Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias




Presidente Laudelino Jochem (à esquerda) e joão Eloi Olenike (à direita) durante a solenidade de abertura dos eventos da Comissão

Em homenagem ao Dia do Contador (22/9), a Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou da Semana do Contador, com eventos online diários na TV CRCPRentre 19 e 23 de setembro, das 14 às 16 horas. Fechando a programação, na sexta-feira (23), acontecem as últimas palestras, com os temas "Compliance, Ética e Auditoria" (14h) e "Tratamento de Dados Fiscais como Inteligência do Negócio" (15h).




No primeiro dia, 19 de setembro, a abertura da Semana do Contador foi realizada pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, o coordenador da comissão, Eloi Olenike, e o representante da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR, Wellington Luiz Paulo.

"Vocês terão acesso a profissionais altamente qualificados e especializados, dentre eles, contadores e advogados que ministrarão palestras durante toda essa semana sobre assuntos contábeis, fiscais e tributários", destacou o presidente Laudelino Jochem.
"Em comemoração ao dia do contador, procuramos trazer novidades, atualidades e assuntos de importância para nossa classe, buscando valorizar ainda mais o papel da nossa profissão na sociedade", complementou o coordenador, João Eloi Olenike.

Na sequência, às 14:30, a primeira palestra ministrada foi "Projeto Tax e seus amigos", realizada pela contadora e especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Univali, Maria Claudia Hoepers, com moderação realizada pelo membro da Comissão do CRCPR, José Julberto Meira Junior. A contadora apresentou o projeto idealizado por ela, chamado  Tax e Seus Amigos, que visa ensinar a crianças conceitos básicos relacionados a assuntos tributários desde os primeiros anos de formação. Para saber mais sobre o projeto, clique aquiPara assistir na TV CRCPR, clique aqui!


No segundo dia, 20 de setembro,  foi abordado o tema "Malhas fiscais no âmbito municipal". A palestra foi realizada pelo professor de Direito Tributário e Auditor Fiscal de Tributos, Lucas de Oliveira Morais e pelo Auditor Municipal de Curitiba, Willian Batista de Oliveira. A moderação foi realizada pela conselheira do CRCPR Gisele Machioski e pela integrante da Comissão, Angelita Roza

Durante a palestra, foram abordadas atualidades de uma perspectiva que elucida o presente e o futuro da fiscalização tributária com enfoque no cruzamento de dados e malha fiscal. Para assistir na TV CRCPR, clique aqui!



No dia 21, o tema foi "Desafios e oportunidades para os contadores com a criação do ISSB - Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade".

A primeira palestra foi realizada pela superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, Luisa Nastari, que dissertou sobre a importância da agenda ESG para as empresas, mostrando diversas iniciativas de sustentabilidade que foram adotadas pela Copel ao longo dos anos. 

Na segunda palestra do dia, o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Flores, realizou uma apresentação com enfoque nos relatórios corporativos voltados ao reporte de ações de sustentabilidade. Nesse dia, a moderação das palestras foi realizada pelo conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo e pelo integrante da Comissão, Ronaldo Bosco SoaresPara assistir na TV CRCPR, clique aqui!


No Dia do Contador (22), a palestra "A Educação Fiscal e o Controle Social" foi ministrada pela coordenadora de Educação Fiscal da Escola Fazendária do Paraná, Nilce Costa de Oliveira Nascentes e, na sequência, a presidente do Observatório Social de Maringá, Cristiane Mari Tomiazzi, ministrou sobre o mesmo tema, mas com enfoque no controle social de gastos públicos. A moderação da palestra do Dia do Contador foi realizada por Marcia Clotilde Facci Capelette, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e por Dermival Oliveira Alves, membro da comissão.  Para assistir na TV CRCPR, clique aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.