Palestra sobre o eSocial alcança mais de 1200 pessoas em cinco cidades

Concluído nesta semana o ciclo de palestras sobre o eSocial, parceria do CRCPR e o Grupo Sage, o evento registrou um total de 1209 participantes nas cinco cidades do itinerário: Curitiba, dia 20/1, Cascavel, 22/1, Ponta Grossa, 24/1, Foz do Iguaçu, 07/02, e Londrina, 11/02. A ministrante da palestra foi Viviane Rigloski, instrutora de cursos no Grupo Sage.

O lançamento do evento, na capital, contou com a presença de 789 pessoas em duas apresentações. Em Cascavel, foram mais 175 participantes, e em Ponta Grossa, outros 58. Foz do Iguaçu e Londrina tiveram, respectivamente, um público de 60 e 127 profissionais.

Palestra eSocial em Foz do Iguaçu reuniu 60 pessoas na sexta-feira 7 de fevereiro.

Em Londrina, no último dia 11, 127 pessoas acompanharam o evento.

Em todas as cidades a participação foi gratuita, condicionada apenas à doação de alimentos não perecíveis, leite em pó ou fraldas descartáveis, conforme demandas de instituições beneficentes locais.

Donativos

Os alimentos arrecadados em Curitiba foram destinados a instituições como a “Amigos do Lar Feliz”, de Campo Largo. Em Cascavel, 408 quilos de alimentos foram entregues ao Centro de Educação Infantil João Paulo II. Em Ponta Grossa, a palestra arrecadou 58 latas de leite em pó, encaminhadas a uma instituição local. O Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu recebeu 60 pacotes de fraldas e a Igreja Nossa Senhora Rainha do Universo, de Londrina, 129 latas de leite em pó.

Ocivaldo G. Moreira, presidente do Sincofoz, e Elizangela Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, entregam 60 pacotes de fraldas ao Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.

Alimentos são entregues à entidade Amigos do Lar Feliz, de Campo Largo.

Em Londrina, 129 latas de leite em pó foram destinadas à Igreja Nossa Senhora Rainha do Universo

eSocial

O eSocial é uma ferramenta do Governo Federal que deve ser adotada por todos os empregadores para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2014. A coleta integrada de informações sobre os vínculos trabalhistas, através do eSocial, permitirá à Receita Federal do Brasil, ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao INSS e à Caixa Econômica Federal, sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

As empresas tributadas pelo Lucro Real serão as primeiras a efetuar o cadastramento de trabalhadores, de janeiro a abril. A partir de maio será obrigatório o lançamento da folha de pagamento, eventos trabalhistas e apuração de tributos (FGTS, IR/Fonte e outras informações). E, a partir do mês de julho, a substituição da GFIP. Os microempreendedores individuais e pequenos produtores rurais terão que implantar o eSocial entre os meses de julho a setembro, assim como as empresas tributadas pelo Lucro Presumido e empresas do Simples Nacional.

Confira a seguir mais registros da palestra:

Cascavel, dia 22 de janeiro.

Ponta Grossa, dia 24 de janeiro.

Curitiba, dia 20 de janeiro.