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No dia 25 de julho, aconteceu o Fórum Paranaense de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis 2022, transmitido gratuitamente na TV CRCPR e organizado pela Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). O evento contou com a participação de especialistas expoentes da área acadêmica, entre eles, Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Ricardo Pereira Rios e Romualdo Douglas Colauto.  

Na abertura, o coordenador da Comissão Temática de Trabalho organizadora, Prof. Cesiro Aparecido da Cunha Junior, agradeceu a todos pela presença: 

“É uma alegria, principalmente da minha parte, poder trazer esse assunto com professores tão renomados, expoentes do ensino contábil, através do CRCPR, podendo compartilhar com todos que estão presentes em nosso evento” comentou Cesiro.

O tema da primeira palestra foi “Metodologias ativas aplicadas ao ensino Contábil: Possibilidades e Desafios” e a mediação ficou a cargo do Prof. Everton Carlos dos Anjos (currículo), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (UEL).

A Profª. Drª. Edvalda Araújo Leal (currículo) e o Prof. Dr. Gilberto José Miranda (currículo) ministraram a palestra sobre metodologias ativas. Eles começaram exemplificando o papel dos professores como mediadores no processo de ensino e aprendizagem, por meio das três principais dimensões – instituição, professor e estudante – e que contribuem diretamente no desempenho acadêmico em qualquer área, inclusive na área contábil. 

“O professor, para ministrar aula em qualquer área do conhecimento, precisa conhecer aquela área, precisa dominar aquele conteúdo. Dominar somente o conhecimento não é suficiente. É preciso dominar os 'saberes humanos' e possuir também conhecimentos práticos, principalmente na área da contabilidade”, disse Gilberto Miranda.  


A Profª. Drª. Edvalda Araújo Leal iniciou comentando sobre as estratégias metodológicas baseadas na exposição, que quando utilizadas de forma correta, estimulam o diálogo entre estudantes e professores e podem vir a fomentar debates interessantes em sala de aula.

“Essas estratégias são fáceis de adaptar aos diferentes ambientes e estimular o diálogo, mas, infelizmente, alguns estudantes podem permanecer na zona de conforto quando elas não forem adequadamente utilizadas”, complementou a professora.  

Mais informações sobre estas e outras metodologias, estão disponíveis no livro “Revolucionando a Sala de Aula 2” dos palestrantes Gilberto José Miranda e Edvalda Araújo Leal, em parceria com Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Daniel Ramos Nogueira, publicado pela Editora Atlas. 

Na segunda palestra, o tema foi “Apresentação da Metodologia de ensino GOGV”. A mediação foi realizada pelo Prof. Drº Cláudio Nogas (currículo), que comentou o quanto o período pandêmico evidenciou a importância do profissional contábil

“Antes da pandemia, já tínhamos movimentos sendo encabeçados pelo CFC e CRCs visando um maior reconhecimento por parte do mundo corporativo, ao profissional de contabilidade. Devido aos desdobramentos da pandemia, principalmente na parte econômico-financeira, ficou ainda mais em evidência nesse período a importância do profissional contábil”, afirmou Nogas.  


O prof. Drº Ricardo Pereira Rios (currículo), a situação atual do ensino da contabilidade no país. Também apontou para um cenário ideal com condições específicas para um professor formar um bom profissional:

“O professor precisa formar um profissional pronto para o mercado de trabalho. Se quero formar um profissional competente, também preciso ser um profissional docente competente, e isso implica no que é ser um docente, que é realmente provocar uma mudança na vida daqueles estudantes que estão ali comigo. Esse é o papel do professor, ser um mediador pedagógico”, ponderou Ricardo.  

Na terceira e última palestra, a mediação foi do integrante da Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis e professor de contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Alisson Martins Meurer (currículo) e ministrada pelo Prof. Drº Romualdo Douglas Colauto (currículo), com  o tema “Métodos Interativos no Ensino da Contabilidade”.

A aprendizagem interativa, que possibilita o desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte do estudante e acaba proporcionando um maior engajamento em sala de aula, foi colocada em pauta pelo professor. Ele comentou sobre o desenvolvimento de conteúdos por meio de atitudes, ação e interação dos estudantes na aprendizagem.