Na sexta-feira (24), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou sua 1381ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões e profissionais da contabilidade, além dos conselheiros representantes do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin e Maurício Gilberto Cândido (online).
Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos, aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor e votação da mudança das datas das Plenárias de abril para 27 e 28, e maio para 8, em função da mudança do calendário das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. O presidente Laudelino relatou ainda a receptividade demonstrada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aos diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, em visita realizada por comitiva do Regional no dia 7 de fevereiro, para participação no programa CFC em Um Dia.
"O presidente Aécio elogiou muito a atuação do nosso Conselho, em especial o modelo das nossas Escolas Técnicas e o uso dos robôs da Fiscalização", relatou Jochem.
Convidados pelo vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Jr., o coordenador de Integração Intersetorial do Esporte, Antonio Carlos Dourado, e o coordenador do programa Proesporte, Otávio Vinícius Taguchi, representaram o secretário estadual do Esporte, contador Hélio Wirbiski, e apresentaram aos conselheiros os programas de incentivo ao desporto que são realizados com recursos provenientes da destinação do IR e do programa Nota Paraná.
"Estamos à disposição dos conselheiros para apresentar os projetos aos contadores de suas bases, a fim de ampliarmos a captação de recursos provenientes dos contribuintes de todas as regiões do estado", afirmou Dourado. "A atuação dos profissionais da contabilidade junto aos contribuintes é essencial para que possamos continuar incentivando a formação de atletas de alto desempenho, atletas paralímpicos e desenvolvendo programas que atendam à população jovem, disse Taguchi.
O primeiro programa, dos seis lançados nesta sexta-feira, foi o CRCPR 50+, que nasceu a partir de uma sugestão do profissional da contabilidade Marcelo Cândido da Silva. Há algum tempo ele entrou em contato com o CRCPR, informou que seu pai, Vilson Cândido da Silva, completaria 50 anos ininterruptos de registro junto ao CRCPR e disse que o considerava merecedor de uma homenagem. A diretoria do Conselho considerou o pleito mais do que justo, tanto que decidiu institucionalizar o reconhecimento, para estendê-lo a outros profissionais que tanto já contribuíram para o engrandecimento da profissão contábil. A homenagem não é concedida de forma automática, mas por solicitação do próprio profissional, de colegas, funcionários, clientes, enfim, pessoas que reconheçam a importância desses profissionais em suas áreas de atuação. Leia a cobertura completa na próxima edição do CRCPR Online.
Outro programa lançado no decorrer da reunião foi o Café com o Presidente do CRCPR. A novidade foi instituída a partir de inúmeras demandas recebidas pelo presidente, vices e conselheiros para que os representantes da entidade façam visitas de cortesia a escritórios de contabilidade em todo o Paraná. Para participar, os interessados deverão dirigir seu pedido ao e-mail secretaria@crcpr.org.br. Os profissionais e as pessoas jurídicas solicitantes deverão estar em situação regular perante o CRCPR. A o agendamento da visita de representantes do CRCPR ao escritório ou reunião na CRCPR se dará conforme a disponibilidade e será comunicado ao interessado por e-mail.
Com estreia agendada para 17 de março, a Escola Técnica - Contabilidade Pública, que há tempos vem sendo anunciada, foi oficialmente lançada, também nesta Reunião Plenária, após a formalização da parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para a execução e divulgação do projeto. O ato foi marcado pela participação virtual do vice-presidente da corte, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, que representou o presidente Fernando Augusto Mello Guimarães.
"A Escola Técnica - Contabilidade Pública vem preencher uma lacuna no sentido de promover a capacitação dos profissionais nessa área, disse Linhares, ao saudar o presidente Laudelino pela iniciativa do CRCPR. "A contabilidade pública vem assumindo um protagonismo dentro das relações institucionais. Todas as instituições públicas são controladas, analisadas e têm suas atividades fiscalizadas a partir da contabilidade e são os dados corretamente lançados que permitem não só ao Tribunal de Contas, mas à sociedade fazer essa fiscalização, acrescentou.
Os outros dois lançamentos ocorridos na Plenária são programas da Divisão de Fiscalização: o Plantão Itinerante da Fiscalização do CRCPR, que teve sua primeira edição em Paranaguá, no dia 14 de fevereiro, e Bate Papo com a Fiscalização do CRCPR, que inicia sua trajetória na cidade de Cascavel, no dia 22 de março, às 17 horas. Leia a reportagem completa sobre os dois novos programas clicando aqui. Também teve destaque a live Abertura de Fiscalização, que foi ao ar na TV CRCPR no dia 17, com mais de 400 participantes e marcou o início dos trabalhos da Fisc-e nas cidades de Campo Largo, Campo Mourão, Jaguariaíva e Paranavaí, e suas respectivas jurisdições. Leia a cobertura completa aqui.
Os conselheiros repercutiram ainda o sucesso da retomada do programa CRCPR em Sua Região nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Castro, Ibaiti e Telêmaco Borba. Clique aqui para ler a cobertura completa.
A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Cascavel, no dia 24 de março, a partir das 8h.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.