Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


As palestras foram ministradas pelo juiz federal Marlos Melek e professor Eliseu Martins e moderadas por Everson Luiz Breda Carlin e Elizangela de Paula Kuhn

No segundo dia (18/8) da 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, maior evento da classe contábil do estado, duas salas simultâneas transmitiram palestras pela TV CRCPR. Na sala 1, as palestras abordaram os temas "Reforma Trabalhista" e "Retrospecto Histórico das Regras Contábeis no Brasil".

Às 19 horas, a palestra "Trabalhista! Onde as empresas mais erram?" foi ministrada pelo juiz Marlos Augusto Melek. O juiz federal do Trabalho iniciou sua trajetória profissional como funcionário e depois empresário, chegando a empregar direta e indiretamente mais de 2 mil pessoas. Melek é pós-graduado em Direito e Administração de Empresas, é autor de livros sobre a temática Trabalhista e foi membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista, tendo defendido o texto da lei na Câmara e no Senado. A moderação da palestra foi conduzida pela ex-conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Elizangela de Paula Kuhn. 

"Eu sempre digo que as melhores eventos e palestras são com os contadores, pois estão na linha de frente e tem uma percepção muito rica do que é a situação que está sendo vivenciada. Os contadores tomam decisões que, lá na frente, o judiciário terá que avaliar e reavaliar", parabenizou o juiz aos profissionais. 

O palestrante deu dicas para evitar erros que podem causar condenações de altas somas em ações trabalhistas. "Hoje, em minha pauta na Justiça de Trabalho, oito a cada dez processos são relacionados a alguma forma de terceirização", ressaltou em um dos pontos. O juiz cedeu ainda um cupom desconto  de até 40% (válido até 19/8) para a compra de seus livros, basta acessar o site da editora e utilizar o código de desconto (todas as letras em caixa alta): CRCPR .



Confira também a entrevista que o Marlos Melek concedeu ao CRCPR sobre as mudanças e benefícios da Reforma Trabalhista e como os profissionais da contabilidade podem se adaptar! Clique aqui!  Para ouvir, na versão Podcast, clique aqui

Depois, às 20 horas, "Retrospecto histórico do avanço das regras contábeis no Brasil até a adoção das IFRS " foi tema da palestra de Eliseu Martins, professor emérito e ex-diretor de campus das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), doutor em Controladoria e Contabilidade, ex-presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e do Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras (Ipecafi), ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), membro de conselhos de administração, consultivos e fiscais de empresas privadas, estatais e de entidades sem fins lucrativos, e de conselhos editoriais de renomadas revistas técnicas da área contábil.  Eliseu Martins foi autor e co-autor de importantes livros, entre os quais, “Contabilidade Introdutória”, “Contabilidade de Custos”, o livro mais vendido até hoje nessa área no Brasil. Também foi agraciado com a medalha “Mérito Contábil João Lyra”, em 2008, no Congresso Brasileiro de Contabilidade.

O conselheiro e coordenador da Comissão dos Profissionais de Auditória Contábil do CRCPR,  Everson Luiz Breda Carlin, moderou a palestra.

Eliseu Martins compartilhou sua perspectiva sobre o cenário atual da profissão contábil no Brasil e no mundo e sobre as próximas fronteiras do processo de convergência das Normas Brasileira de Contabilidade aos padrões internacionais. "A contabilidade brasileira veio com os portugueses, que seguia basicamente uma linha de contabilidade italiana, francesa e espanhola", iniciou Eliseu Martins, trazendo um panorama histórico. 

"A União Europeia já utilizava as normas internacionais desde 2005. Em 2007, vem a lei brasileira que altera a lei de 1976, que não permitia a doação de normas internacionais, como por exemplo, não permitia que instrumentos financeiros fossem avaliados a modo justo, o reconhecimento de ativos sobre arrendamento mercantil, ou o registro do patrimônio liquido por conta de receitas e despesas serem apropriadas no futuro. A Lei traz neutralidade fiscal. E em 2010, está completamente integrado o Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade", explicou o palestrante. "Veio a globalização das empresas e a expansão do comércio de bens, serviços e investimentos. As normas internacionais e convergência nasceram, pois custava muito caro não tê-las", disse o palestrante. 

Confira também a entrevista com o palestrante Eliseu Martins, concedida em julho para o CRCPR! Para ler, clique aqui

Leia ainda:


Nesta quinta-feira (19/8), último dia do evento, a TV CRCPR transmitirá a palestra de encerramento de Arthur Igreja, sobre "Inovação na gestão de empresas contábeis: Novos modelos de negócios e tecnologia digital aplicada".

.

Certificados

A Convenção valerá 7 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias abrangidas e 8 horas-atividade acadêmica para os estudantes. Para obter a pontuação e horas, bem como o certificado, é preciso ter se inscrito previamente e cumprir as atividades de confirmação de presença que serão disponibilizadas pelo CRCPR no chat durante as transmissões.  

18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná 

A 18ª Convenção, maior evento da classe contábil do Estado, este ano está sendo realizada totalmente no formato virtual. "Desta vez as palestras não vão ser gravadas nem disponibilizadas posteriormente, então é muito importante que os profissionais, estudantes e professores que desejam participar se programem para assistir as transmissões ao vivo", recomenda o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin.

O evento gratuito universaliza o acesso a conteúdo diferenciado, apresentado por renomados palestrantes, como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza.

O objetivo da Convenção é promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade.  

A Convenção é realizada pelo CRCPR, com o apoio da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), SESCAP*-PR, SESCAP*- Campos Gerais e SESCAP*- Londrina.  

A Convenção Estadual acontece de quatro em quatro anos e o próximo evento está previsto para 2025.


* SESCAP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR)