Tão logo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou o edital de habilitação das chapas que concorrerem nos Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o país nas eleições de 2025, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) concedeu esta entrevista, comentando o fato de que apenas uma chapa se inscreveu para disputar a eleição no estado. Confira:
CRCPR Online: Na sua avaliação, qual o significado de apenas uma chapa ter sido inscrita para concorrer à renovação do Plenário da Casa nesta eleição majoritária, em que haverá a renovação de 2/3 dos conselheiros que o compõem, sendo 18 efetivos e 18 suplentes?
Everson Breda Carlin (EBC): Considero que esta é mais uma prova inequívoca de que os contabilistas do Paraná aprovam o trabalho que vem sendo realizado há muitos anos pela entidade maior da classe contábil do estado. Além de pesquisas de satisfação com resultados altamente favoráveis para um órgão que tem na sua essência a fiscalização do exercício profissional, a inscrição de uma única chapa - formada por colegas que estão alinhados com as últimas gestões do Conselho, atestam que estamos no caminho certo.
CRCPR Online: Quais são, na sua percepção, as razões para esses altos índices de aprovação?
EBC: Hoje somos mais de 36 mil profissionais contábeis com registro ativo neste Regional. Ao longo de décadas, nossa base de profissionais vem confirmando sua aprovação às gestões eficientes, corretas e responsáveis que vêm se sucedendo no comando do nosso CRCPR. Basta ver também os resultados das últimas eleições, quando em torno de 85% dos profissionais confirmam na urna o apoio à forma de atuação do nosso conselho de classe – que, aliás, vem investindo cada vez mais não só na punição dos eventuais maus profissionais, mas também na educação profissional continuada e em dezenas de outros projetos, oferecendo orientação e treinamentos de altíssima qualidade, de todos os tipos, e destinados a todos os ramos da contabilidade.
CRCPR Online: O que diferencia o CRCPR das demais entidades que compõem o Sistema CFC/CRCs?
EBC: De modo geral, no cenário dos conselhos de profissões regulamentadas, os conselhos de contabilidade são reconhecidos por órgãos reguladores e de controle como o Tribunal de Contas da União como exemplos em termos de governança e transparência e o CRCPR se destaca como referência dentro do Sistema CFC/CRCs, tendo, inclusive, recebido recentemente, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio máximo de gestão eficiente (Troféu de Excelência em Gestão) o que muito nos orgulha e a toda a classe contábil do Paraná. Isso só prova que estamos no caminho certo ao investir nas pessoas e no uso de novas tecnologias para prestar serviços à classe contábil e trabalhar visando à proteção do interesse público.
CRCPR Online: Qual a sua expectativa para a eleição do próximo dia 13 de novembro?
EBC: Tenho a plena convicção de que mais uma vez a classe contábil do nosso estado comparecerá em peso à votação virtual, ratificando a chapa registrada e já homologada pelo CFC.
CRCPR Online: Gostaria de deixar algum recado para os profissionais da contabilidade do Paraná?
EBC: É importante lembrar que o voto é obrigatório e que para se habilitar para votar, é preciso estar com a situação regular junto ao CRCPR. Um recado especial para quem estiver com cadastro desatualizado e/ou com pendências financeiras: o prazo para regularização é até 3 de novembro. Vale destacar também que a votação acontece em dia único - 13 de novembro, com início às 8 horas e término às 20 horas, no horário oficial de Brasília, por meio de plataforma online, como em eleições anteriores. O site para votação e contendo as principais informações sobre o processo eleitoral já está no ar (eleicaocrc.org.br).
Caso possua pendências financeiras, clique aqui e saiba como fazer sua adesão ao REDAM 2025 e obter, até 31/10, redução de até 100% em juros e multas.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.