Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Especialistas Luiz Osório Moraes Panza e Lays Amaral ministraram as palestras, moderadas por Michel Gulin Melhem e Denise Maria de Oliveira

No segundo dia (18/8) da 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, maior evento da classe contábil do Estado, duas salas simultâneas transmitiram palestras pela TV CRCPR. Na sala 2, foram abordados os temas "Responsabilidade civil do contador" e "Experiência do colaborador". 

Às 19 horas, a palestra "Responsabilidade civil do contador perante a legislação brasileira" foi ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) Luiz Osório Panza, diretor de Núcleo e professor da Escola de Magistratura do Paraná, mestre e doutor em Direito, pós-graduado em Direito Constitucional Penal, professor universitário, autor de livros e artigos jurídicos. Panza é ainda o 1º vice-presidente do TJPR e membro do corpo editorial da Revista Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Paraná. 

A moderação foi conduzida por Michel Gulin Melhem, conselheiro e coordenador geral das Comissões Técnicas de Trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).

Na apresentação o desembargador Luiz Panza falou sobre o conceito e essencialidade da função de contador e perito, bem como da prova pericial, abordando depois a regulamentação das atividades. "Este tema é primordial porque toda relação jurídica precisa admitir um recurso que trabalhe com responsabilidade civil, que não viole algum preceito normativo. E é importante abordar os dois tópicos: o contador perito e sua responsabilidade frente o poder judiciário e terceiros e o contador em geral, se trabalhar de forma indevida", comentou o desembargador. "A responsabilidade civil é toda ação ou omissão que gera violação a uma norma jurídica legal ou contratual. De consequência, nascerá uma obrigação de reparar o dano causado, seja ele material ou moral, no caso de afetar a integridade moral", enfatizou ainda o palestrante. Por fim, Panza explicou sobre a responsabilidade civil do perito e comentou jurisprudência a respeito. 

Confira também a entrevista que o palestrante Luiz Panza concedeu ao CRCPR sobre os benefícios que o novo CPC trouxe para o Judiciário, os peritos e a sociedade! Clique aqui

A "Experiência do colaborador como estratégia de singularidade nos negócios" foi tema da palestra da empresária Lays Amaral, especialista em Self & Professional Coaching e Master Coach, mestre em Gestão, Tecnologias e Sustentabilidade nos Negócios, analista de perfil comportamental assessment pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), membro do Conselho Diretivo Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu e diretora de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI). Lays é ainda pós-graduada em Gestão de Marketing, Pessoas e Finanças e atua como coach de negócios, consultora empresarial e professora universitária. A vice-presidente de Relações Sociais e coordenadora da Comissão da Mulher do CRCPR, Denise Maria de Oliveira, moderou a palestra.

Lays abordou habilidades de liderança e gestão de pessoas em uma perspectiva objetiva e com foco na aplicação prática e imediata, levando em consideração os desafios do momento atual. A palestrante falou sobre a urgência em entregar valor para o cliente e a necessidade de envolver a equipe em uma cultura de inovação e aprendizagem. Na discussão, ressaltou ainda a oportunidade de transformar a experiência do colaborador em estratégia de diferenciação no mercado competitivo e a Gestão de Pessoas em um ambiente técnico, racional e objetivo.

"Cada um na sua função colabora de alguma maneira. Muitas vezes não se olha para o fenômeno que é a experiência do colaborador e isto nos distancia de resultados singulares, únicos. E o mercado hoje é um mercado de experiência. As pessoas querem se conectar com experiências. Mas seguimos fazendo como se as pessoas e o cenário não tivessem mudado", explicou a palestrante. "A experiência tem conexão direta com o conhecimento adquirido a partir do que a gente vive", disse Lays. "A oportunidade para nosso negócio e carreira surgem na mesma proporção que temos pessoas que acreditam no que estamos dizendo. E todo contato com qualquer pessoa é uma oportunidade", completou.

Confira também a entrevista sobre a palestra concedida por Lays Amaral em julho! Para ler, clique aqui! Para ouvir a versão em podcast, clique aqui

Leia também:

Nesta quinta-feira (19/8), último dia do evento, a TV CRCPR transmitirá a palestra de encerramento de Arthur Igreja, sobre "Inovação na gestão de empresas contábeis: Novos modelos de negócios e tecnologia digital aplicada".

Certificados 

A Convenção valerá 7 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias abrangidas e 8 horas-atividade acadêmica para os estudantes. Para obter a pontuação e horas, bem como o certificado, é preciso ter se inscrito previamente e cumprir as atividades de confirmação de presença que serão disponibilizadas pelo CRCPR no chat durante as transmissões. 

18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná


A 18ª Convenção, maior evento da classe contábil do Estado, este ano está sendo realizada totalmente no formato virtual. "Desta vez as palestras não vão ser gravadas nem disponibilizadas posteriormente, então é muito importante que os profissionais, estudantes e professores que desejam participar se programem para assistir as transmissões ao vivo", recomenda o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin. 

O evento gratuito universaliza o acesso a conteúdo diferenciado, apresentado por renomados palestrantes, como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza. 

O objetivo da Convenção é promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade.  

A Convenção é realizada pelo CRCPR, com o apoio da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), SESCAP*-PR, SESCAP*- Campos Gerais e SESCAP*- Londrina.  

A Convenção Estadual acontece de quatro em quatro anos e o próximo evento está previsto para 2025.


* SESCAP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR)