Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Segunda noite tem palestras virtuais simultâneas 

Com recorde absoluto de público na TV CRCPR  na noite de abertura, a 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná teve início às 19h desta terça-feira (17), com a aclamada palestra do publicitário Walter Longo Tecnologia e Inovação na Área Contábil - Fim da Idade Média e Início da Idade Mídia

A breve cerimônia de abertura, conduzida pelo diretor superintendente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Gerson Borges de Macedo, contou com a participação de representantes de dezenas de entidades contábeis e órgãos públicos que atuam em âmbito nacional, local e de outros estados, bem como de milhares de profissionais da contabilidade, professores e estudantes, em um evento histórico - pela primeira vez totalmente virtual, mas mantendo a tradição de excelência dos eventos promovidos pela autarquia.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, deu as boas vindas aos participantes e autoridades, destacando que o profissional da contabilidade precisa estar sempre aberto à mudança, trazendo como exemplo tudo o que foi necessário fazer no último ano, desde que foi decretada a pandemia de Covid-19".

"Quando assumi a presidência do CRCPR, em janeiro de 2020, jamais imaginava que, meses depois, estaria assinando uma portaria determinando o fechamento das unidades da entidade em todo o estado [...]. Essa realidade nos obrigou a jogar fora nosso planejamento e reconstruir tudo do zero. Isso nos desmotivou? Absolutamente não! Em poucos tínhamos um novo plano, já adequado à nova realidade, e seguimos em frente!", afirmou.

Sua fala foi seguida pelo presidente da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, o paranaense Divanzir Chiminacio, que destacou a satisfação de participar da abertura de um evento dessa magnitude, que há algum tempo já não vinham ocorrendo, e o enorme número de participantes, atribuído ao fato de ser realizado de forma virtual, facilitando a participação. "Costumamos dizer que na nossa profissão jamais falta mercado de trabalho,, mas também que o profissional entra na escola e nunca mais pode parar de estudar e se atualizar se quiser ser bem sucedido. Vocês que estão participando hoje desse grande evento hoje são a prova disso, sempre se atualizando, sempre evoluindo e crescendo na sua profissão", disse.

Divanzir Chiminacio

Presidente da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais

Zulmir Ivânio Breda

Presidente do CFC

Gerson Borges de Macedo 

Diretor superintendente do CRCPR

"A tecnologia nos permite essa democratização do conhecimento, essa amplitude de alcance da Educação Profissional Continuada". [...] O papel dos Conselhos de Contabilidade é levar aos profissionais as orientações e informações sobre as oportunidades que essa tecnologia nos traz no dia a dia. Cada vez mais o nosso mundo passa a ser dependente, convivendo harmonicamente com a tecnologia. Acho que esse é o nosso grande aprendizado ao longo dos últimos anos, e notadamente no período da pandemia, quando, de uma certa forma, fomos empurrados para dentro desse mundo, sem muita alternativa que não trabalharmos virtualmente. Quero dizer com isso que foi muito feliz a escolha do tema pela comissão organizadora, "Um olho na tecnologia e outro em você", tão atual, importante e consentâneo com a nossa realidade, e que certamente ainda vai dominar por muito tempo a pauta dos nossos eventos e discussões", arrematou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda,  ressaltando ainda que a realização de eventos virtuais eliminou as barreiras geográficas, possibilitando o acesso ao conhecimento a milhares de profissionais, a exemplo dos mais de 4 mil inscritos na convenção do Paraná.

Fim da Idade Média, início da Idade Mídia



Walter Longo começou a apresentação com a sua definição de gestão "dividir seu tempo com sabedoria entre pendência e tendência. "O problema é que as pendências são tantas no nosso dia a dia, que acabam nos afastando das tendências, e por isso a importância de um evento como esse", disse na introdução da apresentação. "Muita gente acredita que a Idade Média terminou em 1453, com a invasão de Constantinopla. Na minha opinião, a idade média está acontecendo até agora e está acabando nesta geração, porque até hoje tudo era avaliado pela média da população. Éramos tradados como grupos, ou massa, e nunca como indivíduos, e essa grande revolução que está começando agora vai ter impactos nos nossos negócios", explicou, citando exemplos de diversas áreas da sociedade, como medicina, educação, imprensa. propaganda e marketing. Explicou como a inteligência artificial, o Big Data,  a utilização dos Analytics, a Internet das Coisas estão contribuindo para essa transformação do mundo dos negócios, permitindo que cada indivíduo seja visto como um universo capaz de influir no mundo em que habita. Enfim, um mundo onde pessoas, máquinas e empresas estão virando mídia e gerando informação capaz de ter impacto na sociedade.

Ao longo de toda a transmissão, o número de pessoas conectadas simultaneamente manteve-se ao redor de 2,3 mil, mas o número total de acessos foi de 9,12 mil.

As inscrições, gratuitas, seguem abertas até as 16 horas desta quarta-feira, lembrando que somente quem tiver a inscrição confirmada vai conseguir marcar presença nos links que serão disponibilizados nas duas salas virtuais de hoje, cujas transmissões terão início às 19 horas na TV CRCPR.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Clique aqui para acessar as palestras da Sala 1

Clique  aqui para acessar as palestras da Sala 2



Entidades representadas na cerimônia de abertura: Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR, representando sindicatos de contabilistas do estado); Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (SICONTIBA); Sescap/PR; Sescap Campos Gerais; Sescap Londrina; Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR); e Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT).

Autoridades presentes: Lucelia Lecheta, vice presidente de Registro do CFC; Nilva Amalia Pasetto, conselheira da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC, que representa o Paraná no CFC juntamente com Lecheta; Aécio Prado Dantas Junior, também vice-presidente do CFC; Paulino José de Oliveira, presidente da Fecopar; Alceu Dal Bosco, presidente do SESCAP-PR; Marcelo Odetto Esquiante, presidente do SESCAP Londrina, Aguinaldo Mocelin, presidente do SESCAP Campos Gerais, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR e coordenador da comissão organizadora do evento; Juarez Tadeu Morona Filho, presidente do Sicontiba; José Carlos da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana; Idnei Hundsdorfer, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão; Diego Maurício Paim Bottcher, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel; Ocivaldo Gobetti Moreira, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Foz do Iguaçu; Mirandi José Bonissoni, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão; Sadi Giongo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava; Jusé Koichi Takaesu, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina; José Carlos Cardoso Góes da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá; Elisandro Henrique Leonardi, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense; Rubens Ricardo Polido, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí Sérgio Roberto Bebber, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco; Maurício António Cavalli, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa; Casemirao Pasa, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santo Antonio do Sudoeste; Leandro Ramos, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Toledo; Jean Corradini, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama; Leomar António Burtet, presidente do Sindicato dos Contabilistas de União da Vitória ; Moacir Carlos Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná; Ana Cláudia Serrato Kruger, presidente do IPMCont; Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná; Marcos Vinícius Rinaldi, delegado da Receita Federal em Curitiba; além de representantes de CRCs de todo o Brasil, conselheiros e delegados do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.

18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná


A 18ª Convenção, maior evento da classe contábil do Estado, este ano está sendo realizada totalmente no formato virtual. "Desta vez as palestras não vão ser gravadas nem disponibilizadas posteriormente, então é muito importante que os profissionais, estudantes e professores que desejam participar se programem para assistir as transmissões ao vivo", recomenda o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin. 

O evento gratuito universaliza o acesso a conteúdo diferenciado, apresentado por renomados palestrantes, como Arthur Igreja, Walter Longo, Marlos Melek, Eliseu Martins, Lays Amaral e Luiz Osório Panza. 

O objetivo da Convenção é promover aprimoramento profissional, científico e cultural dos agentes da contabilidade em diversos públicos como profissionais, professores e estudantes de contabilidade.  

A Convenção é realizada pelo CRCPR, com o apoio da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (FECOPAR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), SESCAP*-PR, SESCAP*- Campos Gerais e SESCAP*- Londrina.  

A Convenção Estadual acontece de quatro em quatro anos e o próximo evento está previsto para 2025.