A Comissão CRCPR Perícia Contábil promoveu, no dia 16 de maio, o segundo encontro deste ano do Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil. A discussão abordou o Fundo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) e foi conduzida pelo profissional Mauro Pacheco.
Diversos aspectos relacionados aos padrões monetários, à hiperinflação e às implicações desses fenômenos na atualização dos valores do Fundo PASEP foram explorados, destacando-se a relevância de compreender esse contexto histórico para uma análise adequada. O debate incluiu temas como a emissão e interpretação de extratos bancários, movimentações financeiras, autorizações de pagamento e a responsabilidade da instituição bancária na gestão do Fundo. Também foi ressaltada a importância da documentação comprobatória em processos judiciais. Além disso, o encontro contemplou as perspectivas do assistente técnico e do perito judicial, enriquecendo a discussão com abordagens práticas e técnicas sobre o tema.
Criado em 2019, o Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil tem como objetivo fomentar o debate e o aprimoramento profissional mediante estudos práticos. Além de enriquecer a formação dos participantes, o grupo oferece oportunidades para obtenção de parte da pontuação requerida pelo Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).
Os encontros ocorrem bimestralmente, de março a novembro, com duração de duas horas cada. No formato de Painel, a programação inclui uma apresentação inicial, seguida de debate entre os participantes, promovendo a troca de conhecimentos e experiências sobre o tema abordado.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.