Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

No dia 18, sob a coordenação de Elisete Ferreira de Carvalho e com a participação de Alexandre de Lara Silva, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Rafaela Neves Cargnin, Roseli de Souza Ruiz e a funcionária de apoio do CRCPR, Ana Paula Ambiel Gaigner, a Comissão reuniu-se para planejar as atividades e eventos do próximo ano e ajustar algumas definições sobre live que será realizada ainda este ano, em dezembro, sobre os conceitos e o papel das diferentes entidades de classe e do Conselho Regional de Contabilidade na vida dos profissionais.




COMISSÃO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO PROFISSIONAL

A Comissão reuniu-se, no dia 24, para discutir o Plano de Trabalho de 2023; a divulgação do guia digital da integrante da Comissão, Juh Círico, sobre DIVERSIDADE LGBTQIAPN+ PARA PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE, disponibilizado durante o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis; e o questionário para mapeamento de dados populacionais da diversidade em profissionais da contabilidade registrados no CRCPR, como pessoas com deficiência (PcD), religiosos, negros, racializados, indígenas, quilombolas, outros povos tradicionais, lésbicas, gays, bisexuais, travestis/transexuais/transgêneros, queer, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pansexuais/polisexuais, não-Binárias e mais (LGBTQIAPN+). Estiveram presentes o coordenador Iago França Lopes, os integrantes Lisiane Bazzo, Rosineide Alves, Bento Rosa Júnior, Fabian Algarte da Silva e a funcionária de apoio do CRCPR, Jeruza Fernandes Burges.






COMISSÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DA ÁREA COOPERATIVISTA



Na última semana, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR realizou, na TV CRCPR, lives sobre assuntos relacionados ao Ato Cooperativo. No dia 20, às 11h, o doutor em Ciência Política e mestre em Direito Econômico Social, Paulo Roberto Stöberl falou sobre aspectos legais e doutrinários. Já no dia 21, também às 11h, a transmissão foi conduzida pelo contador, administrador, auditor e perito contábil Dorly Dickel, pós-graduado em Cooperativismo, que falou sobre aplicação na contabilidade das cooperativas. Nos dois dias, os contadores Rafael Kazuo e Nelson Beltrame, ambos membros da Comissão realizadora do evento, foram responsáveis pela mediação das falas.

Para assistir à live Ato Cooperativo - Aspectos Legais e Doutrinários, do dia 20, clique aqui!

Para assistir à live Ato Cooperativo - Aplicação na Contabilidade das Cooperativas, do dia 21, clique aqui!

COMISSÃO CRCPR MULHER



Ao longo deste mês, aderindo às ações do Outubro Rosa, voltadas à conscientização da importância da prevenção e do tratamento contra o câncer de mama, o CRCPR mantém a fachada de seu prédio iluminada com a cor rosa. Além dessa ação simbólica, a Comissão CRCPR Mulher percorreu o estado com o projeto "Um toque a mais", que contou com palestras recheadas de informações sobre os cuidados necessários às pessoas em tratamento contra doenças consideradas graves. Contando com ingressos solidários, o projeto arrecadou insumos como lenços de cabelo, água de coco, leite longa vida e papel higiênico, doados pelos participantes e destinados a entidades sociais. Foram realizados eventos na cidade de Maringá, Apucarana, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba.


COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE

No dia 4 de novembro, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense realiza nova live sobre a Integração das Informações de Sistemas Contábeis. Em pesquisa realizada pelo grupo de trabalho no primeiro semestre, constatou-se dores comuns a empresários contábeis locais. Uma das principais dificuldades identificadas foi a automação, ou seja, a integração, em seus sistemas contábeis, de dados dos clientes e de terceiros contratados pelos clientes. As integrações aumentam a segurança da informação, reduzem custos e possibilitam que o contador tenha mais tempo para realizar as análises necessárias. O evento do dia 4 será conduzido pela coordenadora da Comissão, Elizangela de Paula Kuhn, e contará com os palestrantes Helton Muriel Salai, sócio de organização contábil, e Ricardo Adriano Machado, fundador de empresa de automação contábil e de comunicação para organizações contábeis. 

Inscreva-se aqui!




COMISSÃO DO CONTADOR PÚBLICO

Nos dias 10 e 11 de novembro, acontece o 6º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. O evento será 100% presencial e acontecerá na sede do CRCPR, em Curitiba. Com carga horária total de 12 horas, o Fórum deste ano será guiado pelo tema "Contabilidade e Controle: muito além do SIAFIC". Ao longo dos dois dias de evento, serão abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, gestão de custos, SIAFIC, fiscalização do TCE-PR na Gestão Municipal, novas tecnologias e responsabilidade ética do contador, além de outros tópicos relacionados ao cotidiano dos profissionais da contabilidade do Estado do Paraná. A participação no Fórum deste ano requer, além da inscrição, um ingresso solidário, sendo solicitada a doação de um brinquedo novo, que será destinado a entidades sociais parceiras do CRCPR. 

Para inscrever-se, clique aqui!




COMISSÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



No dia 7 de novembro, das 10h às 11h30, a Comissão de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis realiza, com transmissão na TV CRCPR, live "EAD no Ensino Contábil - Práticas de Sucesso", que abordará perspectivas futuras, desafios e metodologias do ensino remoto para a área contábil. O evento será conduzido pela professora Neide Borscheid Mayer, doutoranda em Controladoria e Contabilidade, mestre em Engenharia de Produção e coordenadora do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional Uninter, e pelo professor Allan Marcelo de Oliveira, mestre em Contabilidade e pós-graduado em Formação Docente.

Para inscrever-se, acesse a Agenda e Inscrições de Desenvolvimento Profissional no site do CRCPR (ou clique aqui!)



Já nos dias 8 e 9, das 19h às 22h, a Comissão realiza também o Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP) com o tema "Perspectivas e Horizontes do Futuro Contador". O evento, que acontece na sede do CRCPR, em Curitiba, abordará temas como "Governança, Riscos e Compliance", "Ética", "Empreendedorismo" e "Normas Contábeis e IFRS" e receberá palestrantes de renome, como o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e os contadores Eliseu Martins, Eloir Joakinson, Elizangela Kuhn, Daniella Novak, Daniel Pereira de Jesus, Iago Lopes e Guillermo Braunbeck.

Para inscrever-se para o evento, clique aqui!

Para inscrever-se para acompanhar a transmissão ao vivo, clique aqui!

O grupo de trabalho da Comissão reuniu-se no dia 26, para discutir, além da organização do CECOP, também o Plano de Trabalho para 2023.



COMISSÃO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

No dia 25, o grupo de trabalho realizou sua 7ª reunião mensal, sob coordenação de João Eloi Olenike e com a participação dos integrantes Angelita Roza, Dermival Oliveira Alvez, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, José Julberto Meira Júnior, Valdir Marques Di Freitas e do funcionário de apoio do CRCPR, Carlos Alberto Jungles de Camargo. Na ocasião, foram discutidos novos eventos para 2022 e 2023 e a possibilidade de realização de pesquisa junto aos profissionais da Contabilidade focada na temática tributária.




CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.