No primeiro semestre de 2025, a Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) já realizou cerca de 2.800 diligências, fiscalizando, tanto digitalmente quanto pessoalmente, profissionais e organizações contábeis das 42 representações e delegacias regionais. Além disso, 100% das denúncias recebidas foram apuradas dentro do prazo regulamentar de 90 dias.
Os convênios estabelecidos com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que permitem o cruzamento de informações com os bancos de dados dessas entidades, foram renovados, mantendo o dinamismo da atividade fiscalizatória e estimulando a regularização de registros.
"Nas Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina, podemos nos orgulhar de termos implantado diversas inovações tecnológicas, que nos permitiram não apenas reduzir a burocracia, como também dar celeridade ao trâmite dos nossos processos. Um exemplo disso é que somos o primeiro CRC do Brasil realizar a tramitação dos processos de fiscalização de modo 100% digital, em um projeto experimental em parceria com o CFC. Também estamos realizando as aberturas de fiscalização por meio da TV CRCPR, o que nos permite atingir simultaneamente os profissionais de todas as cidades abrangidas em cada ciclo de fiscalização, representando uma significativa redução de custos. Outro ponto de destaque é que, no ano passado, superamos em 36% a meta de horas de treinamento por colaborador, o que se reflete na qualidade do serviço prestado. Por fim, destaco a excelente participação que temos obtido nos eventos presenciais, como os Plantões Itinerantes da Fiscalização e as edições do Bate-Papo com a Fiscalização do CRCPR, durante os quais os profissionais podem esclarecer suas dúvidas e manifestar suas opiniões, tornando o processo fiscalizatório mais transparente e eficaz", enfatizou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, que exerce a atividade de forma honorífica (não remunerada) e foi eleito pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa.
Programa Nota Paraná é pauta de reunião entre vice-presidente de Fiscalização do CRCPR e Secretário de Estado da Fazenda
Plantão Itinerante da Fiscalização
Neste ano, o CRCPR tem dado continuidade ao programa Plantão Itinerante da Fiscalização, tendo levado inspetores fiscais a diversas cidades sedes dos delegados representantes e seus respectivos munícipios jurisdicionados para prestar atendimentos presenciais a profissionais e organizações sob ação fiscal ou que tinham dúvidas quanto a procedimentos fiscalizatórios do CRCPR. Foram contempladas ao longo deste ano as cidades de Castro, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.
"O Plantão Itinerante da Fiscalização é um programa que aproxima o CRCPR dos profissionais da contabilidade, com um caráter estritamente orientativo. O objetivo é fomentar no nosso estado uma mentalidade de conformidade fiscal, incentivando os profissionais e empresários contábeis a manterem em dia a documentação visada pela nossa fiscalização e, sempre que necessário, promover a autorregularização", explicou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem.
Abertura da Fiscalização
As lives de Abertura da Fiscalização, com o objetivo de esclarecer sobre o processo, ocorreram em várias regiões do estado.
"O objetivo das Aberturas de Fiscalização é explicar a Fiscalização com transparência. Assim, convidamos aos profissionais e empresários contábeis da região a acompanharem a transmissão online, de forma simples, e sanarem suas dúvidas no chat da transmissão que acontece pela TV CRCPR", esclarece o vice-presidente.
Em 2025, foram promovidas aberturas de fiscalização nas cidades de Campo Mourão, Castro, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jacarezinho, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Paranaguá, Santo Antônio da Platina, União da Vitória.
Acesse a playlist completa dos eventos aqui!
Bate-Papo com a Fiscalização
O programa recebeu também uma edição especial voltada para estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A conselheira e coordenadora das Comissões Temáticas do Conselho Regional de CRCPR, Gisele Machioski, apresentou aos alunos os aspectos mais relevantes do processo de Fiscalização da autarquia, estatísticas e principais causas das infrações. Os mais de 150 estudantes presentes puderam compreender a atuação da fiscalização na proteção da sociedade, garantindo ética e qualidade na prestação de serviços.
Apresentação de dados de atuação a representantes regionais
Em março, a área de Fiscalização realizou reunião virtual sobre os dados estatísticos decorrentes das fiscalizações ocorridas nas regiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Ibaiti, Irati, Lapa, Mandaguari, Palmas, Pranchita, Prudentópolis e Telêmaco Borba. O objetivo foi compartilhar com as bases locais os trabalhos realizados em 2024, reforçando os critérios definidos para o escopo da fiscalização, os objetos de fiscalização, bem como os resultados segmentados por cidade.
Ao todo, 1.897 diligências foram realizadas nessas regiões, que resultaram em 467 notificações, das quais 73% já foram regularizadas. As fiscalizações já realizadas este ano em todo o Estado do Paraná resultaram em 7.576 diligências, que geraram 1.677 notificações.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.