A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu, no dia 1º de julho, o Projeto de Lei nº 490/2025, que propõe a instituição do Dia Estadual do Contador do Setor Público, a ser comemorado anualmente em 8 de novembro. A proposta está em tramitação, sendo encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça. No dia 9 de julho, o deputado Hussein Bakri, autor do projeto, apresentou a proposta ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, e a lideranças contábeis regionais.
“A contabilidade pública é uma das engrenagens mais importantes para garantir uma gestão eficiente, responsável e transparente dos recursos públicos. A criação do Dia Estadual do Contador Público é um passo simbólico e de grande relevância, porque valoriza uma profissão que, muitas vezes de forma silenciosa, assegura a legalidade e o equilíbrio nas contas públicas. O CRCPR apoia a proposta e reforça seu compromisso com o reconhecimento e fortalecimento da atuação desses profissionais em todo o Paraná", comemora o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.
Estiveram presentes o conselheiro do CRCPR, Narciso Dóro Junior; o conselheiro suplente Décio Vicente Galdino Cardin; a coordenadora da Comissão CRCPR Contador Público, Aline Bogo, e os integrantes da Comissão, Marcio José Assumpção, Henrique Portulhak e Tiago Moura; a contadora geral do Estado do Paraná, Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues; o representante da Secretaria da Fazenda Estadual; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região, Dirceu Vaz; o presidente do Sindicato dos Auditores Municipais de Curitiba, Ricardo Ribeiro; e o assessor do deputado Murillo Almeida.
“Celebrar o contador público é celebrar o zelo e o compromisso com a sociedade e o respeito aos princípios da administração responsável. Essa homenagem proposta pelo Legislativo estadual reforça o elo entre o poder público e a classe contábil, e nós, como entidade representativa da profissão, nos orgulhamos de ver esse reconhecimento ganhar força institucional”, enfatiza o conselheiro do CRCPR, Narciso Dóro Junior.
Conforme a justificativa apresentada, a criação da data tem como objetivo valorizar e homenagear os profissionais da contabilidade que atuam na gestão financeira e orçamentária dos órgãos públicos, reconhecendo sua contribuição essencial para a transparência, eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. A escolha do dia 8 de novembro não é aleatória: a data marca a promulgação, em 1922, do Regulamento Geral de Contabilidade Pública, considerado um marco histórico no desenvolvimento da contabilidade aplicada ao setor público brasileiro.
“A escolha do dia 8 de novembro, que remete ao Regulamento Geral de Contabilidade Pública de 1922, confere ainda mais significado à proposta. Essa data marca um divisor de águas na história da contabilidade pública brasileira. Para nós, que vivenciamos diariamente os desafios da área, ver esse trabalho ser reconhecido por meio de uma data oficial é um estímulo e uma valorização merecida à dedicação dos contadores que atuam na administração pública”, celebrou a coordenador da Comissão CRCPR Contador Público, Aline Bogo.
Ao instituir essa comemoração no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, o projeto reafirma o compromisso com a valorização profissional e com os princípios de boa gestão pública. O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) acompanha com atenção a tramitação da proposta e ressalta a importância de iniciativas que promovam o reconhecimento da atuação contábil no setor público, pilar indispensável para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.