A Comissão CRCPR Ensino realizará mais uma edição do Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis no dia 17 de outubro, a partir das 9h. O evento ocorrerá de forma virtual, com transmissão pela TV CRCPR. Será um encontro enriquecedor com especialistas renomados, voltado a repensar práticas docentes, estratégias formativas e o futuro da atuação contábil.
Inscreva-se aqui!
O Fórum explorará temas essenciais para a educação contábil atual, como saúde mental no ambiente acadêmico e os impactos das mudanças no ensino a distância e no Enade. Os participantes também poderão compreender como unir teoria e prática quando se trata de garantir uma educação de qualidade e um futuro promissor para os estudantes de Ciências Contábeis.
A programação contará ainda com a palestra “Decisões Profissionais sob a Lente da Neurociência”, que será mediada por Simone Leticia Raimundini Sanches, integrante da Comissão CRCPR Ensino. A palestrante será a pedagoga Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pesquisadora na área de Neurociência e em Divulgação Científica, também docente associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Confira a seguir entrevista com Débora de Mello Gonçales Sant’Ana sobre a palestra “Decisões Profissionais sob a Lente da Neurociência”:
CRCPR Online: Como a neurociência pode ser uma aliada no
momento da escolha da carreira?
Débora de Mello Gonçales Sant’Ana (DMGS): A neurociência é uma ciência
multidisciplinar que visa compreender e explicar como o cérebro funciona em
diferentes circunstâncias. Um olhar da neurociência para o momento da
escolha de carreira contribui para entendermos como tomamos nossas decisões, a
influência racional e emocional. Também percebemos o papel das vivências e
experiências anteriores e a percepção de habilidades pré-existentes e o
potencial da plasticidade cerebral. Compreender melhor estes conceitos nos
ajuda a tomar melhores decisões.
CRCPR Online: Qual conselho você daria para alguém com dificuldades em afunilar seus reais interesses e habilidades?
DMGS: Procurar alinhar características pessoais que considera fortalezas e áreas a serem desenvolvidas. Avaliar detalhadamente as diferentes áreas de atuação das vertentes profissionais de interesse e comparar com suas habilidades. Considerar seu perfil pessoal com as competências necessárias para o exercício profissional. Procurar identificar características do futuro da área profissional e alinhar com suas expectativas pessoais.
CRCPR Online: Como equilibrar fatores emocionais e racionais ao tomar decisões profissionais em contextos de incerteza?
DMGS: A tendência natural é tomarmos decisões baseados em questões emocionais, o que nos leva a decisões pouco avaliadas. Trazer para a racionalidade, apesar de demandar mais esforço e tempo, nos possibilita avaliar para além da emoção outros aspectos que são muito relevantes em momentos de escolha. É preciso ter consciência também que o mundo profissional está em constante mudança e que podemos inclusive unir mais do que uma área profissional desenvolvendo novas formas de atuação. Para isso é preciso planejamento e visão racional sobre o mundo profissional.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.