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Profissionais da contabilidade serão atendidos por auditores fiscais, que esclarecerão necessidades específicas, urgências e assuntos mais complexos

A Prefeitura de Curitiba iniciou, no último dia 13/10 a operação de dez salas no subsolo do Palácio 29 de Março para apoio presencial às demandas dos contribuintes e profissionais da contabilidade nas área de IPTU, ITBI, ISS e certidões. Segundo a superintendente executiva da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento Daniele Regina dos Santos, nesses espaços, “o contribuinte passa a ser atendido nessas salas de forma individualizada, com mais conforto e privacidade”  .

Nesta quarta-feira, 27, o coordenador da Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, contador Narciso Dóro Júnior (na foto, à direita), fez uma visita ao novo espaço, acompanhado pelo superintendente fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Francisco de Assis Inocêncio, para conhecer o local e os novos serviços disponibilizados especificamente para os profissionais da contabilidade. 

"A classe contábil será atendida nesse novo espaço por auditores fiscais. O atendimento será feito com hora marcada, mas em caso de urgência, haverá sempre um auditor fiscal de plantão, para  nos assessorar e tirar dúvidas em questões mais complexas e que fujam dos padrões convencionais," explica Dóro. 

Além disso, as salas possuem um ambiente fresco, dotado de mobiliário ergonômico, bem iluminado, e com  acessibilidade para pessoas com deficiência, tudo isso mantendo o distanciamento necessário para evitar a disseminação da covid-19. A área conta ainda com três salas de reuniões e banheiros. 

Tudo mais fácil

"O atendimento aos profissionais contábeis por auditores fiscais, é uma demanda antiga da classe, pois frequentemente os problemas que precisamos resolver junto à Prefeitura requerem conhecimentos mais aprofundados, que os atendentes capacitados para prestar serviços ao contribuinte em geral nem sempre conseguem solucionar. Desta forma a Prefeitura poderá nos auxiliar com mais agilidade, e isso será importante inclusive para melhorar o ambiente de negócios para os empreendedores da nossa cidade", comenta o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Segundo a Prefeitura, as novas salas fazem parte de uma série de ações voltadas para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento, usando tecnologia e inovação na prestação de serviços. A administração municipal destaca ainda que com a digitalização dos processos e o agendamento online dos atendimentos, as filas praticamente desapareceram.

“Muita coisa passou a ser resolvida sem a necessidade de deslocamento do contribuinte até uma unidade da Prefeitura. E quando é necessário, ele não precisa mais esperar para ser auxiliado e o atendimento é mais rápido e eficiente”, diz Daniele. 


No último ano, 92 mil deslocamentos de contribuintes à sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e nas demais unidades da administração municipal deixaram de ser realizados por causa da implantação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).

Atualmente 100% dos serviços prestados na área de Finanças estão na plataforma Procec, que permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias. O protocolo e seu acompanhamento são feitos de forma eletrônica.

Desde o seu lançamento em setembro de 2020, já foram realizados 46,1 mil protocolos e houve uma redução de custos de R$ 1 milhão somente referente a horas de trabalho envolvendo a manipulação de documentação física ou digital na abertura do processo.

A plataforma já abrange 68 serviços em seis áreas de Finanças. Ao todo são 113 serviços disponíveis, incluindo as secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Administração e Obras.

Entre os assuntos disponíveis estão ISS, IPTU, ITBI, certidões, obras, uso do solo, publicidade, alvará comercial, recursos hídricos e saneamento, regularização de tributos, eventos, cadastro de ONGs ambientais e patrimônio.

Serviços on-line

Curitiba vem investindo fortemente na expansão dos serviços on-line. A capital conta atualmente com 366 serviços on-line em diversas áreas (principalmente Finanças, Urbanismo, Meio Ambiente, Transporte Público, Educação, Obras, Esportes e Lazer).

O serviço agenda on-line, por exemplo, já realizou 153.572 agendamentos em três anos de funcionamento.

O agendamento pela internet está disponível para nove secretarias: Finanças, Urbanismo, Agência Curitiba, Meio Ambiente, Fundação de Ação Social (Cadastro Único), Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Defesa Social e Trânsito, Procuradoria-Geral do Município, Fundação de Ação Social (Emprego e Trabalho). São 55 departamentos que oferecem a ferramenta.

Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.