Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Fiscais do CRCPR fazem treinamento sobre IFRS – demonstrações contábeis



imagem


As IFRS ( sigla em inglês da expressão International Financial Reporting Standards) foram o tema de treinamento técnico que o professor Laudelino Jochem ministrou aos fiscais do CRCPR, no último dia 10 de outubro. A vice-presidente de Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn, fez a abertura afirmando que o treinamento faz parte da programação de reciclagem da equipe de fiscalização.

Fazer as demonstrações contábeis com base nas IFRS é uma das muitas orientações que a fiscalização do CRCPR transmite aos profissionais da contabilidade, desde que a nova normatização passou a vigorar no Brasil.






Uma das principais dúvidas dos contabilistas manifestadas aos fiscais é se as micro e pequenas empresas, a exemplo das grandes, também precisam seguir essa padronização dos procedimentos contábeis. Não só precisam como isso possibilita uma série de diferenciais competitivos, como facilidade para importação e exportação de produtos e serviços, acesso a crédito internacional, possibilidade de receber investimentos externos e redução de taxas de juros. É o que Laudelino Jochem vem pregando em palestras, seminários e cursos direcionados aos profissionais. A ausência das demonstrações contábeis, nesse formato, pode ser uma barreira ao crescimento desses empreendimentos. Mais do que uma exigência legal, as IFRS trazem valorização da contabilidade, enfatiza Laudelino.



imagem










Embora não trabalhem com a contabilidade em si, os fiscais do CRCPR precisam conhecer a teoria e a prática contábeis em profundidade. O treinamento teve como foco as Demonstrações dos Fluxos de Caixa -DFC, Demonstração do Valor Adicionado - DVA e as Notas Explicativas, definições, conceitos, e como apresentar as peças contábeis.