A Comissão CRCPR Auditoria Contábil promove, na TV CRCPR, nos dias 4 e 5 de setembro, a edição especial de 20 anos do Fórum do Auditor! O encontro discutirá temas essenciais para o desenvolvimento profissional do auditor, como o impacto da Reforma Tributária no consumidor, fraudes corporativas, inteligência artificial e os novos papéis da auditoria no cenário global. A participação é gratuita e deve ser feita separadamente para cada dia!
Os participantes terão acesso a conteúdo técnico, atualizado e com aplicação prática, além de participarem de um debate com profissionais, órgãos reguladores e especialistas do mercado.
Clique aqui para se inscrever para o primeiro dia (4/9)!
Clique aqui para se inscrever para o segundo dia (5/9)!
No segundo dia de evento, o painel “Tendências e desafios para a auditoria contará com a mediação de Edson Rodrigues da Costa e Odirlei Acir Tedesco, membros da Comissão CRCPR Auditoria Contábil. O tema será apresentado pelo coordenador da Comissão, Sérgio Augusto da Porciúncula Junior, e pelo membro do grupo de trabalho, Wesley Montechiari Figueira.
Sérgio é especialista em Controladoria e mestre em Governança e Sustentabilidade. Além disso, possui ampla experiência em auditoria externa, com 14 anos de atuação técnica e gerencial. Já Figueira é especialista e mestre em Finanças Corporativas, contador e auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliário (CVM), com ampla experiência em finanças corporativas, auditoria, controladoria e governança.
Confira a seguir entrevista com os palestrantes Sérgio Augusto da Porciúncula Junior e Wesley Montechiari Figueira:
CRCPR Online: Qual conselho você daria para um profissional que deseja se manter a par das exigências do mercado contábil?
Sérgio Augusto da Porciúncula Junior (SAPJ): O art. 2º, inciso III, do Código de Ética Profissional do Contador descreve que o profissional de contabilidade é responsável por “zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo”. É importante termos este dever em mente, pois o contador, mais do que nunca, precisa se preocupar em desenvolver uma rotina e organizar métodos que lhe permitam se manter atualizado e acompanhando as principais discussões e exigências da ‘Contabilidade 4.0’, como alguns especialistas têm chamado. Diga-se de passagem, estes desafios são muitos, variados e sempre baseados em grande grau de responsabilidade. A responsabilidade, em particular, ganha destaque porque o contador também atua como um agente relevante no tecido social do Brasil, seja aconselhando, assessorando e/ou auditando empresários e suas empresas. Nem por isso, devemos deixar o peso desta responsabilidade nos causar medo ou dúvidas. Precisamos, sim, responder com uma visão moderna, ágil e construtiva, aproveitando estas oportunidades para reforçar e ampliar a força e relevância da nossa profissão. Acredito que somente com um pensamento neste sentido poderemos nos apresentar ao mercado, cada vez mais exigente, como profissionais preparados para responder a este nível de escrutínio e entregas.
Wesley Montechiari Figueira (WMF): Estudar, estudar e estudar. Um bom profissional deve estudar Inteligência Artificial e saber como manter equipes enxutas com base nela. Também deve ter domínio, pelo menos, de inglês e espanhol, pois a internacionalização de negócios será incrementada. Outro conselho é manter uma rede de contatos ampla, não somente dentro da profissão, mas fora dela.
CRCPR Online: Na sua opinião, qual vai ser o papel da auditoria e da contabilidade no futuro, considerando que o mundo está em constante mudança?
WMF: O papel da contabilidade será de, como dizem os americanos, "trusted advisor" (consultor de confiança). Cada vez mais o trabalho do contador será interpretativo e opinativo, ao invés de simplesmente "fazer contas", o que ficará ainda mais direcionado para sistemas e IA.
CRCPR Online: Quais mudanças recentes no ambiente regulatório ou tecnológico você acredita que vão impactar mais diretamente a atuação dos auditores nos próximos anos?
SAPJ: É quase como um tsunami que mistura conhecimento, responsabilidade e tecnologia. Como exemplo de aprofundamento em conhecimento, podemos citar o impacto da Reforma Tributária no consumo para as empresas de uma forma geral. No nível de responsabilidade, é possível citar o papel do auditor na auditoria das informações de sustentabilidade e financeiras, através da ISSA 5.000 – Norma Internacional de Garantia de Sustentabilidade (em tradução livre). O uso das ferramentas de IA Generativas também reduz as atividades repetitivas e otimiza o tempo, o que permite aumentar o senso crítico e o julgamento profissional no espectro de maior valor em uma auditoria: a busca de evidências suficientes e adequadas para cobertura dos riscos de auditoria. Não posso deixar de comentar o aspecto técnico de inúmeras revisões de Normas Contábeis e de Auditoria que também exigirão do profissional o acompanhamento e adaptações.
Aprenda mais sobre tendências e desafios da área no Fórum do Auditor 2025!
Reprodução permitida desde que citada a fonte.