O mestre em Ciências Contábeis e especialista em Inteligência Artificial, Carlos André Moreira Chelfo apresentará o painel “Inteligência Artificial na Perícia” no dia 8/8. A mediação será feita por Maurício Cadenas, membro da Comissão CRCPR Perícia Contábil.
Confira a seguir entrevista com o palestrante:
CRCPR Online: Com o aumento da tecnologia, algumas pessoas temem pelo futuro das profissões. A IA vem para substituir ou auxiliar o perito contábil?
Carlos André Moreira Chelfo (CAMC): Para auxiliar, não substituir. E digo isso com base na experiência prática que tenho, alicerçada por estudos e pesquisas – de novas tecnologias na Perícia -, que venho realizando ao longo de 17 anos. O perito não é só alguém que faz cálculo - qualquer IA faz isso. Nossa função vai muito além: interpretamos contextos, fazemos conexões que só a experiência profissional permite, lidamos com as nuances do comportamento humano por trás dos números e brindamos com um laudo pericial robusto e singular. Não tenho dúvidas de que a IA é uma ferramenta poderosa. Ela acelera análises, identifica padrões que passariam despercebidos, processa volumes enormes de dados, realiza tarefas automatizadas. Mas o perito continua sendo quem dá sentido a tudo isso, quem contextualiza dentro do objeto da perícia e quem apresenta as conclusões de forma clara para o juiz.
CRCPR Online: Quais são as principais vantagens do uso da IA para tornar os processos periciais mais rápidos e precisos?
CAMC: São claras e substanciais e já uso várias delas, como: 1. Velocidade brutal na análise de dados, o que levava dias, agora leva horas; 2. Detecção de inconsistências, a IA consegue cruzar informações e apontar discrepâncias que escapariam numa análise manual; 3. Padronização de procedimentos, reduz o erro humano em tarefas repetitivas; 4. Análise preditiva, identifica tendências e padrões suspeitos; 5. Automatização de cálculos complexos, principalmente em casos de lucros cessantes e apuração de haveres. Os resultados são perícias mais robustas, com menos margem para questionamentos e entregas muito mais eficientes e céleres.
*LGPD : Lei Geral de Proteção de Dados
ISO/IEC 42001: norma internacional que define requisitos para um Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA), visando garantir o desenvolvimento e uso responsável de sistemas de IA.
SOC 2: Sistema e Organização de Controle 2
**KIM, W. Chan; Mubourgne, Renée. Blue Ocean Strategy. Harvard Business Review Press; 2015.