Estudantes da Universidade do Contestado visitam o CRCPR

O professor Luciano Bendlin, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado – campus de Mafra e Rio Negrinho-SC, acompanhou, na manhã dessa quinta-feira, 21, uma turma de estudantes do oitavo período, em visita ao Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. No grupo, havia muitos estudantes de cidades paranaenses vizinhas, a exemplo de Rio Negro.

Preocupação crescente das instituições de ensino é mostrar aos acadêmicos o lado institucional e organizacional da profissão contábil, aspectos da regulamentação e da representação da classe, tanto pelo sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e os conselhos regionais, como por entidades sindicais.

Depois de assistirem a um vídeo do CRCPR e da história da contabilidade, os estudantes tiveram uma palestra com o diretor operacional do CRCPR Hugo Catossi, que explicou como é estruturado o sistema CFC-CRCs e qual é o seu papel, basicamente as ações de registro, fiscalização e desenvolvimento profissional. Coube ao gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, detalhar como é feita a fiscalização.

O diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi, faz palestra sobre o sistema CFC-CRCs.

O gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, explica como é feita a fiscalização dos profissionais da contabilidade.

Em seguida, o grupo visitou o Museu da Contabilidade, cujas peças contam como a atividade contábil era executada em diferentes épocas, a exemplo de uma máquina calculadora de 1900, uma máquina de escrever de 1930 e um Livro Diário de 1921, entre outras. O museu é decorado com painéis de figuras célebres como o padroeiro dos contabilistas, o apóstolo São Mateus; Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade; João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros; mostra também símbolos da contabilidade e um breve histórico da atividade dos primeiros sinais nas civilizações antigas à atualidade.