!
Reprodução permitida desde que citada a fonte.