Palestra sobre o eSocial alcança mais de 1200 pessoas em cinco cidades
Concluído nesta semana o ciclo de palestras sobre o eSocial, parceria do CRCPR e o Grupo Sage, o evento registrou um total de 1209 participantes nas cinco cidades do itinerário: Curitiba, dia 20/1, Cascavel, 22/1, Ponta Grossa, 24/1, Foz do Iguaçu, 07/02, e Londrina, 11/02. A ministrante da palestra foi Viviane Rigloski, instrutora de cursos no Grupo Sage.
O lançamento do evento, na capital, contou com a presença de 789 pessoas em duas apresentações. Em Cascavel, foram mais 175 participantes, e em Ponta Grossa, outros 58. Foz do Iguaçu e Londrina tiveram, respectivamente, um público de 60 e 127 profissionais.
Palestra eSocial em Foz do Iguaçu reuniu 60 pessoas na sexta-feira 7 de fevereiro.
Em Londrina, no último dia 11, 127 pessoas acompanharam o evento.
Em todas as cidades a participação foi gratuita, condicionada apenas à doação de alimentos não perecíveis, leite em pó ou fraldas descartáveis, conforme demandas de instituições beneficentes locais.
Donativos
Os alimentos arrecadados em Curitiba foram destinados a instituições como a “Amigos do Lar Feliz”, de Campo Largo. Em Cascavel, 408 quilos de alimentos foram entregues ao Centro de Educação Infantil João Paulo II. Em Ponta Grossa, a palestra arrecadou 58 latas de leite em pó, encaminhadas a uma instituição local. O Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu recebeu 60 pacotes de fraldas e a Igreja Nossa Senhora Rainha do Universo, de Londrina, 129 latas de leite em pó.
Em Cascavel, 408 quilos de alimentos foram entregues ao Centro de Educação Infantil João Paulo II.
Ocivaldo G. Moreira, presidente do Sincofoz, e Elizangela Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, entregam 60 pacotes de fraldas ao Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.
Alimentos são entregues à entidade Amigos do Lar Feliz, de Campo Largo.
Em Londrina, 129 latas de leite em pó foram destinadas à Igreja Nossa Senhora Rainha do Universo
eSocial
O eSocial é uma ferramenta do Governo Federal que deve ser adotada por todos os empregadores para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2014. A coleta integrada de informações sobre os vínculos trabalhistas, através do eSocial, permitirá à Receita Federal do Brasil, ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao INSS e à Caixa Econômica Federal, sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.
As empresas tributadas pelo Lucro Real serão as primeiras a efetuar o cadastramento de trabalhadores, de janeiro a abril. A partir de maio será obrigatório o lançamento da folha de pagamento, eventos trabalhistas e apuração de tributos (FGTS, IR/Fonte e outras informações). E, a partir do mês de julho, a substituição da GFIP. Os microempreendedores individuais e pequenos produtores rurais terão que implantar o eSocial entre os meses de julho a setembro, assim como as empresas tributadas pelo Lucro Presumido e empresas do Simples Nacional.