FBC aplica Exame de Suficiência neste domingo, 23, em todo o Brasil; Paraná tem quase 3 mil inscritos

Os testes serão aplicados neste domingo, 23/9, nos 26 Estados e no Distrito Federal, das 8h30 às 12h30 (horário de Brasília), pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Mais de 37 mil candidatos de todo o País se inscreveram para as provas da 2ª edição de 2012 do Exame de Suficiência.

No Paraná, 2.857 pessoas devem prestar o exame. São 2.578 candidatos a contadores e 279 a técnicos. As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.

Em nível nacional, a FBC homologou 37.639 inscrições. Destas, a maioria é de bacharéis - 31.996. As inscrições de técnicos somam desta vez 5.643.

O quadro a seguir mostra o número de inscritos para as provas do dia 23 de setembro em cada uma das cidades paranaenses onde os testes serão aplicados, bem como o número total de inscritos no Estado:

Candidato precisa acertar 50% da prova para ser aprovado

As provas para bacharéis e técnicos serão compostas de 50 questões objetivas de múltipla escolha. Cada questão valerá um ponto. Para passar, é preciso acertar no mínimo, 50% da prova, somando 25 pontos.

Na 1ª edição de 2012 do exame, em 25 de março, havia 30.719 inscritos. O índice de aprovação registrado entre os bacharéis foi de 40,46%, e entre os técnicos, 30,89%.
A aprovação no Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou restabelecimento do registro profissional nos conselhos regionais de contabilidade, obrigatório ao exercício legal da profissão contábil no Brasil. A legislação que trata da exigência é o Decreto-lei 9.295/46, com nova redação dada pela Lei 12.249/2010, e o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, aprovado pela Resolução CFC nº 1.370/2011.

Registro

Os aprovados têm até dois anos para requerer o registro definitivo junto ao CRC, a partir da publicação do resultado oficial das provas no Diário Oficial da União (DOU), de acordo com a Resolução 1.373/2011 do CFC. Confira o passo-a-passo para requerer o registro profissional no site do CRCPR, em Registro, Documentação/Informações.