Há oito anos trabalhando na contabilidade da Itaipu Binacional, e há quatro anos como gestor da Divisão de Análise Contábil, o contador Emerson Cardoso Teotonio é atualmente responsável técnico brasileiro na Itaipu Binacional. Graduado em Ciências Contábeis pela UNIOESTE (campus Foz do Iguaçu) e pós-graduado em Gestão Tributária pela UNIVEL, participou de cursos de extensão em IFRS realizados na FIPECAFI, e atua na área contábil desde 2012. Nesta entrevista, ele conta sua trajetória, com passagens tanto pelo setor privado como público, e explica a estrutura contábil da empresa. Confira!

CRCPR ONLINE: Qual importância do cargo de Responsável Técnico e da Divisão de Análise Contábil para a Itaipu Binacional? Como é a estrutura da Divisão?

Emerson Cardoso Teotonio: A ITAIPU é uma entidade binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa atua em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios. Existem dois órgãos de administração da ITAIPU, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. Já os órgãos executivos formais, em nível hierárquico decrescente, são: as diretorias; as superintendências e as assessorias das diretorias; os departamentos e as divisões. A Divisão de Análise Contábil está subordinada diretamente ao Departamento de Contabilidade, que por sua vez se subordina à Superintendência de Orçamento, da Diretoria Financeira. Há ainda outras duas Divisões, que compõem o Departamento de Contabilidade: a Divisão de Contabilidade Geral e a Divisão de Controle de Custos e Patrimônio. No total, o Departamento de Contabilidade da ITAIPU conta com 38 empregados, entre brasileiros e paraguaios, trabalhando e atendendo de forma binacional às demandas da empresa.

A Divisão de Análise Contábil é o órgão executivo formal com a atribuição de preparar as Demonstrações Contábeis da ITAIPU, em português e espanhol, que são os idiomas oficiais da empresa. Por essa atribuição, o gerente desta área é o contador responsável técnico brasileiro. Além disso, esta Divisão é a principal área responsável pelas atividades de cunho tributário e fiscal em relação à legislação brasileira. Pelo lado paraguaio, a responsabilidade técnica é da gerente do Departamento de Contabilidade, que tem como atribuição coordenar e orientar a elaboração das Demonstrações Contábeis da ITAIPU. Além dos contadores responsáveis técnicos, assinam as Demonstrações Contábeis da entidade as superintendentes de Orçamento e Contabilidade e os diretores. As Demonstrações Contábeis anuais de ITAIPU são submetidas pela Diretoria Executiva para a apreciação pelo Conselho de Administração e enviadas para aprovação da Eletrobras e ANDE.

CRCPR ONLINE: Sendo um profissional bastante jovem, como foi a sua trajetória até chegar a esse cargo?

ECT:  Comecei minha jornada profissional com 18 anos, sendo aprovado no concurso público da Prefeitura de Foz do Iguaçu, onde trabalhei por quase 2 anos. Depois, fui aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal, onde trabalhei por 4 anos e 7 meses. Neste período, tive também uma experiência em um escritório de contabilidade e, em 2013, fui convocado no processo seletivo que havia feito para a ITAIPU. Em ITAIPU, tive oportunidade de trabalhar na Divisão de Contabilidade Geral e na Divisão de Análise Contábil, que estou gerenciando desde julho de 2018.

Quando cheguei em ITAIPU, comecei conhecendo as rotinas da área que estava atuando, participei de alguns projetos que me permitiram ter uma visão mais transversal dos processos e subprocessos empresariais e segui me qualificando profissionalmente. Aqui, encontrei gestores capacitados, que oportunizaram desafios e qualificação técnica a todos da equipe, permitindo o desenvolvimento e ascensão dos empregados. Tenho colegas, brasileiros e paraguaios, altamente comprometidos com os objetivos da área e da empresa, que se mantêm atualizados, e que pensam em melhoria de processos, estando atentos a novidades e melhores práticas de mercado. Essa postura é estimulada pelos superiores, superintendentes e diretores. Sou extremamente grato pelas pessoas que aqui encontrei.

CRCPR ONLINE: A empresa está sujeita às Normas da Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no Brasil e no Paraguai ou a normas específicas? Existem desafios para a convergência ou desafios contábeis de outra natureza?

ECT: A ITAIPU elabora suas Demonstrações Contábeis de acordo com as práticas e disposições do Tratado de Constituição de Itaipu, seus Anexos e demais atos oficiais, observando inicialmente as práticas contábeis adotadas no Brasil e no Paraguai. Entretanto, há disposições e/ou orientações normativas que divergem das práticas contábeis normalmente adotadas nos dois países. Isso está destacado e esclarecido nas Notas Explicativas que tratam da base de preparação e apresentação das Demonstrações Contábeis da Entidade.

Os principais desafios surgem em função das particularidades de ITAIPU, como a isenção tributária concedida pelo Tratado e o uso do dólar como moeda de referência para contabilização de suas transações, por exemplo. Mas com o trabalho sério, conjunto e binacional dos empregados, as dificuldades são superadas uma a uma.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.