Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL



Em comemoração ao Dia do Contador, a Comissão Especial de Valorização Profissional do CRCPR promoveu, na manhã do dia 22 de setembro, uma live com o tema "Valorização x Precificação". O palestrante foi o mentor em Gestão Empresarial Heladio Balerini.  A transmissão está disponível na TV CRCPR para quem quiser rever a fala, que versou sobre a valorização da precificação dos serviços ofertados pelo profissional contábil em todos os âmbitos, incluindo-se as esferas de marketing, vendas e planejamento estratégico. O evento teve mediação da coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, e participação de outros integrantes, como Alexandre de Lara Silva, Carlos Eduardo Schefer, Carolina Feijó, Diego Mauricio Paim Bottcher, Rafaela Neves Cargnin e Roseli de Souza Ruiz. 

A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta semana do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “PIX e o Fisco”. Para acompanhar, ouça aqui a gravação!

COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS



Seguindo seu planejamento anual, a Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR realizou, virtualmente na manhã do dia 16, sua 7ª reunião ordinária. Nesse encontro, o assunto abordado foi a avaliação e a repercussão do VI Seminário de Perícia Contábil, realizado no dia 2 de setembro. Os membros integrantes da Comissão consideraram positivo o desempenho do seminário e fizeram observações que servirão de apoio para o aprimoramento das próximas edições. A agenda anual também foi pauta da reunião, da qual participaram o coordenador da Comissão, Renê Miguel Reque Filho, e os integrantes Fernanda Voltolini, Edson Marcelino Lazarini, Gilvania Hluszka Henk, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke, Maurício Cadenas Prado e o funcionário de apoio do CRCPR, Iran Luiz Cordeiro. O próximo evento da Comissão está previsto para o dia 25 de novembro.  



Já no dia 23 de setembro, a Comissão realizou o 4º encontro do Grupo de Estudos de Perícia Contábil do ano de 2022. Nessa edição, foi abordado o tema “Terceirização e a Responsabilidade subsidiária do Tomador do Serviço na Justiça do Trabalho”. O encontro, realizado de forma virtual, foi apresentado por Fernanda Castro Voltolini, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke e João Matias Loch, integrantes da Comissão.


COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS



Na manhã do dia 27 de setembro, a Comissão Para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR reuniu-se virtualmente. Os participantes apresentaram seus feedbacks da Semana do Contador, evento realizado pela Comissão na semana anterior. Também foram pauta da reunião a live que será realizada em novembro deste ano e já tem tema definido, os projetos da Comissão para o ano de 2023 e a elaboração de pesquisas com temas de interesse dos profissionais da Contabilidade, a serem abordadas em eventos futuros. Participaram da reunião o coordenador, João Eloi Olenike, os integrantes Angelita Roza, Dermival Oliveira Alves, Elaine Cristina Azevedo, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, José Julberto Meira Junior, Ronaldo Bosco Soares, Valdir Marques Di Freitas e o funcionário de apoio do CRCPR Carlos Alberto Jungles de Camargo.

COMISSÃO CRCPR MULHER



Ao longo do Outubro Rosa, mês focado na prevenção ao Câncer de Mama, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) por meio de sua Comissão CRCPR Mulher, com apoio do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) leva, a cidades do interior do Estado, uma programação de eventos voltados à conscientização de doenças consideradas graves.
Como ingresso solidário, será incentivada a doação de insumos como lenços de cabelo, água de coco, leite longa vida, papel higiênico e afins, que serão destinados a pacientes em tratamento e a membros de entidades sociais.
Receberão palestras os municípios de Maringá (dia 10, segunda-feira), Apucarana (18, terça-feira), Ponta Grossa (21, sexta-feira) e Londrina (25, terça-feira).

COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA CONTÁBIL

Neste dia 29 de setembro, a Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil do CRCPR realiza o Fórum do Auditor 2022, que acontece de forma híbrida, na sede do CRCPR tem transmissão pela TV CRCPR. A participação vale oito pontos no PEPC-CFC para quem estiver inscrito e realizar as atividades de presença durante o evento. O Fórum do Auditor 2022 conta com os temas "Auditoria e ESG" (painel internacional), "Auditoria e Blockchain", "Responsabilidades do auditor independente e do avaliador em uma Due Diligence" e um último painel, com o tema "Reflexões atuais e o futuro da auditoria", com um debate entre os integrantes da comissão organizadora. Confira o currículo dos palestrantes e inscreva-se na Agenda e Inscrições em Desenvolvimento Profissional no site do CRCPR.


COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE



No dia 7 de outubro, das 9h às 12h, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense realiza um talk show sobre "Valorização, Remuneração e Retenção de Talentos".  O evento acontece no auditório da sede do CRCPR, em Curitiba, e será transmitido ao vivo na TV CRCPR. A condução da entrevista fica a cargo da coordenadora da Comissão, a empresária contábil Elizangela de Paula Kuhn, que conversará com as  empresárias Márcia Ruiz Alcazar (ex-presidente do CRCSP) e Meire Cristina Bortoli (ex-integrante da Comissão CRCSC Mulher). A iniciativa de trazer esse assunto para debate é decorrente de uma pesquisa, realizada em junho deste ano pela Comissão, que buscou identificar as principais dores dos empresários contábeis do Estado do Paraná. 

COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

No dia 10 de outubro, às 14 horas, live da Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária do CRCPR esclarece sobre a Prestação de Contas dos Partidos e Candidatos nas Eleições 2022. No evento, transmitido ao vivo pela TV CRCPR, participam os integrantes da Comissão Décio Vicente Galdino Cardin, Sérgio Beeber, Jessica Harumi Dallagrana Salvá e Denilson Pasina. O grupo de trabalho objetiva esclarecer sobre as mudanças nas formas de prestar contas para Eleições 2022, incluindo a Resolução TSE nº 23.607/2019 (alterada pela Resolução nº 23.665 de 2021), que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições. 
Para inscrever-se, acesse a Agenda e Inscrições do CRCPR!

COMISSÃO DO TERCEIRO SETOR



A Comissão do Terceiro Setor do CRCPR realizará, no dia 18 de outubro, o 6º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, evento presencial na sede do CRCPR, em Curitiba. A participação vale quatro pontos no PEPC-CFC para quem estiver inscrito e realizar as atividades de presença durante o evento. Além de palestras relacionadas à contabilidade de entidades sem fins lucrativos, essa edição do evento conta também com um talk show,  que receberá convidados para discutir temas relevantes a esse assunto.

A primeira palestra, "Gestão Contábil, Tributação e Prestação de Contas do Terceiro Setor", terá início às 13h30 e será ministrada pelo contador Marcelo Roberto Monello e mediada pelo professor, contador e coordenador da Comissão, Nelson Zafra. Na sequência, às 15h15, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falará sobre "Governança e Contabilidade do Terceiro Setor" em palestra mediada também por Nelson Zafra. Com início marcado para as 16h, o talk show  contará com os convidados Almir Pazinato Nanemann, Fernando Luís Mazur, Nelson Ribeiro Machado e William Fischer, além dos demais participantes já mencionados.  

Como forma de ingresso solidário, para assistir às falas é requerida a doação de 2kg de alimento não perecível, a serem destinados a organizações sociais parceiras do CRCPR.

Confira o currículo dos palestrantes e inscreva-se na Agenda e Inscrições em Desenvolvimento Profissional no site do CRCPR.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.