No dia 11 de julho, a cidade de Guarapuava recebeu a nova edição do “Seminário de Contabilidade Rural - Burocracia, Tributação, Tecnologia e Planejamento Sucessório”, organizado pela Comissão CRCPR Rural. O evento aconteceu no Centro de Eventos da Cooperativa Agrária e contou com cerca de 100 profissionais contábeis interessados em se atualizar sobre a área promissora.
Com uma programação intensa, o encontro trouxe diversas palestras sobre as oportunidades e desafios da contabilidade rural e abordou temas essenciais como tributação, tecnologia, contratos, planejamento sucessório e profissionalização do produtor rural. O conselheiro do CRCPR e coordenador da Comissão CRCPR Rural, Cláudio Luiz Brunetto realizou a abertura do evento e reforçou o compromisso da autarquia em capacitar e integrar os profissionais do estado do Paraná. Também esteve presente a vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Eva Schran de Lima.O conselheiro Fernando Borazo conduziu a palestra de abertura com a temática “A Burocracia e a Tributação do Produtor Rural”, trazendo esclarecimentos a respeito da carga tributária para o setor. Na sequência, Ronaldo Cesar Silva, membro da Comissão CRCPR Rural e administrador de uma organização contábil, abordou o tema "Oportunidades e Desafios na Contabilidade do Produtor Rural Pessoa Física - Uma Abordagem Tecnológica", destacando as mudanças geradas pela crescente modernização dos meios de produção rurais.
Na segunda parte da
manhã, os participantes puderam acompanhar a palestra de Valdecir Mokwa,
especialista em Direito Tributário e Tributação do Agronegócio, a respeito de “Condomínio
Agrário, Contratos de Parceira e Arrendamento”, que abordou a possibilidade
legal de somar esforços e capital.
Já no período da tarde, Luciano Lourenço Markiewicz, secretário executivo da Acepar*, diretor executivo do SINDICEREAL-PR *, e diretor de Negócios, Projetos e Parceria da ACEBRA*, e Nelson Beltrame, contador com mais de 30 anos de experiência no segmento cooperativo e agronegócio, com MBA em Perícia e Auditoria Contábil e em Liderança e Gestão Organizacional, falaram sobre “Como Empresas e Cooperativas podem contribuir no Processo de Profissionalização do Produtor Rural?”, destacando o papel de parcerias estratégicas para criar um ambiente favorável para a troca de conhecimentos, o acesso a recursos e a adoção de tecnologias inovadoras.
Por fim, a programação contou ainda com a palestra “Planejamento Sucessório e Familiar do Produtor Rural”, ministrada por Everton Feitosa de Lima, advogado, com pós-graduação em Planejamento Tributário, em Direito Empresarial e Tributário e em Direito de Família e Sucessões, reforçando a importância de realizar o planejamento sucessório para reduzir a tributação, garantir agilidade aos processos e evitar conflitos familiares.
*Acepar: Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná; SINDICEREAL-PR: Sindicato das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná; ACEBRA: Projetos e Parceria da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil